O que é automação residencial e como fazer na sua casa

Que a tecnologia já invadiu nossa vida isso todos já sabemos, afinal, não saímos mais de casa sem celular e isso resulta na automação residencial. 

Por meio dele você pode pedir comida sem fazer uma ligação, falar com pessoas do outro lado do mundo e utilizar comandos de voz que podem responder perguntas.

Sem contar nas opções de marcar relógio e timer, realidade virtual para tours de casas e condomínios em construção. Mas você sabe o quanto pode fazer o uso disso dentro do seu lar? 

O conceito de automação residencial é quando você aplica tecnologia dentro da sua casa para facilitar tarefas do dia-a-dia. 

A automação é muito relacionada ao tema de casas inteligentes e que cada vez mais veremos produtos e equipamentos que estarão intimamente conectados com essa realidade. 

Esse conceito surgiu na década de 70, aplicado inicialmente nas indústrias com a robotização e facilitação de atividades que antes eram praticamente manuais e que está cada vez mais próximas das residências, de uma forma mais barata e acessível.

A cada dia surgem mais e mais empresas que são especializadas em transformar as residências em casas inteligentes. 

As vantagens de um imóvel automatizado são inúmeras: você ganha muito em segurança, afinal, mesmo de longe você tem uma visão geral de tudo o que está acontecendo dentro e fora dela. 

A praticidade e a comodidade de poder acionar o ar-condicionado, mesmo estando fora de casa e chegar com o cômodo fresco, ou a irrigação do jardim acionada e a cafeteira já ligar quando estiver chegando mais perto da sua casa. 

Confira alguma das maneiras que você pode você pode automatizar o seu imóvel:  

Automatizar a iluminação 

Com um projeto de automação de iluminação, você pode programar para que algumas luzes se acendam em determinados horários, como por exemplo, as luzes da sala no horário do jantar, ou as luzes do quarto para quando você quiser acordar. 

Também consegue deixar uma iluminação programada para algum momento específico, como assistir um filme, ou iluminação para festas, e deixar isso para que com apenas um botão mais de um luz se acenda ou se apague. 

Sistema de som 

Você pode ligar o seu sistema de som com apenas um botão em uma música específica, um gênero de música quando acordar, ou quando quiser que todos os cômodos da casa escutem a mesma música. 

Irrigação de jardim 

A automação residencial vai proporcionar que você programe a irrigação do jardim de forma que ele sempre acione quando as plantas precisarem, contando com sensores no solo que irriguem a quantidade de água suficiente para não sobrecarregar a planta. 

Controle à distância 

A automação residencial pode permitir que você faça várias ações através de um tablet ou celular, como acender luzes, vigiar a casa, ligar a TV, o ar-condicionado, desligar algo que esqueceu ligado, etc. Essa inteligência vai permitir que a vida fique muito mais cômoda. 

Para realizar uma automação residencial, é necessário contratar um especialista nessa área. 

Hoje, muitos engenheiros de computação e engenheiros eletricistas têm se destacado no desenvolvimento de softwares para a instalação residencial.

Estes realizam a conexão até de aparelhos comuns que não foram necessariamente desenvolvidos para esses fins, mas que com técnica, conseguem se conectar na internet das coisas. 

Em breve, coisas que vimos em filmes de ficção científica, como conversar com a nossa casa, será muito simples.

Inclusive, hoje já temos assistentes como a Alexa para nos ajudar e integrar com alguns equipamentos, e em breve teremos muito mais opções no mercado. 

Se você vai comprar uma casa em campo grande ms e quer começar um projeto de automação, contratar uma empresa logo no início do projeto é o mais indicado.

Afinal, é o ideal para posicionar os eletrodomésticos e a iluminação da forma que deseja, sem bagunça pós-mudança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Mais Empresas, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.