Qual a efetividade do Marketing Digital para o seu negócio

O conceito de Marketing Digital pode ao mesmo tempo ser muito claro e muito subjetivo.

Ao passo que muitas pessoas comentam sobre esta maneira de se fazer marketing, tantas outras não conseguem entender a fundo sobre o que se trata, quais suas vantagens e as melhores estratégias para ter sucesso no Marketing Digital.

Em uma era onde cada vez mais pessoas utilizam a internet para procurar negócios, seguir marcas pelas redes sociais, encontrar ofertas e comprar produtos, é necessário estar onde seu cliente está.

O Marketing Digital é fundamental nesse processo, e para te auxiliar na caminhada até o sucesso, separamos alguns tópicos sobre o tema e algumas estatísticas que vão te fazer querer investir no Marketing Digital de sua empresa. Confira!

O que é o Marketing Digital?

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, o termo se refere ao processo social pelo qual pessoas ou grupos de pessoas satisfazem seus desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços com outras pessoas ou grupos.

Existem diversas maneiras de realizar o marketing de sua empresa, essas maneiras se alteram e renovam dia após dia. Com a ascensão da internet e com um público cada vez mais conectado, o marketing digital – o marketing feito no meio online – surgiu como uma ótima estratégia, sendo muitas vezes até mais em conta e com maiores resultados do que os canais de mídia tradicionais, como televisão, rádio, outdoor e outros.

O Marketing Digital se utiliza de canais digitais, como blogs, sites, mecanismos de busca, mídias sociais, e-mail e outros para entrar em contato com seus clientes. Afinal, todo o público está muito conectado, e o brasileiro hoje ocupa o terceiro lugar das pessoas mais conectadas do mundo, com 9 horas diárias de conexão, segundo levantamento do Hootsuite e We Are Social.

Outro ponto muito importante de ser desmistificado é de que apenas estar presente nas redes sociais é sinônimo de apostar no Marketing Digital. É preciso ter estratégias sólidas, que realmente foquem nos objetivos do seu negócio. Sua empresa conta ainda com a facilidade que existe hoje, com a possibilidade de utilizar diversas estratégias diferentes isolada ou em conjunto. 

Apostar em estratégias de Inbound Marketing, SEO (otimização dos mecanismos de busca, em português) e Marketing de Conteúdo é um ótimo caminho para construir o seu Marketing Digital.

O marketing aplicado à internet é muito benéfico para empresas que esperam aumentar a rede de contato com os clientes, fortalecer a imagem de marca e até mesmo aumentar as vendas do seu empreendimento. 

Segundo dados do Resultados Digitais, 63% das empresas que utilizam estratégias de Marketing Digital consideram as ações eficientes, mas sentem a necessidade de maximizar ainda mais seus ganhos. Por isso é necessário entender as estratégias e realizar ações pensadas e estruturadas visando os objetivos de sua empresa.

Vantagens do Marketing Digital

Que o Marketing Digital permite que você esteja mais próximo do seu público no meio digital, provavelmente você já entendeu. Mas, quais são as outras vantagens deste tipo de estratégia e como seu negócio será beneficiado ao apostar no Marketing Digital como um dos motores de sua empresa?

Ter mais interatividade com seus clientes, maior possibilidade de analisar e mensurar os resultados das ações realizadas e direcionar melhor cada investimento para gerar as melhores respostas também são algumas vantagens trazidas pelo Marketing Digital, como você poderá ver a seguir:

Sua empresa interage mais

Ao aproveitar a grande presença dos usuários da internet, sua empresa se coloca em um local muito positivo e que permite muita visibilidade. Adotar a estratégia de Marketing Digital significa utilizar os meios digitais para estar em contato e interagindo com o seu cliente.

Na era do digital, ao mesmo tempo que todos consomem informações, todos também são capazes de as produzir. Por isso, ao postar conteúdos que interessem seu público, sua empresa aumenta as chances de seus consumidores interagirem, opinarem e indicarem seu negócio para outras pessoas. 

Esse processo de interação faz com que sua empresa esteja em constante otimização para falar com sua audiência sempre da melhor maneira possível.

Melhores respostas de análises e mensuração

Enquanto no marketing tradicional você possui uma coleta de resultados mais ampla e com menos exatidão, no Marketing Digital esse quadro é inversamente proporcional.

Quando sua empresa investe em uma inserção de publicidade na televisão, no rádio ou em um outdoor, não existe número exato para entender quantas pessoas foram impactadas por aquela ação. O que existe são médias de quantas pessoas normalmente ouvem aquela estação naquele momento, ou estão vendo um determinado canal, ou então uma média de transeuntes pelas ruas onde foram colocados os outdoors.

No Marketing Digital você entende exatamente qual foi a quantidade de impressões que os anúncios tiveram, quantas pessoas clicaram nos anúncios, quantas fizeram cadastro, e muitas outras informações. Assim, você tem contato com uma quantidade muito maior de estatísticas de resultados, facilitando a análise e mensuração das ações, deixando mais claro quais delas tiveram melhor ou pior desempenho e qual teve mais retorno.

Direcionamento

Seu público é especificamente de mulheres, com mais de 40 anos, de determinada região e classe social? OK, é possível ajustar as ferramentas para atingir essas pessoas. Tem um público diferente desse? Tudo bem também, sua empresa pode atingir essas pessoas.

Com o Marketing Digital, você pode ajustar as ferramentas de anúncio para atingir seu público, e inclusive, você pode fazer as suas escolhas de redes sociais com base naquelas que seu público tem maior presença.

