Dicas para sair na frente no mundo de venda de panos de prato atacado

Panos de prato têm sido os grandes companheiros de quem enfrenta a cozinha.

Homem ou mulher, jovem ou idoso, todos tem que secar a louça, limpar a mão, ou só gosta de se sentir o cozinheiro profissional colocando um paninho de prato no ombro. 

Mas nem todos percebem a oportunidade por trás dessa grande paixão do brasileiro. Os que percebem, já estão correndo atrás e lucrando com isso.

Como? Com a venda de panos de prato atacado, onde dá para comprar por pouco, vender por mais e lucrar significativamente no processo.

Se você ainda está por fora e ainda não começou seu negócio, se liga nessa matéria que hoje vamos te ajudar a sair na frente nas vendas de panos de prato atacado.

Como é o mercado dos panos de prato?

Para ser um bom vendedor, primeiro você precisa entender o mercado do qual vai fazer parte.

Se fosse para descrever o mercado de panos de prato atacado em uma palavra, poderia ser a palavra lucrativo, mas para afirmar isso antes temos que explicar alguns detalhes.

O primeiro detalhe, é que é um trabalho a longo prazo. Não espere ficar rico e construir milhares de filiais pelo Brasil e pelo mundo logo no primeiro mês.

É importante saber isso, pois muitos começam, se frustram no começo e desistem.

Mas é importante saber que estamos falando de um produto simples, barato, corriqueiro do nosso dia a dia, e por isso ele custa para você e deve custar para seus clientes um valor honesto. 

Mas como dizem, de grão em grão a galinha enche o papo.

E nesse caso, tendo a chance de dobrar o valor de compra na revenda, podemos afirmar que sua renda será muito bem reforçada.

Como já dito antes, a procura por panos de prato é inevitável, uma vez que é um item quase obrigatório na cozinha, além de ter um público específico que gosta de tê-los para colecioná-los. Então clientes é o que não vai faltar.

Como se destacar na hora de vender?

Junto com muitos clientes vem também muitos vendedores, o que significa que você precisa dar um jeito de ser visto no meio da concorrência.

E existem formas para isso.

Um método que funciona em praticamente todo ramo de negócio, é a qualidade e a variedade, e quando estamos falando sobre panos de prato, existem várias maneiras de se ter esses dois pontos.

Variedade e qualidade andam juntas em muitos pontos, como por exemplo quando falamos da beleza dos panos.

Já citamos que existem muitas pessoas que colecionam panos de prato, ou seja, a beleza e o visual deles é importante para esse tipo de cliente.

Então é importante que seus panos de prato sejam bonitos e que também tenham opções diferentes de visuais diferentes entre si. 

Quem sabe quantos panos um colecionador pode levar se achar vários bonitos e únicos?


E por falar em torná-los únicos, existe a possibilidade da ornamentação artesanal dos seus panos.

Claro, você pode encarregar algum conhecido disso, o que pode fazer com que algum lucro saia do seu bolso e vá para o dele, uma vez que ninguém faz nada de graça, ou você mesmo pode se aventurar no mundo do artesanato, e deixar a sua marca nos panos, seja com tinta ou com bordado, você pode torná-los realmente únicos.

Tipos de pano de prato

Outro momento em que qualidade e variedade se encontram quando falamos de panos de prato atacado, é no tipo de pano comprado e revendido. Existem diversos tipos de panos, e vamos listar alguns para você.

Panos de linho

Dos tecidos que podem ser usados na fabricação de um pano de prato, o linho é um dos mais macios e resistentes. Ótimo na limpeza mesmo não sendo o tecido que mais absorve água. O linho também não é o mais barato dos tecidos, mas ainda assim vale a pena ter alguns panos de linho em seu catálogo.

Pano de alvejado

Alvejado quase sempre é um tipo de pano feito 100% de algodão.

E diferentemente do linho, absorve muita água, e é ótimo para limpeza e secagem. Geralmente é um dos tecidos favoritos das pessoas.

Pano de tecido misturado

Unindo a maciez e resistência do linho com o poder de absorção do algodão, os panos de prato de tecido misturado agradam gregos e troianos, uma ótima opção para seu catálogo de paninhos.

Panos-toalha

Apesar de soltar linhas ao longo do tempo, ou seja, ter um desgaste mais rápido que as opções anteriores, o pano-toalha realmente tem o poder de absorção de uma toalha.

Tornando os afazeres da cozinha mais limpos e organizados.

Qualidades diferentes em cada tecido, variedade de tecidos para suas vendas. A combinação perfeita.

Se destacando na hora de vendendo seus produtos

Uma boa maneira de ter vantagem sobre a concorrência na hora de vender, é parecendo mais profissional.

Como muitos vendem panos de prato atacado como uma maneira de conseguir uma pequena renda extra, eles provavelmente fazem isso da forma mais simples possível. 

Em muitos casos, vendendo apenas para familiares e amigos, indo na casa de cada um com seu mostruário.

E não há nada de errado com apostar em métodos econômicos de se vender, uma vez que abrir lojas físicas ou criar sites pode gerar um gasto que vai cobrir seus lucros.

Mas dá para ser simples e profissional ao mesmo tempo, e acredite, sem gastar nada.

O WhatsApp Business por exemplo, é uma variável do WhatsApp mas voltado para aumentar as vendas online, no qual ele permite que o pequeno empresário tenha uma plataforma tanto para exibir seus produtos com fotos e toda descrição necessária, como também facilita a comunicação de quem quer vender com quem quer comprar.

Ou seja, perfeito para seu negócio de panos de prato atacado, uma vez que você vai poder exibir seu produto e se comunicar com seus clientes através de um aplicativo que você provavelmente já tem e já sabe como usar.

Essas são algumas dicas para sair na frente quando cOmeçar o seu negócio de panos de prato atacado.

Não se esqueça, qualidade, variedade e um bom atendimento podem te colocar a frente.