celular

Cresce em 18% o número de celulares que utilizam rede móvel no Brasil

O Brasil tem quase 100% de cobertura com a conexão 4G. Em 2019, a rede móvel chegou a mais de 300 municípios e permitiu que mais pessoas consigam acessar a internet pelo celular.

Foram 24 milhões de linhas ativadas só no ano anterior, tanto que o país tem 154 milhões de telefones que se conectam no 4G, 43 milhões no 3G e 33 milhões por meio da internet fixa.

O crescimento do número de aparelhos conectados pelo 4G é facilmente explicado. Em algumas regiões brasileiras, não é possível obter a conexão via cabo. Assim, o smartphone se torna a única forma de acesso virtual e de comunicação da população.

Aumento do número de pessoas que têm celular

Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tendo como base o ano de 2018, constatou que quase 80% das pessoas com mais de 10 anos possuíam um telefone celular.

A região Norte do país foi a que mostrou um menor número de pessoas que possuem ou usam o aparelho. A explicação é a cobertura das operadoras de lá. Por mais que haja uma tentativa de para levar a rede 4G a mais cidades, 3% da população do Brasil ainda não tem acesso à internet móvel de quarta geração.

Acesso à internet unicamente pelo smartphone

Em 2019, um estudo realizado pela TIC Domicílios mostrou que cerca de 60% da população brasileira se conecta à internet apenas pelo smartphone. Inclusive, o uso de computadores para se manter on-line vem caindo ano após ano.

A pesquisa fez uma comparação e considerou que, em 2014, os computadores eram a principal forma de acesso à internet. Aproximadamente, 80% das pessoas usavam essa forma de conexão. 

Em 2019, o número foi reduzido pela metade, enquanto os smartphones saem na frente e se tornam a principal forma de acesso à internet.

Meta ultrapassada antes do esperado

As operadoras haviam feito um acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de que levariam a rede 4G a, no mínimo, 1.079 cidades até o final do ano de 2017.

Apesar disso, a meta foi ultrapassada antes do esperado: em 2016, esse total de municípios já era atendido. No ano passado, com o acréscimo de quase 350 cidades que receberam a internet de quarta geração, a cobertura 4G chegou a 4,7 mil municípios no Brasil.

Indicativos do crescimento do acesso à rede móvel pelo celular

Além da melhora na infraestrutura, que fica clara com o crescente número de pessoas que acessam a internet por meio de seus smartphones, tanto fora quanto dentro de casa, e o aumento também sinaliza outras situações.

Uma delas é que o uso dos computadores tende a cair cada vez mais, o que já foi observado na pesquisa feita pela TIC Domicílios. Então, o brasileiro irá optar por fazer tudo pelo celular, desde pagar contas, conversar com amigos e familiares, até mesmo, efetuar compras.

Desse modo, passa a ser necessário se adaptar a essa mudança. Assim, as empresas precisam pensar em páginas mobile friendly. Apesar de estar acontecendo gradualmente, a tendência é de um aumento do acesso à internet pelas redes móveis. 

No estudo realizado pelo IBGE, as poucas pessoas que não possuem um smartphone foram questionadas por esta escolha, ao que 28% respondeu que isso acontece devido ao alto preço dos aparelhos

Um número menor de entrevistados não têm seu próprio smartphone por não possuir interesse na tecnologia, por não saber usá-lo ou por fazer o que precisa no aparelho de outra pessoa.

Ainda assim, quanto mais a rede móvel se espalha pelo Brasil e chega a mais municípios, especialmente, aqueles em que é difícil ter conexão banda larga fixa, a tendência é ver mais interessados em ter um aparelho portátil para acessar a internet. 

Texto: Gear Seo