Investir em franquia? Entenda se é ou não um bom negócio!

O dilema de quem tem interesse em entrar na jornada empreendedora é se investir em franquia pode ser um bom negócio. Pensando em esclarecer a dúvida, compartilhamos algumas informações importantes sobre o assunto!

Investir em franquia ou não? O dilema é comum para que está pensando em entrar na jornada empreendedora e ainda não tem uma ideia definida de negócio. Por isso, é importante entender o atual cenário de franquias no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 7% no primeiro semestre deste ano devido às perspectivas econômicas relativamente melhores. Diante disso, há um cenário favorável para quem realmente deseja investir em franquias.

Investir em franquia ou não? Eis a questão!

É interessante ir além e compreender como realmente o investimento pode ser benéfico. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas neste artigo. Se você ainda está indeciso, continue lendo estas linhas, pois aqui encontrará informações que podem te ajudar na decisão.

 

Modelo de negócio já estabelecido

Quem decide abrir o próprio negócio do zero, terá que enfrentar uma série de processos para desenvolver um modelo de negócio.

Será necessário, por exemplo, estudar o mercado, encontrar problemas, desenvolver soluções por meio de produtos ou serviços, testar a viabilidade da ideia, desenvolver um plano de negócio, criar uma estratégia de marketing e por aí vai.

Já com a franquia todos os processos mencionados estão prontos e isso facilita, e muito, a vida do futuro empreendedor. Ele apenas se preocupará em realmente colocar o negócio em prática.

 

Mais segurança e perspectiva de sucesso

Por ser um modelo de negócio já estruturado, as franquias podem oferecer ao futuro empreendedor muito mais segurança e perspectiva de sucesso.

Lembrando que, neste caso, estamos falando de franquias que já são consolidadas e reconhecidas no mercado. Quando pensamos em micro ou pequenas franquias, que ainda estão desenvolvendo um plano de negócio, os riscos são maiores.

Economia de custos operacionais

Ao investir em uma franquia, geralmente, o empreendedor recebe suporte para a implantação do negócio. Com isso, ele terá acesso a insumos fixos, matéria-prima e equipamentos com valores muito mais acessíveis. A consequência disso é que ele terá uma economia nos custos operacionais.    

Marca já consolidada no mercado

Boa parte das franquias já têm uma marca consolidada no mercado. O impacto disso é que o negócio já terá um público consolidado. Além disso, a franquia já conta com uma estratégia de marketing definida, o que é ideal para a captação de novos clientes.

Para finalizar, é importante mencionar que investir em franquia exige um preparo prévio, como pesquisa de franquias, planejamento do investimento, análise de lucratividade, avaliação do franqueador e do suporte fornecido e análise das exigências da franquia e de sua saúde financeira.

Chegou até aqui e decidiu de que investir em franquia é uma boa ideia? Saiba que o Abertura Simples, portal que conecta empreendedores que querem abrir empresa com contadores experientes, pode te ajudar com todo o processo de abertura de franquia.

 

* Nathalia Marques é jornalista de formação e tem ampla experiência com produção de conteúdo para a web. Ao longo da sua trajetória, trabalhou como redatora freelancer na agência Rock Content e em diversos sites. Atualmente, é redatora do portal Abertura Simples.