segurança

Os diversos armários de segurança e suas vantagens

A péssima condição da segurança pública brasileira não é novidade para nenhum cidadão. Porém, há um segmento social que, muitas vezes, não pensa a respeito de como isso lhes afeta: os empresários.

O motivo por trás disso é o fato de que estabelecimentos comerciais costumam ter em seu interior uma grande quantidade de dinheiro em espécie e bens valiosos, como equipamentos, o que, por sua vez, aumenta o seu apelo para ladrões.

Para evitar os prejuízos decorridos de tais ações, empreendedores normalmente investem em soluções de segurança, tais como:

  • Alarmes;

  • Câmeras;

  • Detectores de presença;

  • Cercas especiais, como a concertina.

Por mais eficientes que essas medidas sejam, há modos mais simples e igualmente úteis para evitar a ocorrência de atividades criminosas em um estabelecimento.

Um dos principais é o uso de um cofre de segurança, ou mesmo de um armário reforçado, para armazenar bens de valor, como dinheiro, joias ou mesmo equipamentos mais caros e/ou dos quais o estabelecimento depende para executar suas atividades.

Quer saber mais a respeito dos armários de segurança? Então continue lendo, confira alguns dos modelos disponíveis no mercado e suas vantagens:

 

  1. Armários de metal

No âmbito doméstico, armários costumam ser feitos de madeira, seja ela natural ou em forma de compensado. Por mais que ela seja considerada um material resistente, está longe de ser indestrutível: ela ainda pode ser quebrada ou queimada com objetos de uso corrente, caso a pessoa que realize a ação realmente queira fazê-lo.

Por conta disso, no âmbito empresarial, a recomendação é usar peças confeccionadas em metal, como o armario de aço.

Como essas substâncias são muito mais resistentes que a madeira, um assaltante teria muito mais dificuldades para arrombar a peça e subtrair o que estiver em seu interior.

Como esses criminosos atuam com base na oportunidade, essa barreira pode ser o suficiente para fazê-los desistir da ação.

Além disso, certos modelos dessa peça podem ser úteis para guardar objetos que têm que ser mantidos limpos. É o caso do armário de aço inox: como essa liga metálica tem uma superfície lisa e limpa como uma dessas características, ela dificulta consideravelmente a proliferação de bactérias, contribuindo com a higiene.

Vale ressaltar que, independentemente do modelo escolhido, é importante que ele tenha algum item que sirva como trava, como um cadeado grande e pesado.

Do contrário, ele poderá ser aberto facilmente, fazendo com que qualquer ação criminosa seja muito mais simples. Também é possível reforçar ainda mais a segurança colocando um cofre de aço em seu interior, para que ele abrigue artigos excepcionalmente valiosos.

  1. Armários com chave e sua segurança

Devido à necessidade crescente de se armazenar itens de valor com segurança, boa parte das empresas da área passou a comercializar móveis que já saem de fábrica prontos para abrigá-los, evitando ações criminosas.

É o caso, por exemplo, do armario com chave: como o próprio nome diz, ele só se abre depois de ser destrancado com uma chave, como se fosse uma porta.

Por mais que a sua empresa conte com esse item, é interessante tomar algumas preocupações adicionais para reduzir ainda mais as chances de que o estabelecimento tenha dinheiro ou equipamentos subtraídos de suas dependências.

Antes de tudo, é importante que esse armário seja instalado em um local onde não seja normalmente visto pelo público, e que seja mantido chaveado à todos os momentos.

Além disso, a chave do próprio armário não deve ser tão facilmente acessível: é fundamental que apenas quem precisa dela possa tê-la em seu poder, assim como a chave do cômodo.

  1. Armário cofre

No caso de quem precisa de um nível muito alto de proteção, há um modelo desse móvel que é uma junção dele com um cofre, objeto tradicionalmente usado na guarda de objetos de valor: o armário cofre.

Seu diferencial está no fato de que, ao invés de um puxador tradicional ou mesmo de um mecanismo de abertura com chave, ele demanda que quem pretende abri-lo registre uma ordem alfanumérica específica para o travamento.

Há, ainda, modelos que se abrem e se fecham mediante a inserção de um código numérico, nos mesmos modelos de cofres de hotéis.

Da mesma forma, há uma diferença destes devido ao tamanho: os armários são muito maiores, e, assim, podem guardar muito mais objetos. Além disso, também há modelos que têm prateleiras em seu interior, colaborando com a organização.