7 práticas de como construir

Negócio sustentável: 7 práticas de como construir um!

Um negócio sustentável é aquele cujos processos são definidos e realizados considerando os impactos que podem causar na natureza, na vida das pessoas, na economia, no crescimento e na reputação da marca. A ideia, portanto, é proteger a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

Para esse conceito ficar mais fácil de ser entendido, imagine a seguinte situação: a maneira como a sua companhia produz os itens que comercializa consome muita água e energia elétrica. 

Além de aumentar os custos operacionais, essa forma de trabalho reflete diretamente no uso desses recursos naturais, contribuindo com a escassez. 

Porém, você descobriu que existe uma nova tecnologia que viabiliza a fabricação e que é mais ecológica, minimizando o impacto na natureza. Logo, opta por trocar o método antigo por esse novo.

Já dá para ter uma ideia dos resultados positivos que essa mudança trará para a empresa em médio e, principalmente, longo prazo, concorda?

É por razões como essas que você precisa conhecer boas práticas de negócios sustentáveis. E apresentaremos as sete mais significativas agora. 

Então, siga a leitura, confira quais são e mude, para melhor, a dinâmica da sua companhia!

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela que se preocupa em não afetar, ou afetar o mínimo possível, o meio ambiente e a vida das pessoas. Para isso, são definidos processos, políticas e formas de atuação alinhados com práticas benéficas para a natureza e para a sociedade de maneira geral.

Um negócio sustentável não visa o lucro a qualquer custo, principalmente quando esse retorno tem efeitos negativos para os outros.

Por esse motivo, para estruturar uma empresa com essa característica, os gestores precisam ter uma visão global das atividades realizadas e seus reflexos. 

Isso deve ir desde os processos internos, passando pela contratação de fornecedores sustentáveis, até o atendimento ao cliente final e produtos/serviços comercializados.

Todos os pontos que, direta ou indiretamente, têm a ver com o negócio e seu fluxo produtivo, precisam ser considerados nesse conceito.

Como alcançar um negócio sustentável? 7 práticas!

Seguindo essa linha de raciocínio, o mais indicado a ser feito para alcançar um negócio sustentável é:

  1. analisar os processos atuais;
  2. definir os objetivos;
  3. montar um planejamento estratégico;
  4. envolver os funcionários nas ações;
  5. realizar compras sustentáveis;
  6. investir em inovação;
  7. mensurar os resultados. 

1. Analisar os processos atuais 

Tudo começa com a análise de como a sua empresa está trabalhando no momento. A ideia é levantar todos os processos para verificar os impactos que eles causam e, a partir dessa percepção, definir o que pode ser modificado e melhorado.

Para isso, considere todo o fluxo interno e externo do negócio. Um bom exemplo é verificar qual o volume de papéis usados para impressão em um determinado período, e se não há como trocar o uso desse item por documentos digitalizados.

Ou ainda, se a logística de entrega dos fornecedores está contribuindo com a emissão de gás carbônico, e se há uma maneira de minimizar esse impacto, ou se é mais viável contratar um parceiro comercial mais alinhado com boas práticas ESG.

2. Definir os objetivos

O passo seguinte para ter um negócio sustentável consiste em definir os objetivos que você pretende alcançar com essa estratégia, as quais podem ser:

  • reduzir custos;
  • aumentar a produtividade;
  • melhorar a qualidade de vida dos funcionários;
  • contribuir com projetos de proteção ao meio ambiente;
  • entre vários outros.

Essa definição deve estar alinhada com os processos da sua empresa que precisam ser melhorados, isto é, aqueles que você identificou na etapa anterior.

3. Montar um planejamento estratégico

O planejamento estratégico ideal é aquele que une objetivos à prática. Aqui, o propósito é definir o que precisa ser feito para tirar a ideia de sustentabilidade do papel e torná-la uma realidade no dia a dia da sua empresa.

Possivelmente, esse é o passo mais longo e complexo, porque ele exige listar todos os pontos de melhorias, as metas que precisam ser alcançadas, e alinhar tudo isso ao orçamento disponível para essas modificações.

Além disso, é fundamental englobar todas as gestões necessárias para o bom funcionamento da companhia, tais como o gerenciamento:

  • ambiental;
  • resíduos sólidos;
  • logística;
  • estoque;
  • compliance;
  • recursos humanos;
  • e outros.

Isso é importante porque um negócio só é considerado verdadeiramente sustentável quando todos os seus processos são realizados sem causar danos à natureza e à vida humana, ou mitigando o máximo possível esses impactos. 

4. Envolver os funcionários nas ações

Seguindo esse princípio, o engajamento dos funcionários é essencial para chegar aos resultados esperados. É preciso conscientizá-los sobre como seus comportamentos e condutas podem gerar reflexos negativos na sustentabilidade do negócio.

Do uso consciente de material de escritório, passando pelo consumo correto de recursos naturais, medidas para evitar o desperdício de insumos, entre outros, tudo precisa ser devidamente esclarecido e orientado.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de cursos, treinamentos e campanhas aplicados para todos os profissionais, de todos os níveis hierárquicos.

5. Realizar compras sustentáveis

Tenha em mente que de nada adianta a sua empresa adotar diferentes práticas para se tornar sustentável se seus parceiros de negócio não trilharem o mesmo caminho. 

Esse cuidado é importante porque, se a dinâmica de trabalho deles for contrária a esse conceito, isso pode refletir negativamente nos seus resultados.

Como exemplo, imagine um parceiro comercial que foi multado por desmatamento ilegal. Se a sua marca estiver vinculada à dele, sua imagem e reputação serão afetadas, e isso impactará no relacionamento com seus clientes e demais stakeholders. 

Por isso, na homologação de fornecedores, é fundamental verificar se as empresas que pretende contratar adotam práticas socioambientais e de governança. Somente deste modo você protege o seu negócio de riscos desse tipo.

6. Investir em inovação

Lembra do exemplo que demos de trocar documentos impressos por digitais? Pois essa é uma forma de inovação que ajuda a tornar um negócio sustentável. Além dessa, existem diversas tecnologias que contribuem para a implementação desse conceito.

A escolha da mais indicada depende do ramo de atuação da sua empresa, objetivos que pretende alcançar, orçamento disponível, entre outros critérios relacionados.

7. Mensurar os resultados 

Após adotar todas essas práticas, é fundamental confirmar se realmente tem nas mãos um negócio sustentável, concorda?

Para isso, você precisa mensurar os resultados, o que pode ser feito por meio de indicadores, como os voltados para:

  • consumo de água e energia;
  • emissão de gases de efeito estufa;
  • geração de resíduos sólidos;
  • impactos à biodiversidade;
  • entre outros.

Conforme os números apurados, você saberá se a sua estratégia está dando certo ou se ainda há pontos que precisam ser ajustados. 

E não se esqueça de acompanhar também o desempenho dos seus fornecedores, a fim de confirmar se eles seguem praticando a sustentabilidade após a contratação, pois isso é essencial para proteger sua empresa. 

Como são muitos pontos para verificar, nossa dica é usar sistemas de gestão para otimizar e facilitar essa rotina, bem como para evitar erros na escolha e no acompanhamento desses parceiros.

Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM do futuro. Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.