Contabilidade para pequenos negócios: por que é importante?

Como você faz a contabilidade de sua empresa? Você considera essa atividade muito burocrática e trabalhosa? E o custo da contabilidade em seu negócio, é muito alto?

A contabilidade é um aspecto extremamente importante para o sucesso de qualquer negócio, inclusive para as empresas de pequeno porte. 

Na verdade, muitos empreendimentos não chegam nem ao terceiro ano de vida justamente por não contarem um bom serviço contábil de qualidade. Afinal, os demonstrativos contábeis são fundamentais para se manter um bom controle da saúde financeira de sua empresa. Por meio deles, é possível apurar indicadores de desempenho financeiro e monitorá-los continuamente.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é e qual a importância da contabilidade para pequenos negócios. 

Continue a leitura e confira também por que a contabilidade online tem sido uma boa opção para empreendedores que estão começando agora.

O que é e qual a importância da contabilidade para pequenos negócios 

A contabilidade é uma prática que tem como um de seus principais objetivos garantir que a empresa esteja em dia com suas obrigações financeiras e tributárias.

Por meio da contabilidade, é possível minimizar os atritos entre a empresa e seus processos burocráticos, evitando problemas com a complexa legislação brasileira. 

Com a contabilidade, evita-se também tomar decisões que coloquem em risco a saúde financeira do negócio. Assim, o contador pode atuar orientando o empresário sobre como investir de maneira inteligente e obter os melhores retornos.

No caso das empresas de pequeno porte, a contabilidade será fundamental para a estruturação qualificada desse negócio. Afinal, é através dela que o empresário poderá garantir uma gestão tributária mais eficiente, além de ter acesso a informações valiosas que vão direcionar as estratégias de crescimento da empresa. 

Portanto, a importância da contabilidade para sua empresa vai muito além de uma obrigação burocrática, auxiliando também em sua gestão de forma estratégica.

11 vantagens da contabilidade para pequenos negócios

Para que você possa entender melhor a importância da contabilidade para pequenos negócios, veja a seguir as principais vantagens que ela oferece para empresas de pequeno porte. 

  1. Maior confiabilidade no cálculo dos pagamentos e das obrigações tributárias e financeiras;
  2. Maior entendimento sobre a legislação brasileira;
  3. Demonstrativos e escriturações sempre em dia e de acordo com as normas vigentes;
  4. Redução da burocracia para conseguir linhas de crédito;
  5. Auxílio na escolha do melhor regime tributário;
  6. Otimização dos recursos disponíveis;
  7. Mitigação de desperdícios;
  8. Maior facilidade na hora de declarar impostos;
  9. Fluxo de caixa mais bem organizado;
  10. Melhoria na gestão de indicadores de desempenho financeiro;
  11. Tomadas de decisão mais assertivas e bem fundamentadas;

Contabilidade online para pequenos negócio: vale a pena?

Uma opção que vem conquistando o gosto de muitos empreendedores, principalmente os de pequeno porte, é a contabilidade online.

Feita totalmente em ambiente virtual, a contabilidade online surge como uma alternativa mais econômica para quem deseja contratar um serviço contábil de qualidade. 

A contabilidade online não depende de um espaço físico para o escritório funcionar, o que reduz os custos dos serviços e o torna mais acessível.

Mas será que vale mesmo a pena investir em contabilidade online?

Confira a seguir as principais vantagens dessa modalidade e tire suas próprias conclusões:

1 – Acesso 24/7

O acesso às informações contábeis da sua empresa ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, na plataforma virtual. 

Para acessá-la, basta estar conectado à internet. Não há necessidade de esperar o horário comercial para solicitar algum dado ou esclarecer qualquer dúvida sobre a contabilidade da sua empresa.

2 – Segurança das informações 

Quando falamos em ambiente virtual, uma dúvida que costuma surgir é em relação à segurança das informações que ficam disponíveis na plataforma.

Pois bem, no caso da contabilidade, todos os dados da sua empresa ficam armazenados na nuvem e o acesso é restrito a você e ao seu contador.

3 – Preço do serviço mais em conta

Conforme já mencionamos neste artigo, os custos para prestar um serviço de contabilidade online geralmente são menores do que aqueles observados na contabilidade tradicional.

Isso se deve, principalmente, ao fato de que o contador não precisa arcar com uma estrutura física para o seu escritório e nem se deslocar até o contratante. Tudo é feito de maneira remota via internet.

4 – Agilidade nos processos contábeis 

Como as informações relacionadas a notas fiscais, declarações de impostos, faturamentos, contas a pagar e afins estão armazenadas em uma única plataforma, fica muito mais fácil e ágil executar os processos contábeis.

Agora que você já sabe mais sobre contabilidade para pequenos negócios, não deixe de lado esse aspecto fundamental para o sucesso da sua empresa.

Lembre-se de que a contabilidade online pode ser uma alternativa interessante e capaz de atender as necessidades contábeis do seu negócio. 

* Este post foi escrito pela equipe do Qipu uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *