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E-mail Marketing, vale a pena investir?

As empresas e organizações estão cada vez mais empenhadas em utilizar estratégias focadas em marketing que sejam eficientes para alcançar seu público-alvo e que consiga motivá-los a alguma tomada de decisão, seja de compra ou não, a favor de seu negócio.

Diante deste cenário, investir em e-mail marketing se mostrou uma das medidas mais pertinentes para essas conquistas.

Por isso, neste artigo, vamos explicar 7 motivos pelos quais essa prática pode ser tão vantajosa para seu negócio, trazendo bons resultados que unam mais visibilidade e vendas. Acompanhe!

1. É uma estratégia amplamente utilizada e comprovada no marketing

Segundo levantamentos da área, o e-mail marketing possui um ROI (Retorno sobre Investimento, em português) médio de 3800%. Uma transação originada de um disparo como esse tem até 3 vezes maior valor do que posts de redes sociais.

Calcula-se que 77% do ROI do e-mail marketing venha de campanhas automatizadas, mostrando a importância de investir em tecnologia para impactar seu público com envios personalizados disparados no momento certo.

Quando comparado a outras soluções do marketing, as estatísticas de e-mail marketing demonstram que essa é uma alternativa poderosa para as empresas obterem excelentes retornos sem precisar gastar muito.

Fontes dos dados: DMA e McKinsey.

Isso só reforça o quanto este canal de comunicação com seu cliente vem ganhando força e notoriedade. Como o e-mail marketing já foi amplamente testado e possui resultados comprovados, as empresas estão cada vez mais convencidas sobre a sua importância como ferramenta de relacionamento, marketing e vendas.

2. Permite a mensuração de resultados de maneira mais precisa

Algumas ferramentas conceituadas no mercado, como o SendPulse por exemplo, permitem ao usuário gerar relatórios com diversas métricas. São elas que, por sua vez, ajudam a avaliar o desempenho da sua campanha. As duas mais conhecidas, e que podemos citar aqui, são a taxa de abertura e a taxa de cliques.

A taxa de abertura se refere à porcentagem de receptores que abriram a sua mensagem em relação à quantidade de pessoas selecionadas na hora do envio. Já a taxa de cliques permite acompanhar quais links presentes na sua mensagem receberam cliques e quantas vezes eles foram clicados.

Você consegue acompanhar esses números em tempo real e descobrir se a campanha está alcançando os resultados esperados ou não. É uma noção importante para entender onde precisa melhorar para ter êxito na sua estratégia.

3. Possibilita a segmentação da audiência

Toda marca deseja que o público seja impactado positivamente por suas ofertas, e as estatísticas de e-mail marketing mostram que é nesse canal em que o engajamento é superior. Trata-se de um indicador bastante valioso para a sua marca.

De acordo com pesquisas, 35% do público abre um e-mail considerando apenas o assunto. Isso mostra o quanto você deve se preocupar com essa parte do conteúdo. Além disso, um e-mail consegue obter até 40 vezes mais engajamento do que um post nas redes sociais.

Segundo levantamentos, 70% das pessoas dizem que sempre visualizam e-mails de suas empresas prediletas. Ou seja, é um método eficaz para manter um bom relacionamento com o seu público.

Fontes dos dados: Convince&Convert, CampaignMonitor e ExactTarget.

A segmentação é uma forma de selecionar certos aspectos ou comportamentos do público que receberá uma determinada mensagem. Isso envolve localização, sexo, região, tipos de interação com e-mails passados, entre outros.

Suponha que você queira fazer uma ação que só faz sentido para pessoas de uma determinada região. Ao especificar que apenas os usuários daquele local vão receber o e-mail com aquela campanha, você faz com que a campanha seja mais assertiva e personalizada, otimizando assim os seus resultados.

4. Apresenta custos reduzidos com e-mail marketing

As plataformas de e-mail marketing, como o SendPulse, costumam trabalhar com um modelo de mensalidade, cujo valor é proporcional ao número de contatos na sua base e a frequência de mensagens enviadas por mês.

Lembrando que o investimento mensal ainda permite o acesso a funcionalidades como o agendamento de envio, resposta automática, segmentação da base, editor de templates, informações sobre o desempenho da campanha e muito mais.

Como o e-mail marketing oferece todos esses benefícios a um custo baixo, podemos concluir que o retorno sobre o investimento, ou ROI (Return on Investment em inglês), nesse tipo de estratégia é bastante elevado.

5. Ajuda a atrair mais tráfego para o seu site

Depois de conquistar a confiança dos usuários da sua lista e provar o quanto a sua empresa se importa em entregar informações relevantes para eles, você pode enviar avisos sobre novidades no seu site ou convidá-los para conhecer a página de um novo produto ou serviço.

Mas atenção! É importante que as pessoas que recebem os seus e-mails se sintam privilegiadas em fazer parte daquela base.

Por isso, vale a pena pensar também em conteúdo rico, além de promoções ou convites exclusivos para os assinantes de um newsletter, ou inscritos em uma lista de espera para o lançamento de um produto, por exemplo.

6. Proporciona um relacionamento mais próximo com o consumidor com e-mail marketing

Uma das características do e-mail é ser um canal um tanto quanto pessoal. Se o consumidor concordou em receber os seus e-mails ao preencher um formulário de assinatura de newsletter, por exemplo, significa que ele tem algum interesse na sua marca e no que ela tem a dizer.

Sendo assim, ele espera que a empresa envie conteúdos relevantes ou indicações de materiais que sejam do seu interesse.

Conforme você for enviando essas mensagens — com o cuidado de não exagerar para não correr o risco de se tornar spam —, o cliente vai notar a sua preocupação genuína em fornecer informações úteis e de qualidade.

Isso representa um ótimo recurso para fortalecer a relação entre o consumidor e a marca, deixando-o mais confiante em relação à sua empresa e aumentando as chances de que ele a considere como uma autoridade no mercado.

7. Fortalece a marca

Uma consequência direta dessa visão dos clientes em relação à empresa como uma autoridade é o fortalecimento da marca.

À medida que você enviar conteúdo de qualidade e com uma frequência que não incomode, as pessoas se lembrarão mais da sua companhia.

Assim, provavelmente pensarão primeiro nela quando precisarem de um produto ou serviço que você oferece.

Isso se torna ainda mais poderoso se considerarmos que, atualmente, as pessoas estão mais conectadas do que nunca e utilizam o e-mail constantemente, principalmente por meio de dispositivos móveis.

Podemos perceber, portanto, que o e-mail marketing é uma excelente estratégia. Ainda mais quando apresenta ferramentas completas, construídas especificamente para facilitar a preparação de ações por e-mail e o envio dessas mensagens para toda a base.

Texto criado pela equipe da SendPulse.