Black Friday

Como garantir a gestão de estoque na Black Friday?

Como fazer uma boa gestão de estoque na Black Friday? Esta é uma pergunta que muitos empresários fazem. Afinal, é uma das épocas de maior venda do ano.

De acordo com a empresa de inteligência analítica Boa Vista, em 2022 a receita das empresas de comércio eletrônico aumentou 60% em comparação com o ano anterior no mesmo período.

No entanto, esse crescimento acelerado ocorre em razão das promoções das lojas. Por isso, há um cuidado maior quanto à gestão de estoques.

Até porque é preciso que não faltem produtos e que, apesar dos descontos, os que forem vendidos proporcionem lucro para a empresa.

Neste artigo, vamos falar da gestão de estoque na Black Friday, como fazê-la, e os cuidados necessários em sua execução. Boa leitura!

O que é a gestão de estoques?

A gestão de estoques é um controle feito por meio de monitoramento e métricas sobre os produtos acabados que uma empresa possui armazenados. O processo envolve a entrada e saída de mercadorias, a fim de evitar faltas e excessos, garantindo o melhor giro possível para proporcionar o maior resultado para a organização.

Nesse sentido, a atividade consiste em algumas questões, como: o que é necessário suprir? Em que quantidade? Até quando os repositores devem refornecê-la?

Caso gira bem o estoque, este impacta diretamente os resultados da organização, posto que as entregas para os clientes ocorrem rapidamente e não há desperdícios de recursos, e a loja está, assim, pronta para os períodos sazonais.

Para que serve a gestão de estoque na Black Friday?

A Black Friday é um período de maior aquecimento, ficando atrás apenas do Natal. No entanto, a data guarda uma peculiaridade: as vendas  ocorrem por conta de promoções.

Desse modo, qualquer produto vendido nessa época tem um desconto em relação ao preço original. Por exemplo, se uma camisa custa R$ 100, na Black Friday ela terá valor no qual se inclui um desconto que pode variar.

Considerando, nesse exemplo, um desconto de 30%, é possível vender a camisa a R$ 70. Esse fato faz com que o giro de estoque seja maior no período. Por essa razão, é preciso não deixar faltar produtos, ou então, limitar as vendas.

Como garantir uma boa gestão de estoque na Black Friday?

Agora que mostramos o que é a gestão de estoques, e porque ela é importante, vamos dar algumas dicas para garantir um bom gerenciamento nessa época.

1. Faça uma previsão das demandas

Uma boa gestão de estoques está diretamente ligada à previsão das demandas para o período. Portanto, é preciso adquirir os itens certos, na quantidade ideal.

Dessa forma, o primeiro passo é basear-se no histórico dos anos anteriores, avaliar uma possibilidade de crescimento ou queda nas vendas e, então, fazer as compras de mercadorias junto aos fornecedores.

2. Elabore um inventário de estoque para Black Friday

Fazer um inventário de estoque com o que foi comprado para a Black Friday é crucial. Assim, é possível saber exatamente o giro do estoque, e os erros de compras, para evitá-los em edições posteriores.

Portanto, registre a entrada do produto em seu estoque com alguma indicação. Podem ser as iniciais BF ao final. Esse é um jeito de saber que aquela mercadoria foi comprada somente para essa ocasião.

3. Compre com desconto nos fornecedores

Como você vai vender o produto em promoção, o ideal é obter o máximo de desconto junto aos seus fornecedores. Abra o jogo para eles, e diga o quanto você pretende vender o item nessa época do ano.

É vital tomar alguns cuidados. Um é não vender o produto a um preço menor do que você pagou. Faça os cálculos corretamente para que apesar dos descontos, essa seja uma época do ano lucrativa para o seu negócio.

Lembre-se de que, dependendo de como você conceder o crédito, pode ocorrer inadimplência no período. E esse percentual precisa ser alocado no custo.

4. Limite a quantidade de itens por cliente

Outro grande problema da Black Friday é um concorrente comprar todo o seu estoque para revendê-lo no Natal. Por isso, o ideal é limitar a quantidade de itens que cada consumidor pode comprar.

Assim, você pode suprir toda a demanda sem ter que tirar a oferta do ar. À medida em que o estoque for baixando durante os dias, vá criando gatilhos de escassez, informando aos clientes quantos itens ainda restam.

Essa medida é importante para justificar o fato do estoque esgotar antes do fim da Black Friday. Além de forçar as vendas daquele determinado produto.

5. Levante todos os itens parados em estoque

Pouco antes do evento, você pode levantar todos os itens que estão parados em seu estoque, pois essa é a época ideal para tentar vendê-los.

Dependendo do tempo que estão encalhados, pode-se jogar uma promoção mais agressiva, vendendo-os até mesmo ao preço de custo, para posteriormente usar esse capital de giro na compra de produtos melhores.

6. Monitore o giro de estoque

Por fim, monitore a rotatividade de cada item em estoque. Esse monitoramento é fundamental para avaliar o tempo de giro de cada produto, e assim se preparar melhor para o Natal. O cálculo usado é:

  • giro de estoque = valor total das vendas / valor médio do estoque

Por exemplo, se você investiu R$ 50 mil para vender na Black Friday em 4 dias, e no primeiro dia as vendas foram de R$ 10 mil. Então o giro foi:

  • giro de estoque = R$ 50 mil / R$ 10 mil = 5

Isso quer dizer que o estoque vai girar em 5 dias. Como a previsão seria vendê-lo em 4 dias, conforme a Black Friday for chegando ao fim, é preciso criar estratégias mais agressivas de divulgação dos seus produtos.

Porém, em paralelo ao controle do estoque, é fundamental ter um bom controle financeiro, pois ao intensificar a propaganda, você também está aumentando o custo que deve ser absorvido no preço do produto. Atente-se a isso.

Como você pode ver, uma boa gestão de estoque na Black Friday garante que não faltem produtos durante o período e também que não sobre itens parados, ou que sobre o mínimo possível.

Agora que você já sabe quais fatores deve analisar, é só começar o planejamento para aproveitar essa que é uma das melhores épocas do ano.

Este artigo foi escrito pelo autor convidado Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, que oferece uma API para emitir e gerenciar notas fiscais automaticamente. A NFE.io é um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas repetitivas, contribuindo para que você ganhe tempo e diminua gastos.