jornada

Como funciona a jornada de 4 dias de trabalho na semana

A jornada de trabalho de 4 dias por semana tem ganhado destaque em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Em meio ao avanço tecnológico e as mudanças nas necessidades profissionais, essa nova configuração de trabalho visa proporcionar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Na jornada de 4 dias, os colaboradores trabalham durante quatro dias na semana, geralmente por períodos mais longos, porque, assim, podem cumprir a carga horária semanal necessária, com o restante da semana livre.

Embora ainda seja um conceito relativamente novo no mercado de trabalho brasileiro, está atraindo a atenção de muitas empresas devido aos benefícios potenciais que oferece para funcionários e empregadores.

A seguir, exploraremos como funciona essa jornada de trabalho, suas vantagens, experiências de empresas que já implementaram, métodos de implementação, resultados e impactos observados e os aspectos legais relacionados.

Como Funciona a Jornada de Trabalho de 4 Dias:

Na jornada de trabalho de 4 dias, os colaboradores trabalham geralmente durante quatro dias consecutivos com folgas nos outros três dias da semana. A carga horária semanal é mantida, mas a distribuição do tempo muda para um modelo mais condensado. Em outras palavras, cada dia de trabalho pode, assim, ser mais longo, com uma jornada média de 10 horas por dia. Essa configuração permite aos colaboradores ter três dias inteiros de folga para cuidar de questões pessoais, como compromissos familiares e hobbies.

Vantagens da Jornada de 4 Dias para Funcionários e Empregadores

A jornada de trabalho de 4 dias traz uma série de vantagens tanto para os funcionários quanto para os empregadores.

Para os Funcionários:

  • Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: porque tem um dia extra de folga, os funcionários têm mais tempo para cuidar de tarefas pessoais, passar tempo com a família ou seguir hobbies e paixões;
  • Maior satisfação no trabalho: a possibilidade de ter um dia extra de folga pode aumentar a satisfação no trabalho, além de melhorar o moral e aumentar a retenção de talentos;
  • Redução do estresse: menos dias no ambiente de trabalho pode ajudar a reduzir o estresse relacionado ao trabalho e melhorar a saúde mental.

Para os Empregadores:

  • Maior produtividade: muitas empresas que implementaram a jornada de 4 dias relatam um aumento na produtividade dos funcionários, porque estes estão mais descansados e engajados;
  • Atração e retenção de talentos: igualmente, um horário de trabalho flexível pode ser um grande atrativo para novos talentos, especialmente para a geração mais jovem que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Redução de custos: menos dias de trabalho pode, igualmente, significar redução de custos com energia, limpeza e outros serviços de manutenção do ambiente de trabalho.

Experiências de Empresas que Implementaram a Jornada de 4 Dias

Algumas empresas brasileiras já estão testando a jornada de trabalho de 4 dias e relatam resultados positivos. Por exemplo, a empresa Perestroika, em São Paulo, adotou a jornada em 2019 e viu um aumento na produtividade dos colaboradores. Mais uma empresa que aderiu ao sistema foi a Kidy Calçados, no Paraná, adotou o modelo em 2017 e relatou um aumento na satisfação dos funcionários.

Métodos de Implementação da Jornada de Trabalho de 4 Dias

Existem diversas formas de implementar a jornada de trabalho de 4 dias, mas dois métodos comuns são:

Semana comprimida

Nesse modelo, os colaboradores trabalham durante quatro dias seguidos e folgam nos outros três. Além disso, a jornada diária pode ser de 10 horas ou mais para compensar a carga horária semanal.

Trabalho remoto

Algumas empresas que oferecem vagas de emprego optam por implementar a jornada de 4 dias permitindo que os colaboradores trabalhem remotamente em um dos dias da semana. Isso pode ser especialmente vantajoso para empresas cujas funções podem ser realizadas fora do ambiente de trabalho.

Resultados e Impactos Observados com a Jornada de 4 Dias

Estudos e experimentos realizados em todo o mundo mostram que a jornada de trabalho de 4 dias pode ter benefícios significativos. Contudo, de acordo com um experimento realizado na Nova Zelândia pela empresa Perpetual Guardian, a produtividade aumentou 20% após a implementação da jornada de trabalho de 4 dias.

Além disso, em uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, 77% dos trabalhadores afirmaram que aceitariam um salário menor se tivessem a opção de trabalhar durante 4 dias na semana.

Também foi observado que 28% dos profissionais brasileiros consideram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal mais importante do que o salário.

Esses números evidenciam que a jornada de 4 dias pode ter um impacto positivo para os funcionários e as empresas.

Aspectos Legais e Regulamentações Relacionadas à Jornada de 4 Dias

Embora a jornada de trabalho de 4 dias seja uma prática crescente no mercado de trabalho brasileiro, ainda não há regulamentação específica sobre ela. Portanto, as empresas que desejam implementar essa jornada precisam seguir as leis trabalhistas vigentes e consultar um advogado para garantir que estão conforme a legislação.

Conclusão

A jornada de trabalho de 4 dias se trata de um modelo que visa proporcionar maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional para os colaboradores. Com a crescente adoção dessa prática, é importante estar atento aos métodos de implementação e seguir a legislação vigente.

Por meio de uma jornada mais flexível, a jornada de 4 dias pode ser uma vantagem para empresas e funcionários.

O site Voz da Notícia dispõe de uma série de conteúdos de qualidade como este para manter seus leitores informados sobre os mais diversos assuntos, não deixe de conferir também!