Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer pequeno deslize pode significar uma enorme desvantagem competitiva, afinal, toda empresa quer sair na frente e bater recorde de vendas, seja de um blister embalagem ou de qualquer outro item.
Destacar-se no meio de tantas opções é uma tarefa difícil, mas ela fica quase impossível se você mesmo cometer equívocos que impedem de chegar ao sucesso, ou seja, sendo o principal fator negativo para o seu avanço.
Então, tendo o que foi dito em mente, antes de olhar a concorrência, é sempre importante verificar se a sua empresa está otimizada e pronta para entregar os melhores resultados possíveis.
No texto de hoje, nós vamos te mostrar 5 erros que impedem suas vendas de crescerem e fazem com que você tenha mais dificuldades que o normal em alcançar o sucesso, bora conferir?
1 – Não ouvir os clientes e não dar a eles o que desejam nas vendas
A frase “o cliente tem sempre razão” já foi repetida várias e várias vezes, por pessoas diferentes ao longo dos anos, mas nem todos os empreendedores absorveram essa informação.
Um erro extremamente comum é não dar voz ao cliente e achar que o seu jeito está correto, sendo que na maior parte das vezes não é bem assim que funciona.
É preciso saber ouvir, e deixar com que o consumidor fale seus acertos, erros e até ajude o seu negócio a crescer.
Nem sempre, aquilo que você oferece está totalmente certo, então quanto mais você escuta e coleta feedbacks, mais pode corrigir erros.
Formas de ajudar nessa escuta mais ativa, bem como nessa colheita de opiniões, são as seguintes:
- Formulário de satisfação;
- Nota depois do atendimento;
- SAC disponível 24h;
- Entre outras estratégias.
Além disso, muitos negócios não dão ao seu público o que eles realmente precisam e se preocupam apenas em suas convicções.
Então, procure escutá-los e forneça a eles o que desejam e algo que seja uma solução para os seus problemas.
2 – Deixar de agregar valor ao seu produto nas vendas
Outro erro comum é quando a empresa começa a “vender por vender”, ou seja, ela não se preocupa em entregar valor e nem se o seus racks para servidor, por exemplo, possuem qualidade, ela simplesmente quer concretizar a transação.
Essa obsessão por vender a qualquer custo sem valorizar o seu produto, prejudica a sua imagem e faz com que ela seja vista de maneira negativa por grande parte das pessoas.
Procure entregar algo de valor e sempre coloque energia e dedicação em cada venda.
3 – Não conhecer seus produtos
Muitos empreendedores simplesmente não conhecem o produto que eles vendem, e acredite, isso é um erro extremamente grave, afinal, se você não sabe os benefícios, qualidades e defeitos, como convencerá alguém que a sua oferta é a escolha certa?
É preciso estudar muito bem sobre o que você vende, conhecer cada detalhe e responder cada pergunta com disposição.
Quanto mais você conhece, melhor será o seu atendimento e suporte, criando autoridade e impondo respeito através do seu conhecimento.
4 – Não enxergar as oportunidades de mercado
Dificilmente uma oportunidade de mercado vai cair em seu colo, é preciso ficar atento e reconhecer sempre que elas aparecem, mas nem todos conseguem ter essa percepção e eficácia.
Muitas vezes, uma parceria pode ser formada, um produto pode ser vendido, um desconto ofertado e um novo cliente prospectado, mas tudo vai depender de sua agilidade dentro do mercado.
Não espere nada chegar até você, corra atrás de seus objetivos e procure constantemente enxergar as oportunidades que o mercado pode fornecer para a sua empresa, independentemente de qual seja o ramo.
5 – Não estar presente no meio digital
Se você está lendo esse texto, significa que é uma das mais de 152 milhões de pessoas que estão conectadas à internet no Brasil, correspondendo a mais de 81% da população nacional.
O mundo virtual é praticamente uma segunda casa para muitas pessoas e é justamente onde o seu público se encontra.
Grande parte dos seus consumidores estão presentes no universo digital, e se sua empresa de martelete demolidor, por exemplo, ainda não migrou para esse ambiente, está perdendo uma grande oportunidade de negócios.
A internet é a melhor ferramenta atual para divulgar produtos e realizar vendas em diversas plataformas diferentes e de maneira completamente assertiva, se você ainda não está presente no meio digital, saiba que está cometendo um erro.
Você já cometeu algum desses erros que citamos acima? Comente abaixo, e não se esqueça de registrar a sua opinião sobre o texto nos comentários, compartilhe esse conteúdo com seus amigos caso tenha gostado. Até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.