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5 erros que impedem suas vendas

Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer pequeno deslize pode significar uma enorme desvantagem competitiva, afinal, toda empresa quer sair na frente e bater recorde de vendas, seja de um blister embalagem ou de qualquer outro item.

Destacar-se no meio de tantas opções é uma tarefa difícil, mas ela fica quase impossível se você mesmo cometer equívocos que impedem de chegar ao sucesso, ou seja, sendo o principal fator negativo para o seu avanço. 

Então, tendo o que foi dito em mente, antes de olhar a concorrência, é sempre importante verificar se a sua empresa está otimizada e pronta para entregar os melhores resultados possíveis. 

No texto de hoje, nós vamos te mostrar 5 erros que impedem suas vendas de crescerem e fazem com que você tenha mais dificuldades que o normal em alcançar o sucesso, bora conferir? 

1 – Não ouvir os clientes e não dar a eles o que desejam nas vendas

A frase “o cliente tem sempre razão” já foi repetida várias e várias vezes, por pessoas diferentes ao longo dos anos, mas nem todos os empreendedores absorveram essa informação. 

Um erro extremamente comum é não dar voz ao cliente e achar que o seu jeito está correto, sendo que na maior parte das vezes não é bem assim que funciona.

É preciso saber ouvir, e deixar com que o consumidor fale seus acertos, erros e até ajude o seu negócio a crescer. 

Nem sempre, aquilo que você oferece está totalmente certo, então quanto mais você escuta e coleta feedbacks, mais pode corrigir erros.

Formas de ajudar nessa escuta mais ativa, bem como nessa colheita de opiniões, são as seguintes:

  • Formulário de satisfação;
  • Nota depois do atendimento;
  • SAC disponível 24h;
  • Entre outras estratégias.

Além disso, muitos negócios não dão ao seu público o que eles realmente precisam e se preocupam apenas em suas convicções.

Então, procure escutá-los e forneça a eles o que desejam e algo que seja uma solução para os seus problemas. 

2 – Deixar de agregar valor ao seu produto nas vendas 

Outro erro comum é quando a empresa começa a “vender por vender”, ou seja, ela não se preocupa em entregar valor e nem se o seus racks para servidor, por exemplo, possuem qualidade, ela simplesmente quer concretizar a transação. 

Essa obsessão por vender a qualquer custo sem valorizar o seu produto, prejudica a sua imagem e faz com que ela seja vista de maneira negativa por grande parte das pessoas.

Procure entregar algo de valor e sempre coloque energia e dedicação em cada venda.

3 – Não conhecer seus produtos

Muitos empreendedores simplesmente não conhecem o produto que eles vendem, e acredite, isso é um erro extremamente grave, afinal, se você não sabe os benefícios, qualidades e defeitos, como convencerá alguém que a sua oferta é a escolha certa?

É preciso estudar muito bem sobre o que você vende, conhecer cada detalhe e responder cada pergunta com disposição.

Quanto mais você conhece, melhor será o seu atendimento e suporte, criando autoridade e impondo respeito através do seu conhecimento. 

4 – Não enxergar as oportunidades de mercado

Dificilmente uma oportunidade de mercado vai cair em seu colo, é preciso ficar atento e reconhecer sempre que elas aparecem, mas nem todos conseguem ter essa percepção e eficácia. 

Muitas vezes, uma parceria pode ser formada, um produto pode ser vendido, um desconto ofertado e um novo cliente prospectado, mas tudo vai depender de sua agilidade dentro do mercado. 

Não espere nada chegar até você, corra atrás de seus objetivos e procure constantemente enxergar as oportunidades que o mercado pode fornecer para a sua empresa, independentemente de qual seja o ramo.

5 – Não estar presente no meio digital

Se você está lendo esse texto, significa que é uma das mais de 152 milhões de pessoas que estão conectadas à internet no Brasil, correspondendo a mais de 81% da população nacional. 

O mundo virtual é praticamente uma segunda casa para muitas pessoas e é justamente onde o seu público se encontra. 

Grande parte dos seus consumidores estão presentes no universo digital, e se sua empresa de martelete demolidor, por exemplo, ainda não migrou para esse ambiente, está perdendo uma grande oportunidade de negócios. 

A internet é a melhor ferramenta atual para divulgar produtos e realizar vendas em diversas plataformas diferentes e de maneira completamente assertiva, se você ainda não está presente no meio digital, saiba que está cometendo um erro.

Você já cometeu algum desses erros que citamos acima? Comente abaixo, e não se esqueça de registrar a sua opinião sobre o texto nos comentários, compartilhe esse conteúdo com seus amigos caso tenha gostado. Até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.