Cross Docking: entenda o que é e como implementar

Sendo você um gestor da área de distribuição, faz parte da sua rotina promover estratégias de modo a definir os melhores caminhos a seguir em busca de excelentes resultados. Uma técnica que tem se destacado atualmente neste ramo é o Cross Docking.

Podemos dizer que esse é um processo usado para otimizar os custos e melhorar a eficiência na área de logística. Ainda não utiliza essa estratégia em sua empresa? Quer saber o que é o Cross Docking e como implementá-lo?

Continue a leitura deste artigo e saiba como essa modalidade de negócio pode ajudar você a driblar os desafios da logística e a buscar as melhores práticas de gestão para a sua empresa.

O que é o Cross Docking?

O Cross Docking é uma prática utilizada pelo setor de logística visando agilizar a distribuição das mercadorias. 

Seu intuito é acelerar o processo de logística, reduzindo o tempo desde o recebimento do produto no centro de distribuição (CD) até o seu transporte em direção ao consumidor final, sem a necessidade de estocá-lo.

Como funciona o Cross Docking?

Como foi dito anteriormente, a principal função do Cross Docking é permitir o deslocamento das mercadorias, em um prazo de até 24h, sem a necessidade de armazenamento. 

Essa modalidade, também conhecida como distribuição de fluxo, funciona da seguinte forma:

  • Os produtos são entregues pelos fornecedores;
  • Em simultâneo, as cargas são separadas;
  • Depois elas são organizadas pelas equipes;
  • Logo após são encaminhadas para a distribuição com destino ao consumidor final.

Com isso, vale ressaltar que as mercadorias geralmente saem para a entrega no mesmo dia, agregando vantagens práticas à rotina logística de uma empresa. 

Veja algumas vantagens do modelo Cross Docking 

Esse método possui diversas vantagens. Pensando nisso, listamos as mais importantes quando se fala sobre o tema. Continue a leitura e confira:

Agilidade na entrega

O tempo de entrega é menor que nos processos comuns, já que não há armazenamento de produtos e mercadorias.

Eficiência na qualidade da prestação dos serviços

Com a redução de processos, os serviços ganham mais eficiência e consequentemente as falhas reduzidas.

Redução de furtos, desperdícios e perdas de itens

Já que as mercadorias não ficam mais armazenadas no centro de distribuição, as chances de perda ou furto de mercadorias se tornam menores.

Redução dos custos de logística

Já que não há mais a necessidade de estoque, não há também a exigência de ter uma área para armazenagem de produtos, contribuindo para a redução dos custos em estrutura e mão de obra.

Em qual tipo de empresas o modelo Cross Docking funciona

O modelo funciona somente para empresas que trabalham com serviço de entrega para o consumidor, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição e também de e-commerce.

Embora seja um modelo eficiente, é preciso ter cautela para adotar o Cross Docking em uma empresa já que demanda investimentos, como locação de CDs, equipes e sistemas de controle.

Como implementar o Cross Docking?

Como vimos, existem muitos benefícios ao agregar a prática do Cross Docking às estratégias de sua empresa. 

Para que o método seja bem-sucedido, é fundamental que outras ações estratégicas sejam adotadas, por exemplo, uma comunicação interna e externa eficaz; capacitação dos colaboradores; atendimento de excelência ao cliente e investimento em um software de gestão.

O software W3ERP é um sistema de gestão completo, web, que permite organizar, sincronizar e integrar as informações em um único sistema.

O que você está esperando para revolucionar a sua gestão? Conquiste os melhores resultados, rapidez e qualidade em seus serviços. Entre em contato conosco e saiba mais informações sobre o software W3ERP.