O que compensa mais, alugar ou comprar carro?

Seja para trabalhar ou não, muitos motoristas estão considerando alugar um carro ao invés de comprar o próprio veículo. Mas, até onde é mais vantajoso esse tipo de investimento?

Ao considerar adquirir um veículo, é preciso avaliar não apenas o valor de compra ou aluguel. Afinal, existem diferentes fatores que podem influenciar na sua decisão.

Se você tem dúvidas se vale a pena alugar ou comprar carro, veja aqui o que analisar para tomar a decisão certa!

O que devo considerar ao escolher alugar ou comprar carro?

Entre os principais questionamentos a se fazer, considere analisar a frequência que você utiliza o veículo, considerando não somente o dia a dia, mas também se costuma viajar. 

Além disso, faça um levantamento da quilometragem média rodada por dia ou se irá usar o carro apenas aos finais de semana.

Estas perguntas são importantes para definir se deve alugar um carro ou comprar um automóvel. Entenda que não existe uma resposta padrão, já que depende muito do uso de cada motorista.

Além disso, faça um planejamento financeiro, considerando se vai pagar à vista ou financiar o veículo. No caso de financiar, considere os juros e faça uma comparação com o valor pago no aluguel.

Lembre-se de que o veículo alugado você poderá trocar por um mais novo ao final do contrato. Já o financiado perde valor de mercado na venda. Veja abaixo alguns pontos que podem te ajudar na sua decisão!

Vantagens de ter um carro próprio

Diferente de carros de aluguel, se você tem um carro próprio para trabalhar com aplicativos de transporte, o retorno financeiro é maior. Afinal, o aluguel pode sair mais caro quando.

Seu carro, suas regras: você não precisa se prender ao que está estipulado em contrato, podendo ficar livre para decidir ir e vir com seu veículo.

Realização de uma grande conquista: muitas pessoas sonham em adquirir o carro próprio e, por esforço, isso se torna uma grande conquista, dando a sensação de bem-estar e realização pessoal.

Desvantagens de comprar carro próprio

Encargos diários, mensais e anuais: eles vão além da gasolina e IPVA, já que é fundamental nos dias de hoje contratar o seguro auto, por exemplo.

Depreciação: assim como qualquer produto adquirido, assim que sair com seu carro da loja, ele perde o valor de mercado que você pagou na troca ou revenda.

Manutenção: as despesas com manutenção e revisão de veículo são maiores, se comparado com um carro alugado, que a locadora assume.

Vantagens de alugar um carro

Suporte da locadora: o condutor sempre poderá contar com a locadora de veículos no caso de manutenção. Afinal, a empresa irá arcar com os custos, desde:

  • Troca de óleo;
  • Manutenção;
  • Troca de pneus;
  • Entre outros.

Além disso, o seguro auto está embutido, o seguro veicular já vem no valor do aluguel do carro. Mas, caso o condutor queira um plano mais completo, poderá contratar coberturas extras.

Variedade de modelos: as locadoras costumam oferecer ampla variedade de modelos de carros para alugar. Assim, o condutor pode dirigir o veículo dos sonhos e, inclusive, trocar por outros modelos variados após determinado período.

Sem impostos: alugar carro é vantajoso se considerar o pagamento do IPVA, emplacamento, licenciamento e transferência de documentos. Estas despesas são pagas pela locadora.

Desvantagens de alugar um carro

Contrato: muitos condutores deixam de ler as entrelinhas do contrato e acabam tendo surpresas desagradáveis. Entre as mais comuns, está o plano de quilometragem livre ou controlado.

Vistoria: é comum os motoristas não realizarem uma breve vistoria no veículo antes de alugá-lo, correndo o risco de ter que pagar por danos que já estavam no veículo;

Seguro auto básico: o plano contratado pelas locadoras costuma incluir coberturas básicas no seguro auto. Mas, muitos motoristas não se atentam ao contrato e não sabem quais são as proteções inclusas, tendo surpresas desagradáveis ao precisar acionar a seguradora;

Abastecimento: o mais comum é as locadoras entregarem o veículo com tanque cheio e o cliente devolver da mesma forma. No caso de diferenças, o condutor terá que assumir o valor.

Então, para você, vale mais a pena alugar ou comprar carro? Faça uma análise após a lista de vantagens e desvantagens de ambas as opções.

Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no site SeguroAuto.org.