Metas financeiras: como poupar ao nomeá-las

Ter responsabilidade financeira não é fácil para a maioria das pessoas. Até para quem tem recursos para economizar e organizar a rotina financeira muitas vezes não consegue colocar esse plano em ação. 

O curioso é que existem pesquisas científicas que explicam o porquê dessa meta ser tão difícil, será mostrado nesse artigo que não é impossível. Um exemplo disso é a estratégia de nomear as suas metas financeiras, o que acha?

Você pode até achar estranho, mas nomear os seus objetivos se torna um poderoso recurso do que simplesmente guardar o seu dinheiro.

Até porque, se junta dinheiro para alguma finalidade: seja ela a compra de um carro, uma viagem, a compra de um imóvel, casamento…como diz o próprio ditado por que não “dar  nome aos bois”, ou melhor dizendo, às nossas economias?

Acompanhe esse artigo e veja como esse recurso pode te ajudar a poupar!

1 – Quando você nomeia as suas metas, as tornam mais reais!

A verdade é que existe uma diferença muito grande entre “guardar dinheiro” e “quero guardar dinheiro para comprar um telefone novo”, consegue perceber?

Diante disso, a primeira dica que pode ser dada é compreender o motivo de estar fazendo isso. “O dinheiro vai ser usado para qual objetivo?” ou “Qual vai ser a realização que você vai sentir ao fazer a compra X”?

Quando você responde essas perguntas que foram colocadas acima, ajuda a tornar o objetivo mais tangível e verídico. Outro ponto é que sempre quando ver o dinheiro na sua conta, vai lembrar o porquê de estar fazendo isso.

2- Cada meta pode ser lidada de uma forma diferente

Você pode ter muitos sonhos, mas é importante categorizá-los por ordem de prioridade.

Isso significa que ao definir a grande meta de guardar dinheiro em objetivos específicos, é importante definir pesos diferentes para cada sonho que se quer realizar. “Reformar o quarto”, pode ser mais importante do que “comprar um celular novo”, por exemplo. 

Desse modo, caso surja um imprevisto e você precise retirar o dinheiro da sua poupança, é mais aconselhável que tire da conta do celular do que da reforma do quarto. 

3 – Trace um plano para atingir as metas

É mais simples do que você pensa. Quando se é traçado um plano para atingir determinada meta, é sabido que tem um início, meio e fim para completar a sua jornada. O dinheiro não é guardado só para guardar. Existe uma finalidade por trás disso e, consequentemente, o foco aumenta.

Quando uma pessoa se planeja para passar o réveillon em um determinado lugar, ela sabe quanto dinheiro vai ser necessário gastar para a compra de passagens, estadia, passeios e o tempo que exigirá todos esses gastos. 

Portanto, ela precisa guardar o dinheiro até a chegada desse prazo final. Com tudo isso planejado, fica mais fácil pensar em planejamento para finalizar o ano onde exatamente essa pessoa desejaria estar.

4 – A facilidade de acompanhar o desenvolvimento

Depois de você nomear as suas metas, dar pesos diferentes para cada uma delas e pensar em planos para conseguir alcançá-las, fica mais simples acompanhar o desenvolvimento. Desse modo, você colhe importantes aprendizados ao longo do tempo e consegue fazer rápidos ajustes em um determinado objetivo caso seja necessário. 

5 – Sabia que o seguro de vida pode te ajudar a alcançar esse objetivo?

O seguro de vida por si só já é uma conquista no seu planejamento financeiro. Com o preço de uma pizza, você pode garantir a proteção financeira de quem você ama e garantir um futuro tranquilo. Mas não é só isso.

Imagina que você deu o nome às suas metas, estipulou prazo de realização e pesos diferentes para cada. De repente, você sofre algum tipo de acidente que requer cuidados especiais no hospital.

Já percebeu que vai ser necessário pegar o dinheiro de determinado objetivo para cobrir os gastos que você vai ter com diárias no hospital mais os remédios de recuperação.

Ao ter um seguro de vida, a sua reserva financeira para atingir as metas continua intacta, pois o seguro consegue cobrir esses gastos que você vai ter no hospital. Existem também empresas no mercado que se diferenciam ao proporcionarem um seguro de vida inclusivo.

Mas o que seria um seguro de vida inclusivo?

Seguro de vida inclusivo é um tipo de seguro voltado para pessoas com doenças crônicas de saúde como diabetes, obesidade, hipertensão, HIV, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pele não melanoma. O objetivo é que essas pessoas possam ter o direito de se planejarem financeiramente.

Porque na verdade o que interessa são os hábitos saudáveis. Então quanto mais as práticas saudáveis são colocadas em prática, mais a empresa pode proporcionar um preço personalizado do seguro. Conseguiu entender, de forma resumida, a importância do seguro de vida no dia a dia? 

Artigo desenvolvido por Fernanda Barcellos, jornalista e publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), MBA em marketing e inteligências em negócios digitais pela FGV-Rio e analista de marketing da WinSocial.