Goiás

Natureza, lazer e gastronomia são atrações em Goiás

Engana-se quem pensa que o estado de Goiás não tem muito a oferecer quando o assunto é turismo.

Pelo contrário: com um ramo de destinos e atrações diversificadas, ele é um dos principais pontos de ecoturismo no país, além de contar com opções de lazer e gastronomia que atraem turistas de todo o Brasil.

Para quem deseja se divertir e fazer passeios na natureza, algumas cidades goianas oferecem as duas opções. Neste texto, conheça boas indicações de lugares para visitar ao viajar para Goiás.

São Miguel do Araguaia

Uma visita até São Miguel do Araguaia é garantia de encontrar um lugar no qual você possa descansar com sombra e água fresca, em um cenário repleto de belezas naturais. A cidade fica a 475 km de Goiânia, sendo ponto de acesso ao município de Luiz Alves e à Ilha do Bananal, que é a maior ilha fluvial do planeta.

Com cruzeiros e barcos-hotéis, os turistas que forem até lá têm a possibilidade de passearem de jet ski nos rios Araguaia, Crixás, Cristalino e Pintado. Para quem gosta, também é possível praticar pesca esportiva no distrito de Luiz Alves, além de nadar e se divertir nos rios da região.

Formosa

A cidade de Formosa é um excelente ponto para quem gosta de praticar esportes radicais. A 281 km de Goiânia, ela convida os visitantes a conhecer trilhas, cachoeiras, grutas, quedas livres e rampas de voo livre: tudo que permita experimentar um pouco de adrenalina no corpo.

Entre os passeios recomendados, é preciso citar a prática de rapel no Buraco das Araras e das Andorinhas. Também vale a pena fazer um voo livre no Vale do Paranã, que recebe o campeonato mundial da modalidade todos os anos. 

Ainda é possível praticar esportes aquáticos e andar de jet ski na Lagoa Feia. Para os interessados, também vale a pena conhecer as inscrições rupestres dos sítios arqueológicos da região, como do Bisnau e da Toca da Onça.

Caldas Novas

O município de Caldas Novas é um dos principais pontos turísticos do estado. Mundialmente conhecido pelas águas termais, ele fica localizado sobre o maior manancial hidrotermal do mundo. Com uma temperatura que varia entre 43º e 70º C, essas piscinas têm propriedades terapêuticas e medicinais, sendo a pedida perfeita para quem deseja relaxar.

Outro ponto da cidade que chama muito a atenção dos turistas são os parques aquáticos, como o Hot Park, sinônimos de diversão garantida. Também é possível praticar esportes radicais na região, como canoagem e jet ski, no Lago de Corumbá, um lago artificial de 65 km².

Uma opção para os ecoturistas é a visita ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Com trilhas e cachoeiras, ele proporciona cenários naturais deslumbrantes, que encantam qualquer turista.

Pirenópolis

Se você quer conhecer e saborear a riqueza gastronômica de Goiás, precisa visitar a cidade de Pirenópolis, localizada a 128 km de Goiânia. Nela, acontece o Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, um dos mais importantes dessa área do país.

A realização permite conhecer pratos típicos da região, que contam com uma receita praticada há séculos, dando uma amostra da diversidade de sabores existentes no cerrado. Também é possível experimentar pratos da cozinha contemporânea e internacional, em um passeio que dá água na boca.

Ao visitar a cidade, outra recomendação é conhecer o Centro Histórico, incluindo as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Carmo. Separe tempo para conhecer a Cidade de Pedra, a maior desse tipo no Brasil, com diversas formações rochosas, que criam cânions, além de pedras em formatos que lembram animais e rostos.

São Domingos

A 641 km de Goiânia, a cidade de São Domingos abriga o Parque Estadual de Terra Ronca. Ele é composto por grutas, com cerca de 620 milhões de anos, e quase 300 cavernas, espalhadas por 57 mil hectares, sendo uma das maiores concentrações da América Latina.

Algumas das principais grutas para visitação são a da Terra Ronca, São Mateus, Lapa do Bezerra e Angélica. A visão do interior das grutas é de tirar o fôlego e encantar os turistas.

Texto: Gear Seo