Comprar ou alugar uma máquina para a empresa?

Quando a empresa precisa de uma máquina, seja para o processo produtivo, ou na logística, sempre é feito um estudo de viabilidade para CAPEX. Com o objetivo de responder a pergunta, o que é mais vantajoso, comprar ou alugar uma máquina para a empresa?

Nesse momento é preciso que os diretores e sócios se desprendam de dogmas previamente adquiridos e avaliem a situação financeira, nua e crua.

Muita pessoas, com idade mais avançada, vão preferir comprar máquinas e equipamentos, por princípios, mas isso não significa que é o mais vantajoso sempre.

Ao contrário dessas, alguns jovens, vão escolher sempre a locação, pela agilidade que a locação trás, resolução rápida de problemas e atualização constante do item locado.

Então é preciso demonstrar matematicamente qual a melhor opção, se comprar ou alugar uma máquina para a empresa.

Nessa conta não se coloca apenas os valores financeiros, mas sim os fatores estratégicos também, pensando na segurança da operação e sua continuidade ao longo do tempo.

Esse assunto é o que pretendemos abordar neste artigo para auxiliar empreendedores e diretores de empresas a tomarem suas decisões com novos elementos na balança.

O que é capex

Capex é o investimento da empresa em bens de capital, vem do termo em inglês “capital expenditure”, ou seja, na compra de bens de capital, máquinas e equipamentos que serão usados para transformar ou movimentar matéria na atividade produtiva ou acessória.

Comprar ou alugar uma máquina?

Para decidir entre comprar ou alugar uma máquina, vários fatores devem ser analisados para saber qual a melhor opção caso-a-caso.

Financeiramente

No estudo de viabilidade financeira deve-se analisar o montante de dinheiro a ser investido, o juros pago na compra da máquina, os impostos, como a diferença estadual de ICMS, e o frete.

Além disso deve-se considerar os custos de manutenção do equipamento. É muito comum cometer o erro de ver apenas o preço de compra, inicial, sem pedir o plano de manutenção da máquina para os próximos 5 anos.

Por esses motivos que muitas vezes compensa muito mais, financeiramente, alugar uma máquina ao invés de comprá-la.

Ao considerar o tempo de máquina parada para manutenção, que é reduzido e controlado na locação. Estoque de peças de desgaste que devem ser compradas antecipadamente e mantidas na empresa.

Todo o custo de aquisição, com juros do financiamento, frete e impostos, a locação pode ser mais viável financeiramente, a depender do preço de locação oferecido.

Outrossim, muitas empresas de locação possuem margens de lucratividade muito alta e cobram caro por suas locações de máquinas. Então, nesses casos, vale mais a pena a compra da máquina, tirando da equação o lucro da empresa locadora.

Atividade principal da empresa

Um fator a ser considerado nessa decisão estratégica é se a utilização dessa máquina tem a ver com a atividade principal da empresa, ou não.

Se a empresa já possui uma equipe de mecânicos e engenheiros, por exemplo, uma fábrica de empilhadeiras, ou uma fábrica de motos, esses recursos podem ser utilizados para cuidar das máquinas da empresa.

Mas se é uma empresa de informática, de vendas on-line por exemplo, um e-commerce, não faz sentido comprar máquinas para a operação logística, como empilhadeiras e caminhões, a terceirização é o mais indicado.

Ao mesmo tempo para essas empresas de informática é muito mais vantajoso comprar os computadores e seus próprios servidores, isso porque sua equipe tem vasta experiência com isso.

Quando que para as empresas de fabricação de empilhadeiras e motos seria mais vantajoso alugar todos os computadores de uma empresa, ou terceirizar o departamento de TI, ter um servidor em nuvem ao invés de um servidor físico.

Otimizar os equipamentos disponíveis

Outra possibilidade que a empresa pode estudar, ao invés de alugar ou comprar novas máquinas, seria otimizar as que já possui.

Por exemplo, uma empresa de logística que possui muitas empilhadeiras dentro de um centro de distribuição e quer comprar mais máquinas pois o seu volume de movimentação aumentou.

Uma opção seria usar bateria de lítio para empilhadeira nas máquinas, aumentando a produtividade de casa equipamento, evitando a perda de tempo com troca da bateria de chumbo ácido, pois a tecnologia da bateria de lítio dispensa troca de baterias.

Então a otimização pode ser sim uma opção viável, para isso a contratação de uma consultoria especializada é recomendada para que o estudo seja feito de maneira aprofundada.