economias

Economia doméstica durante a pandemia: confira dicas de ouro

Se já é bastante complicado que os brasileiros consigam controlar seus gastos de casa em suas rotinas normais, com as medidas restritivas impostas pela pandemia, essa tarefa pode ficar ainda mais difícil. 

Primeiro porque não está fácil “ter cabeça para isso”. Estamos todos preocupados com o grave problema de saúde coletiva. Para nos manter longe do vírus, ficamos isolados e mudamos nossas rotinas. 

Além disso, muitas pessoas tiveram seus ganhos diminuídos ou, até mesmo, perderam suas fontes de renda. Tudo isso junto indica que, mesmo quando conseguirmos controlar o número de casos do novo coronavírus, a economia vai levar um tempo para se recuperar. 

Ou seja: um bom planejamento financeiro é ainda mais essencial, justamente, agora. Definitivamente, essa não é uma tarefa fácil. Mas seguir as dicas abaixo pode ajudar e muito.

Conheça os seus gastos fixos e faça um planejamento

Essas duas dicas estão presentes em todos os manuais de economia doméstica, desde sempre. Mesmo assim, muita gente não tem ideia de quanto gasta por mês. Se você faz parte desse grupo, é bom mudar de lado.

Uma boa forma de conhecer os seus gastos é anotar tudo o que você compra. As famosas tabelas de Excel são um bom jeito de fazer isso, mas também há vários aplicativos disponíveis para te ajudar nessa tarefa.

A única regra é anotar tudo mesmo. Assim, fica mais fácil visualizar onde dá para economizar. Com esses dados em mãos, você pode fazer um planejamento realista para os próximos meses. Estabeleça um limite de gastos e tente ser fiel a ele.

Consuma água e luz de forma mais racional

Com mais gente ficando em casa por mais tempo, muitas famílias já têm notado que as contas de água e luz tendem a aumentar. Essa pode ser uma boa oportunidade para pensar em uma mudança de hábitos, evitando os desperdícios ao máximo e não sobrecarregando o sistema nos horários de pico.

Um consumo mais consciente pode fazer com que as suas contas diminuam. Além de bom para o seu bolso, essa também é uma atitude boa para o planeta, já que você vai estar ajudando a economizar recursos naturais.

Entenda que cada centavo faz diferença

Essa é outra regra de ouro, mas que muita gente ignora. Individualmente, pode parecer que algumas economias, por serem pequenas, não fazem diferença. No entanto, você pode ficar surpreso com o montante final se começar a economizar em todos os detalhes.

Um bom jeito de fazer isso é pesquisando os preços antes de comprar qualquer coisa — é possível fazer isso on-line, sem aumentar os riscos de contaminação. Compre nos locais que oferecem o menor preço.

Você também pode prestar mais atenção em coisas que passam despercebidas, como os serviços de telefonia, Internet e TV a cabo. Será que você usa mesmo todos os recursos pelos quais estão pagando ou existe um plano mais em conta que seria mais adequado para o seu perfil? 

Mude hábitos

Além de ser mais seguro do que pegar um Uber ou o transporte coletivo neste momento, ao optar por fazer mais trajetos andando, você pode se surpreender com a economia no final do mês. Isso sem falar que, se esse virar um hábito, quem sabe você não precise mais pagar academia quando tudo isso passar?

Cozinhar em casa também pode ser uma boa forma de economizar, especialmente, se você tem uma família com muitas pessoas. Você pode aproveitar para aprender novas receitas que gastam pouco e, finalmente, passar a comer de forma mais balanceada.

Para quem está tendo mais tempo livre, essa também pode ser uma oportunidade de fazer um curso on-line sobre economia doméstica e mudar a sua vida financeira de uma vez por todas. Você só tem a ganhar, mesmo quando esse período difícil passar.

Texto: Gear Seo