gestão

Gestão de Talentos: o que é e como fazer?

Como já vimos outras vezes, em outros materiais, toda empresa precisa ter noção de gestão para conseguir tirar o melhor de suas finanças, não é mesmo? Mas a gestão, além de todos os pormenores, também serve para identificar talentos na organização. 

Um negócio bem sucedido, seja ele do ramo de blister embalagem, moda esportiva e qualquer outro, deve conter um planejamento antecipado e uma gestão contínua. Neste texto, veremos o que é gestão de talentos e como fazê-lo da maneira correta. 

Pois bem, então se você quer ficar por dentro do tema e saber todos os detalhes acerca desse universo, indico que você siga com a leitura desse artigo que preparamos.

O que é gestão de talentos?

A gestão de talentos humanos representa um compromisso estratégico e profundo das organizações atuais e dos profissionais de recursos humanos, servindo para desenvolver e reter os melhores do mercado.

Inlcusive, é certo e importante dizer que isso deve ser feito independentemente do segmento, ou seja, é tão necessário quanto a feitura de um laudo spda para a segurança de seus colaboradores, por exemplo.

Hoje, o mercado entendeu que a maioria dos clientes vai procurar o melhor. E para manter a competitividade nos negócios e crescer de forma positiva e inovadora, é preciso investir na formação de equipes de alto desempenho e responsividade.

Desse modo, quem compra entende o produto e exige sempre o melhor, mesmo que isso represente um call back no fim de uma venda. Então, é por isso que os proprietários precisam investir em profissionais mais capacitados e com mais vontade de ser e ter. 

Pensemos em um técnico de manutenção. Antigamente, era um tipo de funcionário que tinha certas atitudes que hoje já não são convenientes. Então, a realização de conserto de portão automático, é realizada de forma mais atenciosa, dedicada e com alta qualificação.

Ademais, estudos foram realizados para medir o impacto da gestão de talentos no desempenho organizacional como um todo. Assim, ficou claro que essa é a tendência do mercado, pois só assim irão adequar a qualidade do mercado digital e físico.

Como fazer e quais as vantagens da gestão de talentos?

Pois bem, as vantagens de se ter um treinamento adequado são vistas no presente e no futuro da empresa. Isso porque, todo grande negócio começa por criar uma imagem que possa, por exemplo, fidelizar, atrair e manter os novos e antigos clientes. 

O RH tradicional restringia a postos administrativos, atuando em tarefas bastante conhecidas e básicas, como as seguintes:

  • Contratações;
  • Folha de pagamento;
  • Gestão de benefícios;
  • Demissão de pessoal. 

Além disso, a gestão de equipes de trabalho era feita de forma individual, dando liderança a um indivíduo, sem uma estratégia em conjunto para a obtenção de resultados. Ou seja, muitas vezes os objetivos não eram alcançados.

Nesse novo modelo, o conceito não olha separadamente, mas sim para a equipe total. A preocupação aqui é treinar e desenvolver suas habilidades para um bom desempenho em favor da organização. Não é só olhar o trabalhador como uma ferramenta produtiva.

Inclusive, existe uma preocupação genuína com o fator humano, dignificando e transformando o funcionário em uma ferramenta mais do que útil para o total da empresa (analisando, lado a lado, sua felicidade dentro do ambiente). 

As estratégias estão relacionadas a um planejamento de longo prazo que engloba não apenas os profissionais do RH, mas todos os envolvidos com a empresa, desde a administração até a gerência. 

Pois bem, esperamos ter ajudado com essa postagem. Então, caso você tenha gostado do material, comente e compartilhe em suas redes sociais, bem como deixe aqui o seu comentário sobre o tema.

Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais.