Feedback: a base do desenvolvimento da equipe

As relações de trabalho não devem se basear na mera oferta de trabalho, seja intelectual ou força física, à empresa por remuneração. É importante que empreendedores e gestores estejam cientes da importância do feedback, que é uma recompensa pelo desenvolvimento dos colaboradores. 

O feedback pode ajudar os profissionais a se desenvolverem dentro da empresa, refletindo a direção e as aspirações de sucesso. 

Embora muitos gestores deixem  feedbacks todos os dias, a importância deste pode ter um efeito mais positivo no desenvolvimento das equipes. 

Além disso, aprimorar essa tarefa pode trazer oportunidades para a empresa, para o gestor e também para o colaborador, o que leva ao progresso para todos. 

Qual é o verdadeiro significado de feedback? 

O feedback geralmente é dado por escrito ou verbalmente e deve ser construtivo para ajudar os funcionários do setor de marketing imobiliário ou de qualquer segmento. 

O feedback construtivo, seja positivo ou negativo, pode ajudar no aprendizado e desenvolvimento individual e coletivo. 

Isso porque com a sinceridade de um gestor nessa produção de trabalho, o profissional reduz a incerteza em sua rotina de trabalho e tenta realizar suas tarefas de forma mais proativa e eficiente. 

Para tanto, são feitas avaliações da qualidade das atividades desempenhadas pelo empregado de uma empresa de estruturas metálicas. Eles também devem considerar o impacto de seu trabalho na empresa, áreas de desenvolvimento e prioridades da empresa. 

Eles também podem se tornar mais exigentes com trabalhadores qualificados, como é o caso do mercado de trabalho atual. 

Um estudo realizado pela Hubspot descobriu que cerca de 3% dos funcionários mais engajados recebem feedback semanal sobre seu desempenho. 

Além disso, 78% dos entrevistados afirmam que o reconhecimento ajuda  a motivá-los a concluir tarefas, demonstrando a importância de uma cultura de valorização. 

O feedback ajuda a reduzir erros e evitar retrabalho tanto no desenvolvimento de produtos quanto na entrega de serviços. 

Como o feedback pode ajudar uma empresa?  

O feedback é uma ferramenta fundamental de crescimento para empresas que precisam se destacar no mercado competitivo atual. 

Isso permite, por exemplo, em empresas de consultoria blockchain adaptar o trabalho e o uso do tempo a tarefas que correspondam aos objetivos da empresa e do grupo de trabalho. 

Os estágios podem ajudar as empresas de várias maneiras, incluindo: 

  •  Habilitando o desenvolvimento de alto desempenho; 
  •  Ajuda a aumentar o engajamento dos funcionários; 
  •  Reter os melhores talentos; 
  •  Descobrir e incentivar novas ideias; 
  •  Criando cultura organizacional.
  1. Orientação de trabalho 

A orientação de trabalho é um dos maiores benefícios do feedback. Quando um gerente se comunica com os funcionários e define metas alcançáveis ​​e as formas mais importantes de fazê-lo, os funcionários são incentivados e direcionados. 

Portanto, por exemplo, os gerentes de uma empresa de criação de sites Curitiba devem sempre explicar o que se espera do trabalho de cada funcionário e tentar entender quais são as expectativas que eles têm para  a empresa. Essa relação aumenta a produtividade. 

  1. Empresas de alto desempenho 

Empresas de alto desempenho são aquelas com maior organização e maturidade  operacional, o que leva a melhores margens de lucro, maior produtividade, maior capacidade de inovação e maior colaboração entre os funcionários. 

Para desenvolver essas qualidades, é preciso planejar e trocar experiências entre especialistas por meio de reações individuais, divididas por setores. 

  1. Engajamento dos funcionários 

Engajamento representa o alinhamento dos objetivos da empresa e pessoais. É o resultado de um equilíbrio entre os objetivos de ambas as partes quando se mostram da mesma forma. 

O engajamento da equipe requer a construção de confiança e credibilidade por meio de feedback persuasivo acompanhado de reconhecimento. 

Para funcionários de uma escola de cursos, por exemplo, elogios pelo desempenho e instruções eficazes podem melhorar ainda mais o trabalho de ensino. 

  1. Reter os melhores talentos 

Utilizando as melhores técnicas, o feedback ajuda a reter talentos nas equipes corporativas e contribui sem se tornar fonte de discórdia no ambiente de trabalho. 

Para reduzir, por exemplo, a saída dos melhores funcionários de uma empresa de automação residencial de iluminação, recomenda-se, além do correto direcionamento do trabalho e reconhecimento de esforços: introduzir questionários na avaliação dos funcionários e oferecer treinamento para trabalhar em conjunto para reduzir a rotatividade de funcionários. 

  1. Encontrar e estimular novas ideias 

Ao avaliar o trabalho dos colaboradores, os supervisores podem estimular novas ideias, estimular o desenvolvimento pessoal e até mesmo promover soluções mais inovadoras na organização. 

A discussão regular do desempenho dos funcionários promove a competitividade, que, em última análise, desempenha um papel importante no desenvolvimento. 

Profissionais envolvidos em manutenção hidráulica ou outras tarefas têm melhor desempenho quando estão motivados. Eles também têm ideias mais  inovadoras e uma maior vontade de compartilhá-las.

  1. Formação da cultura organizacional 

O  fortalecimento da cultura organizacional desempenha um papel importante para os colaboradores no que diz respeito ao trabalho realizado nas empresas. 

Se a empresa enfatiza valores que devem ser desenvolvidos, o colaborador pode mostrar expectativas e outras questões relacionadas à rotina de trabalho. 

Esse intercâmbio pode ser útil para a criação de um programa de desenvolvimento de competências (PDC). 

O PDC cria incentivos para áreas visíveis dentro das empresas para beneficiar de forma justa, por exemplo, os funcionários que participam de um sistema de impressão 3D personalizada e para incentivar a retenção de conhecimentos. 

O que evitar ao dar feedback 

Dar feedback aos funcionários pode ser bastante difícil para gerentes menos experientes que trabalham em grupo. 

Um conselho útil é listar as características do  projeto do parceiro e listar de forma específica e objetiva os aspectos que precisam ser melhorados. 

Por fim, é altamente recomendável criar mensagens de incentivo e fortalecer a motivação dos funcionários. 

Nesse ponto é importante que um gestor ou empresário tente se expressar o máximo possível com sinceridade, mas certas ações nunca devem ser feitas como feedback, por exemplo: 

  •  Humilhar, incitar culpa, gerar confronto e incerteza; 
  •  Enfatize apenas os aspectos negativos dos funcionários e ignore os positivos; 
  •  Reduz e enfraquece a autoconfiança e a motivação das pessoas; 
  •  Reclamando e não explicando qual é o verdadeiro problema; 
  •  Deixar o empregado perdido e duvidar de sua própria capacidade; 
  •  Dar feedback corretivo em público, envergonhar um funcionário. 

Após o feedback, a próxima ação do gerente é a próxima ação, a próxima ação. A ideia é acordar com o colaborador uma data em que serão verificados e avaliados os resultados das melhorias, o status da tarefa e outros aspectos. 

Caso o supervisor perceba durante  o monitoramento que não houve melhora, ele pode retornar às sugestões ou, em casos  extremos, enviar o desligamento do funcionário da empresa. 

Se o feedback é dado de forma eficaz, mas, por exemplo, um funcionário de uma fábrica de tubos de aço não melhora seu desempenho, em alguns casos a demissão é inevitável. 

No entanto, muitas empresas só dão sugestões na conclusão, o que é uma atitude muito equivocada. É ideal dar feedback quando o funcionário ainda tem a oportunidade de corrigir  seu comportamento ou melhorar seu desempenho dentro de uma empresa de manutenção de sites

Afinal, o feedback é fundamental para o aprendizado e  o crescimento de funcionários e indivíduos, bem como  da empresa e da comunidade. 

O crescimento e o desenvolvimento são necessários para a satisfação com a vida, portanto, oportunidades para ajudar os funcionários a serem melhores a cada dia não devem ser desperdiçadas. 

Por meio da colaboração  que promove o desenvolvimento pessoal, o feedback ajuda as empresas a obter benefícios como maior engajamento e produtividade.