excell

Como usar o Excel passo a passo

No mundo de hoje é quase impossível viver sem um computador ou celular que realiza muitas funções parecidas. Tendo grandes ferramentas como o pacote Office que oferece o Excel como uma delas, as empresas buscam cada vez mais pessoas capacitadas.

Essa pessoa deve saber como usar passo a passo o Excel, para que assim possa ficar mais organizado alguns tipos de trabalho da empresa, como resumir algumas coisas em gráfico ou ter mais controle de dados.

Então você saberá usar o Excel seguindo todos os passos que mostraremos.

Como usar o Excel passo a passo

Aqui teremos algumas informações introdutórias e relevantes. Entretanto é justo dizer que todo o trabalho e possibilidades envolvendo o Excel são variados demais para um só texto.

Sendo assim, a minha dica é que você procure por um bom curso de excel, que realmente entregue uma capacidade profissional para suas atividades.

O que é o Excel?

O Excel é uma das ferramentas do pacote Office, criada em meados da década de 80 por Dan Bricklin, embora muitos erroneamente acham que foi Bill Gates,

Esse tipo de programa foi desenvolvido para Windows em 1987, é um tipo de planilha organizadora que substitui uma folha e poupando o uso de lápis, caneta e até cálculos manuais. Por isso se tornou uma grande ferramenta usada por muitos tipos de empresas.

Dessa forma, o Excel tem a finalidade de organizar tudo, em colunas e linhas, utilizando cálculos matemáticos com fórmulas. Assim, esse tipo de programa contribui para passar tudo informatizado para a empresa, contribuindo na formação de dados.

Essa informação de dados é muito importante no momento porque antes não tinha esse mecanismo, pois era manual, que usava até gravetos e alguma pasta para organizar. Mas hoje o Excel possibilita uma grande formatação arranjada de folhas de cálculo.

Infelizmente nem todas as micro, pequenas e médias empresas usam Excel, porque algumas pesquisas mostram que apenas 61% delas utilizam essa grande ferramenta.

Com esse tipo de planilha você pode organizar todas as entradas e saídas da empresa, sem cometer os mesmo erros que poderiam acontecer se fosse de modo manual. Além disso, seria mais caro e perderia tempo em consertar falhas.

Além do mais, com o Excel você pode criar gráficos, gerar código de identificação e automatizar fórmulas. Tudo isso evita perdas de tempo, por isso que muitas pessoas usam para controlar tarefas diárias, lembrando do horário e de provas.

Viu como o Excel é importante, imagine você organizando as suas finanças e fazendo cálculos automatizados possibilitando economia de dinheiro? Então aprenda Excel em algum curso, vai ser muito bom.

Como ele funciona?

O Excel tem como principal atividade simular tabelas simples, feitas de linhas e colunas, onde você visualiza as informações de acordo com a disposição que você deseja.

Logo na parte de cima do programa você perceberá uma barra de menu e ferramentas com funções para te ajudar no uso.

Então você verá a guia de início, nela tem algumas funções como: Alterar a cor da fonte, tamanho da letra, mexer no alinhamento do texto, copiar, colar, adicionar negrito.

O guia inserir é onde você achará algumas coisas como: Tabela, que pode ser dinâmica ou não, ilustrações que possui opção de imagens, Smart e instantâneo, formas, clip art.

Também você encontrará o grupo dos gráficos, eles terão formas de pizza, áreas, barras, linhas e etc, além de uma opção no menu para inserir gráficos.

Já os minigráficos tem as opções de coluna, linhas, inclusive vê o seu lucros e perdas.

Além disso, há a opção de links, textos, filtros, e símbolos que podem ser inseridos.

O guia de layout proporciona alguns temas que normalmente são: Fontes, efeitos,cores. Além disso, tem algumas opções como tamanho, área de impressão, plano de fundo, quebras, imprimir títulos.

Tem o grupo  redimensionar, ajustar e organizar, esse é um modo de fazer com que a página fique certinha no devido lugar, ajustando largura e comprimento. 

Assim você pode organizar para impressão ou configurar, mas para organizar tem a função de recuar, alinhar, girar e agrupar.

Guia dos dados. Neste você tem a opção de conexões e obter dados externos, classificar e filtrar, conexões, estrutura de tópicos, ferramentas de dados.

As guias fórmulas. Nela você terá nomes definidos, auditoria de fórmulas, biblioteca de funções, cálculos.

Já os guias de revisão e exibição trabalho com: revisão de texto, idioma, alterações, comentários, além de opções de régua, zoom, janela, modo de exibição, macro.

A importância do Excel no mercado de trabalho

Como já foi dito, o Excel ajuda muito as empresas a organizarem seus dados, por isso ela se tornou uma grande planilha eletrônica.

Ela pode ser usada em diversos meios como:

Na área de finanças, usando em todo tipo de empresas, ajudando no controle de cadastro de funcionários, folha de pagamento, plano de desconto, também é usado para montar sistemas de caixas bem elaboradas e extensas, mantendo entrada e saída de dinheiro.

Isso possibilita um controle de sua empresa, deixando cada vez mais os relatórios detalhados como modelos prontos para cada período de tempo estabelecido.

Outro meio muito importante em que essa ferramenta é bem utilizada é na Logística, controlando as informações e diminuindo a possibilidade de erros que podem custar caro. 

Por isso ajuda no gerenciamento de entrada e saída e  controle erros na cadeia de informação.

Além disso, o Excel contribui muito para a mensuração e controle de dados, Porque toda a nossa vida está em algum lugar no sistema, imagine como controlar toda essa informação.

Essas informações que são de sites, link que você criou, redes sociais, endereços digitais de todos os modos podem ser muito bem controlados através do programa avançado de planilha.

Isso deixa os dados mais organizados e melhora a rapidez no acesso em que pretende, assim diminui a lentidão e evita travamentos. Inclusive o Excel tem alguns programas que melhoram ainda mais todo o sistema, para que seja mais rápido.

Viu como é importante conhecer essa grande ferramenta, então você pode fazer um curso que está à disposição de todos na internet. Mas se preferir ir mais profundo, busque o conhecimento da informática completa.

Esses cursos mais completos te possibilitará a ter mais desenvoltura e te ajudará a melhorar o seu currículo.

Conclusão

Gostou da nossa abordagem de como usar Excel passo a passo? Certamente essa é uma ferramenta muito importante do pacote Office, bem como uma parte fundamental de todo o conhecimento da informática.

Diante do que foi apresentado, uma coisa que você pode fazer é enriquecer o seu conhecimento com um bom curso de informática online e estar mais preparado para o mercado de trabalho.

Um curso de excel avançado não é nada mal, e pode fazer com que você consiga ter resultados de verdade para seu currículo também. Você será capaz de criar até mesmo Scripts que criem programas dentro do próprio Excel.

No mais é isso, te desejo muito sucesso!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.