Gatos

Curiosidades sobre gatos que você precisa conhecer

Os gatos são seres únicos que nos surpreendem diariamente com sua personalidade e suas inúmeras habilidades. Seu aspecto selvagem e o seu caráter peculiar sempre geram muitas dúvidas entre pessoas que vivem com eles.

Nesse post vamos comentar 10 curiosidades dos felinos que você provavelmente não sabia.

Eles não bebem leite 

Embora a imagem de um gato bebendo leite esteja muito presente na mente de todos, a verdade é que o leite não é (nem de longe) o melhor elemento para os gatos durante o período de lactação, que dirá na fase adulta.

Quanto os gatos são filhotes, eles produzem uma enzima chamada lactase, que é responsável pela digestão da lactose do leite materno. 

Quando chega ao período de desmame, à medida que o gato cresce, essa enzima deixa de ser produzida até o ponto que o animal não está mais tão preparado para consumir leite.

Na verdade, o habitual é que eles em fase adulta se tornem totalmente intolerantes à lactose.  Portanto, não é recomendado dar leite para gatos!

Os felinos não sentem sabores doces 

Enquanto uma pessoa tem mais de 9.000 papilas gustativas, um gato tem menos de 500. 

Com isso, sua capacidade de reconhecer sabores é bem mais limitada. Além disso, os gastos produzem apenas uma das duas proteínas necessárias para assimilar informações sobre os sabores doces.

Sabores mais sensíveis no paladar dos gatos:

  • Amargo 
  • azedo
  • Salgado

Eles emitem sons, mas sua linguagem é basicamente corporal

Estima-se que os gatos podem emitir até 100 tipos de sons diferentes, muitos deles hoje em dia são atribuídos à comunicação com humanos ou outros gatos.

Apesar dessa surpreendente capacidade vocacional, os gatos usam principalmente a linguagem corporal para expressar suas emoções e percepções da realidade.  A linguagem corporal dos gatos é sofisticada e complexa.

Os gatos tem mais ossos que nós

Um gato adulto tem cerca de 230 ossos. Isso são 24 a mais que o esqueleto humano. Essa estrutura óssea, combinada com músculos bem desenvolvidos permite que os felinos tenham grande elasticidade.

O que faz eles saltarem grandes distâncias e alturas com facilidade e entrarem em espaço super pequenos com tranquilidade. 

Se você mora em apartamentos, é recomendado que você invista em rede de proteção nas janelas para evitar que seu felino sofra um acidente.

Por que eles enterram suas fezes?

A razão é simples e muito higiênica. Os gatos procuram enterrar as fezes para inibir o cheiro. Isso na natureza ajuda os felinos a ficarem longe de possíveis predadores, da mesma forma que outros gatos não vão conseguir encontrar seu território.

Embora os gatos domésticos não estejam expostos a esse tipo de perigo, eles mantêm esse comportamento natural  da espécie.

Gatos têm impressão digital… no nariz  

Cada pessoa tem uma composição única em suas impressões digitais e os felinos da mesma forma também carregam um design único e incomparável na pontinha do seu nariz. Considerado uma impressão nasal, é uma característica interessante dos felinos .

BIGODES COM FUNÇÕES IMPORTANTES

Você sabia que os bigodes do seu gato tem capacidades sensoriais? Assim como os cílios e os pelos que ficam sobre o queixo, esses pelos são como sensores de movimentos, que combinados com algumas células olfativas, permitem detectar diversas coisas ao redor.

OS GATOS PODEM ENXERGAR CORES

Os olhos dos gatos não possuem as células de cone vermelho, então eles não podem ver tons de vermelho e rosa. Mas como possuem células de cone azul e verde, são capazes de distinguir tons de amarelo, azul e verde.

GATOS SE ESFREGAM PARA MARCAR TERRITÓRIO

Os gatos se esfregam por vários motivos, mas o principal deles é para deixar o cheiro dele e marcar a pessoa ou objeto como uma coisa que faz parte do seu território. Então, se ele costuma se esfregar com frequência em você, saiba que você é dele.

Claro que, além disso, eles podem se esfregar para demonstrar afeto e confiança.

TE AMASSAM PORQUE TE AMAM

Quando são bebês, os fatos amassam os mamilos das mães para estimulá-los e com isso, poderem sugar mais leite. É um movimento natural que gera uma sensação de prazer e bem estar.

Quando o fato adulto “amassa” os humanos, é uma maneira de expressar que se sente calmo e à vontade em sua companhia, então, se um gato te amassa é porque ele te ama e compartilha esse momento com você com muito prazer.

Essas foram as 10 curiosidades sobre os felinos. Até a próxima!