empresa

Formalização de empresa dá acesso a diversos serviços

A formalização de uma empresa deve ser realizada para que os empreendedores possam participar de licitações públicas, atender o maior número de clientes possível e ficar em dia com o fisco.

Caso o contrário, pode chegar a ser processada pelo Estado e ter que pagar multas pesadas que podem acarretar em consequências desagradáveis, como o fechamento do negócio.

As empresas formalizadas podem solicitar empréstimos bancários, buscar investidores e contratar mão de obra especializada para as finalidades que se propõe, com respaldo de instituições que facilitam o acesso em questões burocráticas.

Burocracia demanda mão de obra especializada

A partir do momento que um empreendedor decide investir todo o conhecimento adquirido e o capital disponível em um negócio próprio, ele deve saber que precisa ter um planejamento estratégico de ação.

Isso significa que será necessário colocar a mão na massa para que tudo funcione de acordo com o planejado, dentro de um projeto estrutural voltado para o crescimento e expansão da empresa.

No decorrer dos trabalhos iniciais, pode ser necessário a contratação de serviços terceirizados, como um escritório de contabilidade que possa fazer a abertura de empresa e a emissão do CNPJ (Certificado Nacional de Pessoa Jurídica).

Tendo essa documentação em mãos, é possível:

  • Abrir uma conta em instituição financeira;
  • Emitir nota fiscal;
  • Financiar equipamentos e mobiliários;
  • Registrar a contratação de funcionários.

Esse registro empresarial determina a formalização junto à Receita Federal e a União, o que implica em pagamento de taxas e impostos obrigatórios, mas com benefícios que implicam na obtenção de alvarás do poder público, permitindo o funcionamento dentro das regras estabelecidas pela legislação vigente.

Outro processo que pode envolver os serviços de um escritório de contabilidade, está na legalização societária, quando duas ou mais pessoas se tornam responsáveis, juridicamente, por uma única empresa.

Dessa forma, elas podem compartilhar todos os ônus e bônus referentes à empresa, como pagamento das contas, de funcionários, fornecedores e demais custos que vierem a aparecer. Os lucros podem ser divididos, ou os sócios podem optar por um pro labore, que é um salário fixo pago mensalmente.

Segurança patrimonial envolve entrada controlada

O crescimento da empresa pode levar à locação ou aquisição de um prédio próprio para atendimento dos clientes. Tudo depende da situação de mercado e das oportunidades que o mundo dos negócios oferecem.

Dessa forma, muitas empresas precisam realizar a contratação ou formalização de parcerias terceirizadas para ficarem responsáveis sobre algumas tarefas que não estão dentro dos seus objetivos e finalidades.

A segurança patrimonial é um serviço que pode ser terceirizado, pois a demanda de mão de obra especializada é grande, e é preciso treinamento para cuidar da recepção e da movimentação de pessoas.

A partir da contratação de um serviço próprio para segurança patrimonial, é possível acompanhar o controle de acesso de pessoas na empresa, com identificação por meio de documentos e registro em um programa digital próprio para isso.

Assim, é possível acompanhar quem está presente nos ambientes, como sala de recepção, sala de espera e em reunião interna. Os programas são úteis para a formação de um cadastro para envio de mala-direta em momentos oportunos.

A tecnologia faz parte do crescimento empresarial, assim como da segurança patrimonial, tendo em vista que é possível encontrar um sistema de biometria para empresas, que permite o acesso apenas de pessoas cadastradas, como funcionários e colaboradores recorrentes.

Visitantes, fornecedores e prestadores de serviço precisam apresentar um documento válido para receber as credencias de acesso, que pode ser feito por uma catraca exclusiva para delimitar o número de pessoas, evitando tumulto e aglomeração em um mesmo espaço.

O projeto de segurança pode se estender para outras áreas, com centrais de alarme dispostos em pontos estratégicos. A instalação de câmeras de vigilância nas áreas internas e externas, que funcionam como um reforço na proteção patrimonial.

Parcerias comerciais facilitam acesso a produtos

Por fim, as parcerias com outras empresas e estabelecimentos comerciais que se justificam quanto à facilidade de pagamento, acesso a novos produtos em primeira mão e disponibilidade de materiais em períodos pré-determinados.

Isso pode ocorrer com uma loja de material de limpeza que fornece vassouras, rodos, sabão líquido para lavabo, entre outros produtos que são necessários para manter a higienização de um local.

A formalização de uma empresa favorece os empreendedores em diversos aspectos, desde que eles cumpram a parte quanto ao pagamento de taxas e impostos, para que tudo seja feito dentro do estabelecido.