renda

O que são fundos de renda fixa?

Toda pessoa que deseja ganhar mais dinheiro e aumentar sua renda, precisa diversificar seus investimentos, muito mais que poupar e reduzir seus gastos, para alcançar seus objetivos. 

Essa é uma regra básica de organização financeira. E para quem está distribuindo o seu capital para potencializar retorno, os fundos de renda fixa são opções seguras e rentáveis para qualquer tipo de investidor. 

A princípio, os fundos de renda fixa são carteiras de investimento que contém diversos ativos de renda fixa, como:

  • CDBs;
  • LCIs;
  • LCAs;
  • Títulos do Tesouro Direto.  

Ao comprar uma cota em um fundo, o investidor passa a aproveitar da rentabilidade das aplicações que compõem o fundo. 

Assim, é possível passar a ter na carteira de investimentos diversos títulos de renda fixa, sem comprá-los separadamente. 

Quais categorias de fundos de renda fixa existem?

Há uma grande diversidade de ativos de renda fixa no mercado, por isso existem alguns tipos de fundos desse tipo. Confira quais são eles abaixo.

Fundos soberanos 

Nesses fundos, os gestores investem todo o patrimônio em títulos públicos do Tesouro Direto. 

Grau de investimento 

Aqui os gestores aplicam 80% do investimento em títulos do Tesouro Direto e o restante em outros ativos de renda fixa variados. 

Crédito livre 

Basicamente, nos fundos de crédito livre, a maior parte dos ativos são de renda fixa, mas cerca de 20% do patrimônio é de títulos com risco moderado ou alto. 

Investimentos no exterior 

A gestão desses fundos visa compor a carteira com mais de 40% de ativos de renda fixa do exterior. 

Dívida externa 

O foco dos fundos de dívida externa é ter uma composição de, pelo menos, 80% de títulos do Tesouro Direto. 

Como funcionam os fundos de renda fixa? 

Os fundos funcionam como outros fundos de investimentos tradicionais. Os investidores compram cotas e são remunerados de acordo com os rendimentos dos ativos que compõem o fundo. 

O dinheiro das cotas é usado para realizar novos investimentos em renda fixa. A gestão pode ser passiva ou ativa, com a busca mais intensa de novas oportunidades de mercado. 

A principal taxa de referência na renda fixa é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que segue sendo influenciado pela taxa Selic — taxa básica de juros da economia brasileira. 

Em tese, quanto maior a taxa Selic, maiores tendem a ser os rendimentos na renda fixa. 

Ao entrar no fundo, os investimentos precisam também arcar com taxas de administração e performance, que variam de acordo com o fundo e servem para custear a gestão da carteira. 

Também há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em retiradas antes de 30 dias. 

Quais são os riscos de se investir em fundos de renda fixa?  É seguro? 

Por ser composto em sua grande maioria por ativos de renda fixa, esses fundos são considerados de baixo risco. A renda fixa traz mais previsibilidade, o que diminui os riscos, assim como limita o potencial de retorno. 

Com isso, pode-se dizer que investir em fundos desse tipo é mais seguro do que em outros fundos de investimentos, como fundos de ações, por exemplo. 

Dessa maneira,esses fundos são ideais para investidores conservadores, que se importam mais com a manutenção do poder de compra do que com um grande retorno financeiro. 

Quais são os principais benefícios de aplicar em fundos de renda fixa?

Existem diversos benefícios de investir em fundos deste tipo. Por serem seguros e bem geridos, os fundos são excelentes opções para os mais diversos tipos de investidores, essa é uma ótima forma de diversificar investimentos. 

Confira algumas das principais vantagens abaixo.

Acessível 

Esses fundos são acessíveis, tendo cotas com preço baixo, que dão direito a carteiras com diversos ativos desse tipo.

Diversificação 

Esses fundos são essenciais em uma estratégia de diversificação da carteira de investimentos. 

Liquidez 

Muitos investidores utilizam os fundos de renda fixa como reserva de emergência, já que muitos fundos possuem alta liquidez, o que permite resgate imediato dos rendimentos. 

Gestão profissional 

Estes fundos possuem gestores profissionais que buscam por oportunidades nesse mercado, ideal para investidores que não tenham tempo para analisar o mercado. 

Como vimos no artigo, os fundos renda fixa são excelentes opções de investimentos para qualquer tipo de investidor. 

Apesar de não terem um alto potencial de retorno, os fundos oferecem segurança de patrimônio e manutenção do poder de compra para os investidores.