Decoração Hygge: o que é e como incorporar à sua casa

Hygge (lê-se “hue-gah”) é uma palavra de origem dinamarquesa que não possui tradução para o português, mas significa, sobretudo, aproveitar os prazeres simples da vida, como um lar aconchegante, uma comida saborosa e a presença de bons amigos.

Dessa forma, podemos dizer que o Hygge não é apenas um estilo de decoração, mas sim uma visão do mundo, uma atitude. Seu principal objetivo é transmitir paz, aconchego e bem-estar para o dia-a-dia, seja por meio de objetos decorativos, da iluminação ou até mesmo da escolha de um conjunto de mesa para a sala de jantar.

Como a decoração Hygge surgiu?

O Hygge surgiu como uma alternativa que os dinamarqueses encontraram para sobreviver às constantes temperaturas baixas, ao tédio, à escuridão e à monotonia do cotidiano, uma vez que esse estilo traz consigo o conceito de criar um ambiente quente e acolhedor no frio tradicional da região nórdica.

Para conseguir isso, foi preciso valorizar ao máximo a luz natural (já que na Dinamarca o sol marca presença por poucas horas do dia durante a maior parte do ano) e inserir elementos naturais na decoração, que tornam o ambiente simples e, ao mesmo tempo, transmitem uma sensação de aconchego — como a madeira, por exemplo.

Também é importante ressaltar que a decoração Hygge se manifesta como uma espécie de resposta sentimental acerca das coisas e da forma como aproveitamos o nosso tempo. Ou seja: se passamos a maior parte do dia em casa, a decoração desse ambiente exerce total influência nos nossos sentimentos.

Como adicionar o estilo Hygge à sua casa?

Para adotar o estilo Hygge no seu lar, você deverá utilizar uma série de elementos que são considerados fundamentais para tornar o ambiente convidativo e aconchegante. Veja como fazer isso:

Aposte na iluminação natural

Se você pretende inserir o conceito Hygge na sua casa, não pode, em hipótese alguma, esquecer da iluminação natural. Afinal de contas, esse elemento faz toda diferença no bem-estar. Portanto, opte por janelas amplas, abuse das aberturas e faça uso de cortinas fluídas e transparentes para deixar o ambiente mais iluminado.

Velas não podem faltar

Assim como a iluminação natural, as velas são imprescindíveis na decoração Hygge. Isso porque as velas aromáticas, por exemplo, são responsáveis por estimular nossos sentidos, proporcionando aquela sensação de aconchego, comodidade e intimidade no ambiente. Alguns nórdicos acreditam, ainda, que a época ideal para acendê-las é no outono e no inverno, pois são as estações em que a busca pela luz é inevitável, já que está sempre frio e escuro.

Faça uso de elementos naturais (flores, plantas e madeiras)

Os elementos naturais fazem toda a diferença no conceito Hygge, pois trazem consigo aquele ar de simplicidade que costuma deixar o ambiente bem mais leve e alegre. Dessa forma, você pode colocar algumas flores naturais sobre a mesa da sala, espalhar plantas pelos cômodos e também colocar texturas de madeira na parede.

Decore o ambiente com objetos que tragam boas recordações

O conceito Hygge também tem muito a ver com a nostalgia. Portanto, você deve manter por perto objetos que tragam boas memórias e proporcionem felicidade. Você pode colocar uma foto com seus familiares em um porta-retrato na estante, um item que já passou por todas as gerações da família ou até mesmo uma recordação de uma viagem que marcou sua vida, pois, como já foi dito, a palavra Hygge significa aproveitar os prazeres simples da vida.

Abuse dos tecidos na decoração

Como na Dinamarca costuma fazer bastante frio, os tecidos pesados são praticamente obrigatórios na decoração. Então, se você deseja inserir o estilo Hygge na sua casa, uma boa dica é colocar tapetes bem aconchegantes na sala, cobrir o sofá ou a cama com mantas e utilizar capas para cobrir as cadeiras.

Texto: Gear Seo