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Composições e proteção para ambientes escolares infantis

Desde pequenos somos colocados em ambiente escolares e passamos um grande período de nossas vidas nessas instituições.

No Brasil é obrigatório que as crianças e adolescentes estejam regularmente matriculados em alguma instituição escolar, estando sujeitas a ações do conselho tutelar regional caso isso não aconteça.

Em alguns casos, os pais necessitam que os seus filhos entrem nas escolas ainda mais cedo.

Quando esses pais trabalham o dia inteiro, em mais de um período, e não tem nenhum familiar ou amigo para deixar as crianças nesse período, eles precisam de instituições que ofereçam o serviço educacional quando seus filhos são ainda bebês.

Por isso, existem escolas para todas as idades, começando com 6 meses de idade e indo até, em média, os 17 anos, dependendo da aprovação regular dessas pessoas durante os anos escolares.

Quando os pais precisam colocar seus filhos logo cedo nas escolas, eles precisam encontrar uma creche estudantil. As creches separam os bebês por idade, para facilitar a interação entre eles e também deixar mais prático o cuidado dos profissionais.

Divisões necessárias

 Uma dessas divisões nas creches, é o maternal 1, que engloba bebês de 1 até os 2 anos de idade.

Essa é uma idade bastante difícil de lidar, já que os bebês ainda estão em fase inicial de desenvolvimento, muitas vezes não sabem andar, falar e choram bastante.

Por isso, é fundamental que os profissionais que trabalham nessas salas sejam especializados, e saibam como lidar com as situações adversas que surgirão.

Esses profissionais devem ter um leque bastante aberto de opções do que fazer com as crianças durante o período em que elas estão nas escolas.

Dessa forma, elas devem pensar e planejar atividades para maternal 1, que devem estimular, principalmente, a criatividade e a diversão dos pequenos.

Os playgrounds e parquinhos das escolas auxiliam nessas atividades, já que as crianças costumam se entreter bastante nesses espaços.

No entanto, é preciso também fugir um pouco do óbvio e pensar em atividades um pouco “fora da caixinha”, que estimule esses bebês em diversos campos.

Esse leque variado de atividades deve abordar os demais períodos em que os bebês ficam nas creches.

Normalmente, eles permanecem até os 6 ou 7 anos de idade, passando para o ensino fundamental, que se difere totalmente dos ensinamentos passados nas escolas infantis, introduzindo algumas matérias tradicionais escolares, tais como:

  • Estudos matemáticos;
  • Linguísticos;
  • História do brasil e do mundo;
  • Ciências biológicas;
  • Geografia.

Ainda no período infantil, e também nas escolas fundamentais, o estímulo à criatividade e ao desenvolvimento cognitivo é fundamental.

Por isso, as atividades propostas também devem abordar campos que saem um pouco do lugar comum, explorando não apenas os ensinamentos tradicionais como os listados acima.

Atividades de estimulação sensorial, por exemplo, são atividades bastante recomendadas para bebês e crianças em desenvolvimento, já que essas atividades proporcionam uma maior capacidade dos pequenos de entender alguns aspectos fundamentais do próprio corpo e de como funciona o mundo ao redor.

Diversas atividades existem nesse campo, como brincadeiras em baldes d’água, pintura, brinquedos de encaixar, entre outros.

Para que eles tenham a melhor experiência possível nessas atividades, é preciso que os professores e educadores prestem bastante atenção no que eles estão fazendo, não apenas passando a atividade e desviando o foco principal que é o desenvolvimento dessas crianças.

Os resultados são aparentes, e rapidamente os bebês começam a mostrar uma melhor capacidade sensorial, aprimorando cada vez mais e melhorando o “desempenho” nessas atividades sensoriais.

Segurança para todos

A função desempenhada pelos educadores e demais profissionais das escolas é fundamental para que crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento propício.

No entanto, para que esses profissionais consigam desenvolver as atividades de maneira tranquila e cômoda, é preciso que as escolas proporcionem um ambiente favorável.

Além de instrumentos para ajudar os trabalhadores nas atividades com os pequenos, é essencial que existam composições de proteção dos espaços, para todos os que estão presentes nos ambientes escolares.

Essa composição é imprescindível para que os educadores se sintam confortáveis em atuar no tempo de trabalho proposto, e existe uma série de ideais que podem ser aplicados, como câmeras de vigilância para monitorar as ações das escolas, seguranças particulares para resolver possíveis problemas, um sistema anti incêndio.

O sistema anti incêndio é fundamental, já que problemas relacionados ao fogo são bastante perigosos para todas as pessoas.

Dispor, por exemplo, de extintores de incêndio, que precisam passar regularmente pelo controle de recarga de extintores, é fundamental para que seja feito rapidamente o controle de focos de incêndio no interior das escolas.

Em muitos locais os extintores são inclusive obrigatórios, e nas escolas isso não é diferente.

Como vários problemas podem causar incêndios, e muitas vezes é difícil identificar como isso pode ocorrer, é essencial que a recarga extintor esteja sempre em dia, dando aos aparelhos total capacidade de serem utilizados da maneira adequada.