marketing tradicional

O que é marketing tradicional?

O que é marketing tradicional? O marketing tradicional refere-se a todas as práticas que os especialistas em marketing usaram em meados do século passado e no início do atual.

Estamos falando de panfletos, promoções, anúncios em jornais e revistas, espetáculos, televisão, etc.

Como você sabe, o marketing nasceu como uma ferramenta para ajudar a produção em uma época em que o objetivo principal era vender produtos além de oferecer valor intangível.

Os meios utilizados foram aqueles que conhecemos como tradicionais, que se caracterizavam por ter comunicação unidirecional: o vendedor enviava as mensagens e o consumidor mal conseguia responder.

As práticas de marketing tradicional foram bem-sucedidas e isso levou muitas empresas a crescer e se tornarem grandes marcas.

Se você quer continuar a entender mais sobre o que é marketing tradicional, continue lendo esse artigo!

O que é marketing tradicional?

O marketing tradicional refere-se a qualquer tipo de promoção, publicidade ou campanha que esteja em uso pelas empresas há anos, mas que, com a chegada da era digital na vida cotidiana, os profissionais de marketing atuais se adaptaram a novas plataformas.

Os métodos usados no marketing tradicional podem incluir anúncios impressos, como boletins informativos, cartazes, folhetos e anúncios de jornais.

Outras formas tradicionais de marketing incluem televisão, bem como anúncios de produtos ou serviços no rádio.

Vantagens do marketing tradicional

Embora novos métodos de marketing, como o marketing digital, façam o trabalho e possam aumentar o banco de dados do cliente, substituir totalmente o tradicional pelas técnicas mais recentes pode parecer arriscado, mas acredite em mim, é muito benéfico.

É para empresas de médio e grande porte que investem um orçamento enorme em mídias que pertencem ao marketing tradicional que pode parecer perigoso mudar para o marketing digital, porque, durante anos, as estratégias tradicionais de marketing têm funcionado para elas.

No entanto, elas devem considerar que os tempos e hábitos de consumo mudaram.

Essas grandes empresas geralmente usam comerciais na televisão.

A publicidade na TV é o meio mais caro de publicidade cujo preço depende do tempo do espaço e do conteúdo da programação.

De fato, em relação à aceitação de anúncios na televisão, podemos afirmar que ainda é eficaz, desde que haja dinheiro suficiente para investir, porque além da compra do espaço na TV, você tem que pagar pela produção dele.

Os métodos tradicionais são bem-sucedidos quando grandes orçamentos estão disponíveis graças ao tamanho da empresa.

Empresários e pequenas empresas que têm um orçamento de marketing limitado geralmente usam publicidade impressa em jornais ou boletins informativos para alcançar os consumidores locais.

Há também aqueles que usam anúncios na rádio local, outros que usam e-mail e alguns, telemarketing.

Desvantagens do marketing tradicional

A desvantagem desse tipo de marketing está nos custos, na falta de métricas exatas para medir resultados e mudanças nos hábitos de consumo.

O marketing tradicional dificilmente interage com os clientes, uma situação que é uma limitação em termos dos benefícios que oferece.

Embora os meios de comunicação tradicionais ainda sejam eficazes, a chegada do digital à vida cotidiana deve ser aceita.

Além disso, os anúncios que são transmitidos na televisão devem ser ajustados à programação do canal em que estão.

Você, como profissional de marketing, não tem controle sobre o que é transmitido antes e depois do anúncio.

Outro aspecto é que você não sabe exatamente se as pessoas viram seu anúncio ou não.

Você poderá ter dados de classificação, mas não tem certeza se a pessoa estava atenta à televisão quando o anúncio foi transmitido. Ela poderia estar mexendo no celular, por exemplo.

No marketing tradicional, resultados mensuráveis são difíceis de determinar, por isso é difícil tomar medidas imediatas em relação às tendências e realinhar a campanha.

Não temos controle sobre esse aspecto, então pode se tornar uma situação ineficaz para uma campanha.

Embora o marketing tradicional ainda tenha um lugar importante, ele está diminuindo, considerando que nosso mundo está atualmente baseado na era digital.

Para lhe dar uma ideia das desvantagens do marketing tradicional, deixo as seguintes informações:

  • 94% têm uma percepção negativa das chamadas de telemarketing.
  • 88% das pessoas consideram a publicidade intrusiva em portais da web negativa.
  • 79% odeiam vídeos que se reproduzem quando você entra em um site.
  • 78% cancelaram assinaturas de e-mail graças ao grande número de e-mails que enviaram.

Conclusão

Existem algumas estratégias de marketing tradicionais bem-sucedidas que funcionam perfeitamente se sua empresa tiver recursos suficientes para investir.

Caso contrário, é importante aproveitar o marketing digital bem aplicado, como o Inbound Marketing, a fim de permanecer em constante comunicação e à vista de seus clientes em potencial, criar uma estratégia e otimizar seus recursos.

O Inbound Marketing é uma metodologia focada na satisfação do cliente por meio de conteúdo que agrega valor.

Nesse aspecto, conseguir backlinks de qualidade pode ser uma forma simples e fácil de se posicionar no Google e também na mente dos consumidores.

Isso porque, você paga para um site de alta relevância lhe referenciar. Isso, a longo prazo, pode ser realmente benéfico.