As ferramentas do Marketing Digital

Diversas estratégias diferentes podem ser utilizadas no Marketing Digital para obter sucesso para sua empresa. É possível apostar no Inbound Marketing, nas estratégias de SEO, no marketing de conteúdo, site institucional e redes sociais. A escolha do que será mais ideal para sua empresa dependerá dos seus objetivos e metas.

Inbound Marketing

Sinônimo de marketing de atração, o principal objetivo do Inbound Marketing é se aproximar dos clientes de maneira contínua e não-invasiva, apostando em conteúdos que chamem a atenção da sua audiência, os oferecendo sem interromper seus clientes.

Para que a estratégia funcione, os conteúdos devem conversar com as dores e necessidades dos consumidores, para que o público se sinta ouvido e crie laços de identificação com sua marca.

No Inbound Marketing é essencial que você entenda sobre a jornada de compras do seu consumidor. Assim, você poderá atuar da melhor forma em cada etapa do processo, auxiliando nas quatro etapas do processo: aprendizado e descoberta do problema, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Dados do relatório Estado do Inbound de 2017 mostram que 66% das empresas que utilizam o Inbound consideram a estratégia muito eficaz, 45% dos respondentes apontam o Inbound Marketing como a ação que traz o maior retorno sobre investimento e 60% afirma que leads com mais qualidade vêm dessa forma de marketing.

Marketing de conteúdo

Este é o processo de publicar materiais e informações que sejam úteis para os clientes, sendo relevantes e valiosos, a ponto de atrair a audiência para sua empresa. O Marketing de Conteúdo é parte do Inbound Marketing e também precisa solucionar as dores e necessidades das pessoas-alvo de sua marca por meio de conteúdos de texto, vídeo, post, e o que mais você achar necessário.

Blog

O blog é uma maneira de gerar autoridade para sua empresa, mostrando aos seus clientes que sua marca tem domínio para abordar os assuntos que o público procura. Geralmente dentro dos blogs podem ser inseridos imagens, vídeos, áudios e mais dentro do texto, para o tornar mais interativo.

Existem diversas técnicas de produção de conteúdo para auxiliar no processo e manter o público interessado durante todo o conteúdo.

Site institucional

Hoje em dia ter um site é essencial. Um website próprio de sua empresa, com as informações necessárias para seu público conhecer sua marca passa muita credibilidade para os consumidores. É importante que os usuários encontrem todas as informações necessárias para conhecer seu negócio e poder entrar em contato no seu site.

Redes sociais

No relatório da We Are Social e Hootsuite, intitulado “Digital in 2018: The Americas” é possível ver que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais, sendo que 58% delas já buscou algum serviço ou produto por meio delas. Um estudo da PWC mostrou também que 43% das pessoas conhecem novas marcas por meio desse tipo de plataforma. Sendo assim, é essencial que sua empresa esteja nas redes sociais certas para conversar com seu público e assim se tornar uma opção real para essas pessoas.

Hoje nas redes sociais está ficando cada vez mais comum que empresas invistam em ferramentas como o Facebook Ads e Instagram Ads para que seus anúncios apareçam nessas redes sociais de maneira paga, maximizando o alcance do público e aumentando as chances de conversão com campanhas.

Seu sucesso com muito mais chance

O Marketing Digital é muito comentado também pela grande possibilidade de resultados que oferece para as empresas. 

Em um infográfico produzido e publicado pela Invesp é possível ver dados de que apostar no Inbound Marketing custa 61% a menos do que a estratégia outbound, do marketing tradicional, que interrompe o usuário.

O Marketing de Conteúdo também é muito positivo, trazendo em média 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que utilizam essa estratégia. Outra estatística importante é que 90% dos consumidores decidem a marca que irão adquirir depois da pesquisa online, sendo importante investir também nas estratégias de SEO (Otimizações do Mecanismo de Busca) para aparecer nos momentos de busca dos seus usuários. 

Inclusive, no momento de busca dos seus consumidores, é possível utilizar estratégias de Google Ads para colocar anúncios da sua empresa tanto no resultados dos mecanismos de busca quanto em sites parceiros na rede de display e propagandas em vídeos.

Estar onde seu consumidor está, e com a estratégia certa, tornando possível que sua empresa chame a atenção dele faz toda a diferença na hora de consolidar o sucesso de sua empresa. 

Algo que o Marketing Digital permite é que seu negócio tenha acesso a informações prévias de onde seu público está, qual o tipo de conteúdo que ele mais acessa e outros dados. Tudo isso é capaz de gerar insights para sua empresa entender o que pode ser mais assertivo para conquistar seu público.

A escolha ideal para o seu negócio 

Mais do que entender sobre o Marketing Digital, é importantíssimo que você faça a escolha correta para a sua empresa, com as estratégias que se encaixam com os seus objetivos.

O primeiro passo no Marketing Digital é o que irá ditar se seu empreendimento terá sucesso ou não. Um objetivo escolhido de maneira errada já torna toda a estratégia ineficaz. É preciso ter claro em sua mente qual é o principal motivo pelo qual sua empresa está investindo no marketing, para aí sim desenvolver um plano de marketing digital que seja capaz de oferecer o retorno que sua empresa espera.

Para isso, aconselhamos que sua empresa considere contratar uma agência especializada. Mas lembre-se: cada agência oferecerá o trabalho com uma realização diferente, algumas com mais habilidade, outras com menos, com maior ou menor foco em sua performance. E também, cada cultura de agência pode se encaixar melhor ou pior com o que sua empresa busca.

Não tenha preguiça de procurar a agência certa, com os melhores meios para te fazer alcançar seus objetivos. Afinal, a escolha da agência é um grande passo no processo do Marketing Digital. 🙂 

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Agência 904 , onde você pode encontrar diversos conteúdos essenciais sobre o mundo do Marketing Digital e Empreendedorismo. Confira! 😉

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