gestão empresarial

Gestão empresarial: Aumente a produtividade em 5 passos

Todo líder experiente sabe que gerenciar é um grande desafio, pois o sucesso do seu negócio depende de vários fatores que interferem diretamente sobre sua produtividade e eficiência.

Confira a seguir 5 estratégias que te ajudarão a aumentar a eficiência da sua empresa.

Comece investindo em inovação

Alguns gestores não consideram a importância deste requisito na gestão empresarial, mas organizações muito conservadoras não costumam prosperar durante muito tempo se não se adequarem a este mundo dinâmico em que vivemos. 

À medida que os clientes mudam, assim como funcionários e fornecedores, a adaptação se torna urgente.

É certo que a inovação nos sistemas de gerenciamento, de produção e a atualização dos processos diários na empresa é o que pode trazer a flexibilidade que você precisa para impulsionar a sua produção. 

Essa melhoria ocorre por mudanças incentivarem o aumento da produtividade e trazer maior satisfação aos colaboradores.

O home office, coworking ou modalidade híbrida pode ser uma forma de estimular a produtividade e sempre que possível deve ser adotada. 

Não só a maioria dos funcionários preferem essas modalidades, mas também muitos setores se beneficiam com o resultado positivo.

Outra prática que pode promover inovação dentro de sua empresa, são os Brainstorms, uma vez que oferecem novas perspectivas sobre produtos e processos. 

Dessa forma, entenda que tudo pode ser melhorado. É sempre válido ouvir a opinião de várias áreas da empresa. Logo, não deixe de reunir os líderes de cada setor. 

Invista em seus recursos humanos e cuide dos colaboradores

A produtividade do seu negócio depende do êxito na contratação de colaboradores empenhados e alinhados com os valores da sua organização. 

Enquanto você possuir um RH forte e eficiente não terá problemas com absenteísmo, rotatividade de pessoal e clima organizacional ruim.

Além disso, capacite seus funcionários, ofereça incentivos, convênios com faculdades e instituições de ensino, por exemplo. 

É importante que eles sintam orgulho de trabalhar em sua organização. Essas medidas promovem um melhor bem-estar geral e fazem com que os processos fluam com maior eficiência.

Em seguida, tenha uma equipe de treinamento adequada e pronta a oferecer alinhamentos relevantes. O treinamento deve ser oferecido aos novatos, mas aqueles que são mais antigos também não podem ser negligenciados.

Em resumo, deve-se evitar repetições, alinhamentos desnecessários e os alinhamentos não podem ser tão frequentes a ponto de desestimular. Eles precisam ser interativos e leves. 

Em primeiro lugar, os colaboradores precisam sentir que estão realmente aprendendo algo quando interagem com os analistas de treinamento, pois uma equipe bem treinada é quem promove a qualidade dos seus produtos e serviços.

Enfim, os colaboradores são a essência do seu negócio, eles interagem diretamente com os clientes e esse relacionamento reflete na produtividade e na eficiência.

Garanta sua presença online

Independente da atividade exercida pela sua empresa, muitas vendas e fechamentos de contratos são feitos através da internet. Essa é uma oportunidade inovadora que não pode ser desperdiçada. 

Visto que a tendência é ser digital, se sua organização ainda não está inserida neste mundo online, você precisa considerar mudar urgentemente.

Por exemplo, a criação de um site, uma página nas redes sociais ou abertura de um e-commerce vai alterar e facilitar alguns dos processos existentes na sua empresa, podendo ser o que faltava para aumentar sua produtividade.

Em alguns casos apenas a presença em redes sociais já é o suficiente para impulsionar sua marca.

Certamente essa presença online vai ajudar a formar uma imagem positiva da sua marca. Mas lembre-se que essa imagem precisa estar totalmente alinhada à sua imagem real, caso contrário isso se tornará uma publicidade negativa. 

Em resumo, é possível explorar as redes para captar novos clientes. Com a publicidade online eficiente, sua organização pode ir muito além de sua área de atuação. Exemplos não faltam. 

Analise a qualidade dos seus produtos e serviços

É possível implementar alguns padrões, mesmo que sua empresa seja de pequeno porte. Um olhar mais atento permite identificar oportunidades de melhoria que podem se tornar seu diferencial.

Na maioria das vezes, aumentar apenas a produção não é suficiente, pois seus clientes sabem diferenciar quando um produto é ou não de qualidade ou eficiente.

Devido a essa percepção, não recomendamos cortar custos quando a imagem dos seus produtos e serviços está em jogo.  

Uma vez que a qualidade percebida fideliza seus clientes, é importante estabelecer padrões rígidos de qualidade, promover testes em seus produtos e fazer pesquisa sobre a percepção dos consumidores.

Enfim, saiba ouvir o seu cliente. É ele quem dita as regras. Ninguém melhor do que ele para avaliar a eficiência do seu produto ou serviço. 

Cuide da saúde financeira da sua organização

Todos os demais setores dependem da qualidade das suas finanças. É importante estar ciente da saúde contábil da sua empresa. 

Por isso exija relatórios constantes, acompanhe os gastos, investimentos e saiba identificar tendências antes que seja tarde. 

Nesse sentido, contrate uma equipe financeira eficiente para te ajudar nesse quesito. Exija registros precisos para facilitar auditorias e para estar preparado se ocorrerem fiscalizações. 

Em alguns casos, recorrer a consultores ou auditores externos pode ajudar a identificar falhas. Além disso, algumas oportunidades podem ser identificadas e ajudar no crescimento da sua organização

Por exemplo, elabore orçamentos para facilitar a divisão de recursos entre os setores, você pode utilizar os relatórios gerados para nortear essa distribuição. Dessa forma, é importante que eles estejam atuais e corretos.

A princípio, faça o possível para obter uma reserva financeira em caso de imprevistos. Após a pandemia de COVID-19 aprendemos que é preciso se preparar para eventualidades. 

Certamente, ter uma reserva financeira pode garantir o funcionamento de sua organização em tempos de crise. 

Como explicado, a produtividade e eficiência do seu negócio depende de um ótimo entrosamento entre os diversos setores. 

Sabemos que não é simples, mas é algo que deve ser buscado e cultivado para o bem dos sócios e colaboradores. No entanto, o sucesso como recompensa fará valer cada esforço promovido. 

E você, o que achou dessas estratégias de gestão? Quais delas você já adota em sua organização? Não deixe de compartilhar e deixe seu comentário abaixo. Sua opinião é muito importante.