planejamento

Os erros mais comuns no planejamento de viagens

A viagem dos sonhos pode ser convertida em pesadelo se você não se atentar a pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Não adianta só comprar passagens promocionais e estar com as malas prontas para embarcar, é necessário ter um planejamento.

Planejamento é essencial para garantir que tudo saia exatamente conforme o esperado, e isso pode demandar algum tempo. Confira, a seguir, alguns erros comuns, cometidos por turistas de todo o mundo, e veja como evitá-los nas suas férias.

Planejamento de Documentos

Assim que definir o destino da sua viagem, cheque quais são os documentos necessários para entrar no país. Mesmo viagens nacionais também precisam de alguns documentos e certificados, como o de imunização contra febre amarela. 

Ter tudo em mãos evita dores de cabeça e garante o embarque. Dessa maneira, faça uma lista básica, contendo:

– passaporte com visto válido;

– RG original, com menos de dez anos da expedição;

– apólice de seguro viagem;

– versões impressas de passagem, reserva de hotel e ingressos de passeios,

– carteira de motorista ou permissão internacional para dirigir.

Finanças

Leve sempre um pouco de dinheiro em espécie na viagem e nunca coloque toda a quantia em um único lugar. Vai viajar em família? Divida-o entre os adultos. Está sozinho? Coloque o dinheiro em bolsos, carteira e outros locais, sempre por perto.

Também é importante checar com a operadora do cartão de crédito se ele está habilitado para funcionar no exterior, verificando qual é o limite. Não deixe para solicitar o pedido na última hora. 

Economias

Às vezes, o barato pode sair caro. É o que ocorre quando o turista dispensa, por exemplo, o seguro viagem. Imprevistos podem ocorrer, e se você está longe de casa, tudo toma outra dimensão. Pesquise valores, assistências e coberturas. Não embarque sem ter um seguro.

Comprar passagens para voos muito cedo ou bem tarde pode ser tentador. Afinal, os preços costumam ser menores e dão a percepção de que conseguirá aproveitar mais tempo no destino. No entanto, esse tipo de opção pode comprometer o custo da viagem.

Dependendo do horário do voo, pode não haver transfer disponível, tendo de chamar um táxi para se deslocar, há a possibilidade de pagar uma diária a mais para conseguir, pelo menos, tomar um banho antes de ir para o aeroporto, e ainda existem chances de fazer refeições no aeroporto por ser cedo demais para o desjejum do hotel.

Comprar voos de conexão com pouco tempo entre si também pode ser uma furada. Ficar no aeroporto por muitas horas é cansativo e entediante, mas, se acontecer qualquer atraso no voo anterior, você pode perder a conexão e ter uma bela dor de cabeça.

Bagagem

Na hora de montar a mala, a gente tende sempre a levar itens demais: várias mudas de roupa, pares de sapatos e acessórios que vão pesar e nem sempre serão usados, além de ocuparem o espaço que poderia ser usado para os novos produtos que trará para casa.

Então, monte combinações com peças curingas, que possam ser usadas várias vezes, e economize nos calçados. Também estude a cultura local para saber qual é o dress code de lá e, assim, evitar desconfortos.

Não confie 100% na previsão do tempo e sempre coloque na mala um agasalho e um guarda-chuva, além de medicamentos triviais, como antigripais, analgésicos e antitérmicos. Se fizer uso de medicação contínua, também leve a receita médica original, traduzida.

Leve, ao menos, uma muda de roupa na mala de mão para o caso de extravio de bagagem. Também coloque uma lixa de unha e proteja bem todo e qualquer cosmético líquido que estiver na sua mala com sacos plásticos para evitar acidentes.

Planejamento Extras

Viu algo e gostou? Não deixe para comprar na volta, pois pode ser que você não passe mais pelo mesmo local ou o item não esteja mais disponível. Também não fique focado em comprar lembrancinha para toda a família e todos os amigos: isso consome seu orçamento e pesa na sua mala. 

Não subestime o jet lag, nem os limites do seu corpo. Precisa descansar? Pare um dia e aproveite tudo o que tem no seu hotel. Sua viagem pode ficar ainda melhor depois disso.

Não se esqueça de que estar ali é um privilégio e uma escolha sua. Por isso, aproveite cada minuto e foque no presente em vez de ficar apenas tirando fotos para as redes sociais.

Texto: Gear Seo