Pix

Pagamento Pix: Diferença de QR Code estático e Pix Cobrança

A inovação tecnológica é o grande trunfo por trás da diversificação dos meios de pagamento. A ideia é oferecer soluções cada vez mais convenientes e variadas para melhorar a experiência do cliente, e o pagamento Pix é uma das mais usadas.

Esse método de pagamento foi uma solução desenvolvida pelo Banco Central do Brasil em outubro de 2020.

É uma das estrelas do programa de modernização do sistema financeiro nacional, o Open Finance, em virtude da sua enorme popularidade, facilidade de usar e conveniência para fazer o dinheiro circular por meio de transferências e pagamentos.

Até julho de 2023, as estatísticas do Banco Central já registravam mais de 637 milhões de chaves Pix no seu banco de dados. Desse total, há cerca de 151 milhões de usuários entre pessoas físicas e jurídicas.

A mesma fonte aponta que mais de 3 bilhões de transações são realizadas por mês desde março de 2023.

Mas, afinal, como fazer pagamento pelo Pix e como esse procedimento funciona na prática? Vamos mostrá-lo que os lojistas podem oferecer dois meios de cobrança Pix pelo QR Code, além de um método conhecido como Copia e Cola.

Ficou curioso? Confira o conteúdo até o fim!

O que é o pagamento Pix?

O Pix é um modelo de pagamento e transferência entre contas feito de modo 100% digital.

O Banco Central do Brasil desenvolveu-a e a gerencia desde outubro de 2020, quando o seu uso tornou-se mais popular.

No universo das transferências, o Pix veio como um substituto dos tradicionais modelos de TED e DOC. Entretanto, ele se sobressai a esses dois em virtude da velocidade, dos valores e do tempo de funcionamento.

O Pix funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, isto é, de maneira ininterrupta. Em paralelo, é livre de taxas em quase a totalidade de suas transações, enquanto o processamento do pagamento ocorre de forma instantânea (até 7 segundos).

Métodos de transferência como o DOC e o TED, além de depender do horário bancário, recebiam taxas encorpadas e não eram concluídos de forma instantânea. Em alguns casos, o pagamento só entrava no dia útil seguinte.

Além da transferência, há os pagamentos Pix. A medida tem sido utilizada tanto presencialmente em comércios físicos, como também no ambiente digital por e-commerces. 

A praticidade desse modelo de pagamento ampliou o método de cobranças de pequenos a grandes empreendedores, além de ter facilitado a jornada de compra dos clientes.

Quais são as formas de pagamento Pix?

Mas, afinal, como fazer pagamento pelo Pix? Esse modelo de transação serve a muitos propósitos, seja presencialmente, seja virtualmente.

A forma mais simples é compartilhando a chave da conta do empreendimento para o consumidor. Dessa forma, o aplicativo processa-o como uma simples transferência entre contas.

Adicionalmente, existem outros modelos mais interessantes para tornar o processo ainda mais ágil e eficiente. Estamos falando do QR Code estático ou dinâmico e, ainda, do Pix Copia e Cola. Vamos falar sobre cada um deles!

QR Code estático

O QR Code estático é um código único e não mutável usado como referência para receber os pagamentos Pix. 

Sabe quando você vai em uma barraquinha de cachorro quente e o vendedor deixa o QR Code impresso no papel na vitrine? Independentemente do produto, o consumidor deverá ler aquele QR Code, digitar o valor e completar a transação.

Em resumo, é sempre o mesmo QR Code para qualquer tipo de compra que você realizar nessa empresa.

A vantagem aqui é a praticidade, pois não há a necessidade de gerar um novo código para realizar uma compra.

QR Code dinâmico (Pix Cobrança)

Já o QR Code dinâmico, ou pagamento Pix Cobrança, é um modelo em que um novo QR Code surge para cada compra. Assim, um cliente faz a leitura de um código gerado exclusivamente para uma determinada transação.

Caso ele deseje realizar outra compra, outro código, novo, aparece a fim de que ele possa realizar o pagamento. Portanto, cada compra é individualizada com um QR Code próprio.

Esse modelo é famoso em e-commerces e outros empreendimentos virtuais como forma de escalar as vendas com geração automatizada de códigos.

Pix Copia e Cola

Por fim, temos o Pix Copia e Cola. Esse modelo é uma alternativa ao QR Code dinâmico, pois gera um código personalizado e exclusivo para cada transação, mas não na forma de um QR Code e sim um extenso código aleatório de números e letras.

Com isso, o consumidor pode copiar o código e colá-lo no espaço devido no app digital do banco. Em seguida, basta confirmar os dados e processar a transação. Daí vem o nome “Copia e Cola”.

A cada nova solicitação de compra um novo código exclusivo surge ainda que não haja a possibilidade de reutilizá-lo.

Métodos de pagamento Pix como o QR Code dinâmico e o Copia e Cola podem ser, então, implementados em qualquer negócio com a aquisição de um bom gateway de pagamento.

Por fim, há ferramentas no mercado que funcionam como uma plataforma white label, viabilizando que uma infraestrutura de pagamentos seja implementada na operação de negócios de qualquer segmento, de forma simples e eficaz.

Sem maiores esforços, é possível oferecer uma experiência de pagamento Pix completa aos seus consumidores, além de outros métodos populares, como boleto bancário e cartão de crédito e débito.

Gostou das nossas dicas? Tirou todas as dúvidas? Então, continue acompanhando as novidades do nosso blog. Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.