Dicas para escolher o melhor plano de TV por assinatura

A TV por assinatura é um serviço procurado por muitos brasileiros, pois oferece diversos conteúdos exclusivos, desde canais de filmes e notícias até campeonatos esportivos e reality shows. 

No entanto, na hora de descobrir qual o plano ideal para cada um, é preciso se atentar a uma série de aspectos, como os tipos de programação que você e sua família gostam de assistir, a tecnologia oferecida pela empresa em questão, os valores mais acessíveis, entre outros.

Para te ajudar nisso, listamos aqui quatro dicas preciosas para escolher o melhor plano de TV por assinatura. Vamos lá?

Melhor plano de TV por assinatura: dicas para escolhê-lo!

  1. Analise os canais disponíveis no pacote

O melhor plano para você é aquele que atende às necessidades de toda sua família. Portanto, o primeiro passo antes de se decidir deve ser analisar qual é o perfil de consumo de vocês, bem como a programação de TV por assinatura ideal.

Pacote básico

Os pacotes básicos, em geral, são aqueles que oferecem canais da TV aberta e alguns outros poucos canais extras. Essa opção é uma boa alternativa para quem consome majoritariamente conteúdo da TV aberta, porém busca por uma qualidade de imagem melhor do que aquela oferecida por antenas digitais. 

Pacote intermediário

O pacote intermediário é voltado para aqueles que querem uma programação de TV mais diversificada. Na maioria das operadoras são oferecidos canais de notícias, filmes, esportes, documentários e música. Alguns dos canais têm a opção em HD. 

Pacote completo

Os pacotes completos das operadoras oferecem um grande leque de entretenimento para o consumidor. A Sky TV, por exemplo, disponibiliza, além dos incluídos nos pacotes intermediários, canais exclusivos de notícias e filmes, como HBO, rádios e opções adultas — vários deles em HD.

Depois de avaliar qual o perfil de consumo em sua casa, converse com seus familiares sobre quais canais são essenciais para eles. Assim, vocês conseguem definir qual tipo de pacote consegue atender a todos.

  1. Avalie qual a tecnologia oferecida pela TV por assinatura

Hoje em dia, as operadoras oferecem a TV por assinatura com diferentes tecnologias: DTH (antena) e a cabo. Confira quais são as principais características de cada uma dessas tecnologias.

TV por assinatura em DTH 

A tecnologia DTH é a TV por satélite. Basicamente, essa modalidade usa uma antena parabólica para captar e distribuir o sinal aos seus consumidores.

A TV por satélite tem um amplo alcance no Brasil, pois consegue chegar em diversas cidades do nosso país e é usada por grandes operadoras. No entanto, por depender de uma antena que fica externa às casas e prédios, essa forma de transmissão muitas vezes sofre interferência de chuvas. Alguns consumidores, inclusive, relatam intermitência do sinal da TV em dias chuvosos.

TV por assinatura a cabo

A TV por assinatura a cabo pode ser disponibilizada por cabo coaxial ou fibra óptica. A tecnologia da fibra óptica, por exemplo, tem sido a aposta de algumas operadoras, como Claro e Vivo. Isso porque ela oferece uma grande estabilidade no sinal, uma vez que ele é transmitido por cabos nas ruas.

No entanto, muitas cidades e bairros não possuem o cabeamento necessário para poder usufruir da TV a cabo. Em especial a fibra óptica, que ainda é uma nova tecnologia no Brasil e demanda um grande investimento das operadoras. 

Apesar da fibra óptica oferecer um sinal mais rápido e estável, a maioria das pessoas ainda dependem da TV por satélite, já que ela possui maior cobertura em nosso país.

  1. Escolha a quantidade de pontos para sua casa

Na hora de pesquisar qual o melhor pacote de TV por assinatura para sua família, avalie quantos pontos de sinal serão necessários.

A maioria das operadoras oferecem apenas um ponto dentro dos planos. Caso você precise de mais pontos de TV, é cobrado uma taxa adicional por cada um. Isso porque será necessário, além do cabeamento para outro cômodo, roteadores extras. 

É importante que esse seja um tópico pesquisado previamente para que você não tenha surpresas na hora da instalação.

  1. Compare os preços e combos

Após traçar o perfil de consumo, avaliar a tecnologia oferecida e qual a quantidade de pontos necessária para sua casa, é hora de pesquisar preços e combos. Comparadores como o Melhor Plano podem te ajudar nesta hora, pois é uma ferramenta que te mostra quais opções disponíveis em seu CEP atendem suas necessidades.

Em geral, as operadoras oferecem valores melhores se você contrata outros serviços além da TV, como internet e telefone. No entanto, avalie se realmente vocês precisam de todos esses serviços ou se a melhor opção é contratar apenas a TV por assinatura.

Atente-se também para as condições de contratação dos planos, como aumento do valor após um determinado tempo, período de fidelidade e taxa de instalação.

Agora é aproveitar!

Seguindo as dicas desse artigo, você terá todas as informações necessárias para adquirir a melhor TV  por assinatura para sua família. 

De toda forma, não se esqueça: nem sempre um pacote super completo será o mais adequado para a sua realidade. Afinal, a melhor alternativa é, acima de tudo, aquela que atende ao que você procura!