Investir é mais fácil do que você imagina! Veja algumas opções

Investimentos na prática: descubra quais são as melhores opções e como começar a investir mesmo com pouco capital.

Para a maior parte das pessoas, o mundo dos investimentos ainda é rodeado por muitas dúvidas. Dessa forma, é normal que, principalmente pela falta de conhecimento, os futuros investidores apostem somente na previdência privada corporativa.

Não estamos dizendo que essa é uma escolha pouco proveitosa: é fato que a aposentadoria é um dos investimentos mais necessários de todos, já que garantir uma terceira idade tranquila é o sonho de muitas pessoas.

Mas, por que focar só nisso se, mesmo com pouco capital, você pode variar a sua carteira e obter retorno de variadas fontes?

Pensando justamente nisso, este conteúdo foi preparado para você. Através dele você será capaz de conhecer os principais meios de investimento e, quem sabe, decidir qual é o melhor para você! Confira!

Por que investir? Conheça as principais vantagens

Nem sempre as pessoas deixam de investir por falta de conhecimento sobre as opções, em alguns casos elas simplesmente não entendem o quão significativos podem ser os retornos deste hábito financeiro.

E, se você se encaixa neste quadro, saiba que não tem mistério: existem meios de investimento para todos os bolsos e, além disso, há muito material disponível online para quem está começando a investir.

Conhecendo melhor os benefícios, você certamente se sentirá motivado a se aprofundar no universo dos investimentos, confira:

Mais segurança financeira

Dentre os benefícios mais importantes, precisamos destacar a segurança financeira.

Por mais que investir em aposentadoria, por exemplo, já seja uma boa fonte de segurança, não se pode excluir o fato de que, em muitos casos, apenas isso não será suficiente para uma velhice tranquila.

Além disso, a curto prazo esses investimentos te farão encarar as finanças com mais tranquilidade, afinal, você tem fundos com os quais poderá contar em momentos de emergência.

Mais equilibrio

Ao investir, você passará a enxergar o dinheiro de uma forma mais amigável, afinal, ele estará constantemente trabalhando para você.

Então, você terá mais equilíbrio para rascunhar suas entradas, saídas, dívidas e qualquer coisa que faça parte da sua receita.

Com isso, você sofrerá menos com o estresse financeiro e poderá focar naquilo que realmente importa.

Acúmulo de patrimônio

Ainda que isso demande de tempo, se investir com sabedoria poderá obter retornos mais rápidos, então as chances de aumentar significativamente o seu patrimônio se multiplicarão.

Se essa é a sua meta, reforce em seus hábitos realizar investimentos constantemente, quando puder perceber os lucros, notará que essa realmente foi uma boa ideia.

5 melhores opções de investimento

Então, sabendo dos principais benefícios disso, vamos ao que realmente interessa: quais são as melhores opções de investimento?

Bom, não poderíamos listar aqui todas as formas de investir, então selecionamos as 5 opções que se mostram mais acessíveis e produtivas.

1- Tesouro Selic

Boa parte dos investidores de primeira viagem recorrem ao Tesouro Selic, já que ele é bastante intuitivo e tem apresentado bons resultados.

Para quem não domina bem o universo financeiro, essa é uma opção para começar com o pé direito.

A taxa de rendimento anda lado a lado da taxa de juros da economia, então ela varia positiva e negativamente ao passar do tempo.

Mas, para quem ainda não investe, essa é, sem dúvidas, uma boa escolha.

2 – Previdência privada

Essa é, certamente, a forma de investimento que os investidores iniciantes mais usam.

É fácil de entender, não depende de domínio exagerado no universo financeiro e, ainda assim, renderá um bom retorno.

Essa opção só se torna útil quando planejada para longos-prazo, mas a maior parte dos investimentos são planejados para o futuro, então é sempre uma opção viável.

Você pode começar investindo na previdência privada e, depois, mais motivado e informado, passar a expandir a sua carteira.

3 – Fundos imobiliários

O investimento em fundos imobiliários é fácil de entender, mas demanda mais capital.

Com isso, seu dinheiro trabalha para você, se tornando uma renda passiva sem muita espera.

Você pode adquirir imóveis e alugá-los ou revendê-los em altas de valorização. Você pode apelar para consultorias para tomar uma decisão mais segura sobre quais imóveis deve ou não comprar.

4 – Compra de ações

O método de investimento que mais vem crescendo nos últimos anos é a compra de ações. Você basicamente escolhe as empresas nas quais deseja investir e, de acordo com o dinheiro que tem disponível, compra ações na expectativa de que a empresa será bem sucedida e, consequentemente, essas ações se tornarão mais caras.

Assim, você lucra vendendo as mesmas ações mais tarde, de acordo com o cenário em que a corporação se encontra.

5 – Certificado de Depósito Bancário

Essa é uma opção que muito se assemelha ao tesouro direto, mas o valor investido é destinado ao banco e não ao governo.

Você investe e, com o passar do tempo e do aumento do capital investido, seu dinheiro rende, gerando um retorno bem positivo.

Essa é uma opção básica de investimento para todos os bolsos. A maior parte das pessoas físicas contam com essa opção em suas carteiras.

Pode ser que, em relação ao tesouro direto, essa opção não seja a mais vantajosa, mas ainda assim, tudo depende das suas metas com os investimentos.

Por mais que haja uma vasta lista de formas para se aprender a investir, é sempre bom recorrer às boas e velhas pesquisas.

Assim, você recebe informações neutras, para que, por conta própria, defina o que é melhor no seu caso em específico.

Abandone o medo de investir e torne o seu tempo em algo rentável. É muito mais vantajoso investir, mesmo que com baixas taxas de retorno, do que manter o dinheiro parado na conta sem retorno algum.

Viu só? O universo dos investimentos é muito menos complicado do que parece, decida qual a melhor opção e parta para a ação!