Marketing e Siderurgia: como posicionar a sua indústria?

Marketing e Siderurgia: como posicionar a sua indústria? De acordo com o IBGE, em 2021, as indústrias de transformação cresceram 4,5% e as indústrias extrativas avançaram 3% (principalmente devido à alta na extração de minério de ferro). 

Tais porcentagens correspondem a aproximadamente R$ 60 milhões de riqueza gerada ao PIB nacional, confirmando assim, a importância do setor siderúrgico para o país. 

Nesse cenário próspero, o Marketing Industrial se torna fundamental para essas empresas B2B, de forma a reforçar a sua imagem e seus valores institucionais perante o mercado.

Vejamos então qual é a relação entre o Marketing e a Siderurgia, e 5 estratégias que você pode desenvolver para conquistar o sucesso da sua indústria. Confira! 

Marketing e Siderurgia: qual é a relação?

O Marketing de Consumo, aquele que tem como foco as empresas B2C, que comercializam diretamente para os consumidores, é uma das formas mais antigas de desenvolver planos de comunicação para os negócios e comércios. 

Entretanto, a partir da década de 70, um novo nicho surgiu para ajudar empresas do setor B2B (Business to Business), seria o Marketing Industrial. 

Este pode ser definido como um conjunto de estratégias que são adotadas por uma empresa da indústria, tendo como objetivo a comunicação de sua marca, missão, valores e visão, de forma a estabelecer um bom posicionamento no mercado para outras empresas.

A verdade é que desenvolver planos de marketing para empresas do setor B2B não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de empresas do setor da Siderurgia

Isso porque, este setor envolve atividades muito específicas e às vezes a utilização de uma linguagem própria que só os profissionais da área compreendem. Além disso, o objetivo final – a venda de serviços ou produtos para empresas – envolve longos processos de:

  • Prospecção de leads;
  • Elaboração das propostas;
  • Desenvolvimento de estratégias;
  • Entre outros fatores.

Assim sendo, a relação do Marketing e Siderurgia é algo a longo prazo, pois não se trata de apenas de vender um produto, e sim de todo o processo de transmissão de confiança para outras empresas e até mesmo para os fornecedores. 

Neste âmbito, existem ainda muitos detalhes a se considerar, por exemplo: demonstrar o know-how (conhecimento) da empresa no setor e reforçar o seu comprometimento com a ética, meio ambiente e responsabilidade social.

5 estratégias para posicionar a sua empresa B2B 

Mas como posicionar sua empresa na prática, utilizando estratégias de Marketing Industrial? Vejamos a seguir 5 técnicas que te ajudarão a conquistar para clientes e/ou encantar seus fornecedores:

1 – Invista em Marketing de Conteúdo

Por exemplo, no caso de uma empresa do setor da mineração, produza conteúdos sobre  seus novos projetos, mencione quem faz parte da equipe, a história da empresa, retrospectiva das obras realizadas e outros.

2 – Promova ações que envolvam a Sustentabilidade

Esse tema é fundamental hoje em dia, principalmente se tratando de indústrias siderúrgicas, onde os desafios de lidar com o meio ambiente se tornam complexos. Para isso, não esqueça de desenvolver projetos e iniciativas sustentáveis durante seu processo produtivo. 

3 – Invista em ações de Responsabilidade Social

Por exemplo, no caso de empresas de extração de ferro ou minerais, existem uma série de iniciativas que podem – e devem – ser adotadas pelas companhias para garantir o bem-estar da sociedade afetada e de todos os envolvidos nos processos trabalhistas. 

Uma importante iniciativa é obter a LSO (Licença para Operar) ou LAO (Licença Ambiental para Operar), de modo a reforçar seu compromisso socioambiental.  

4 – Desenvolva estratégias de Marketing SEO para o seu site

Estude o posicionamento das palavras-chaves principais do seu negócio, entenda quem são seus concorrentes de negócios e como otimizar sua posição online de forma orgânica.  

5 – Elabore uma estratégia de Newsletters mensais

O desenvolvimento de conteúdo de qualidade através de emails tem geralmente ótimo retorno e conversão entre os clientes. 

Por isso, comunique novidades sobre sua empresa, desenvolva pautas que vão de encontro ao seu setor, por exemplo: 5 tipos de minérios mais encontrados no Brasil; Dados atuais do setor siderúrgico; Quais os maiores produtores de ferro do mundo?

Dessa forma, você conseguirá garantir o sucesso da sua empresa, através de estratégias de Marketing Industrial, e conquistará um bom posicionamento e reforçará o nome da sua empresa perante o mercado, fornecedores e outras empresas (seus clientes)!