imobiliárias

Como serão as imobiliárias do futuro

Você já parou para pensar que quase todos os processos que conhecemos, atualmente, estão passando por uma revolução devido à tecnologia? Isso acontece na forma como pagamos contas ou até como pedimos comida. Logo, não seria diferente com as imobiliárias.

Por isso, está cada vez mais comum procurar apartamentos pela internet. Afinal, todas as imobiliárias já estão presentes nos meios digitais. Por mais que algumas sejam resistentes enquanto às mudanças, elas sabem que isso é inevitável. Os próprios locatários já anseiam por essa adaptação virtual.

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos uma perspectiva de como serão as imobiliárias do futuro e de que maneira alguns processos serão adaptados. Se você possui interesse no assunto, está no lugar correto. Continue a leitura para descobrir ainda mais!

100% on-line

Como citado anteriormente, os nossos hábitos estão mudando devido à tecnologia que já temos no nosso cotidiano. Não demorará muito para que o mesmo processo ocorra com as imobiliárias. Por isso, os estabelecimentos do futuro serão 100% on-line.

Dessa forma, uma sede física não será mais necessária. Ou seja, todo o processo de consulta de imóveis, os documentos a serem assinados e a documentação a ser enviada ocorrerá por meio de plataformas digitais, seja mediante sites ou aplicativos para smartphones.

O único contato presencial acontecerá na visita do imóvel pretendido. Contudo, nesse caso, as partes interessadas se encontrarão apenas no momento da vistoria. Todo o agendamento anterior será feito, novamente, por plataformas digitais.

Menos burocracia

Um dos grandes problemas das imobiliárias atuais é a grande burocracia na hora de alugar um imóvel. Todo esse processo cansativo faz com que muitos desistam de alugar ou até comprar um novo lar. 

Nas imobiliárias do futuro, isso não existirá. Desse modo, algumas solicitações, como alto número de fiadores e documentos além do necessário, não serão mais realidade. 

No entanto, todo o processo de locação ou venda ocorrerá de acordo com padrões, assegurando que o contrato seja seguido. O grande diferencial são as novas soluções encontradas por essas imobiliárias para facilitar a vida dos locatários.

Big Data

O conceito de Big Data pode ser definido como um conjunto numeroso de dados que, pela sua complexidade, exige ferramentas desenvolvidas especificamente para lidar com volumes grandes. Nestes meios, toda e qualquer informação pode ser analisada.

Os dados dos consumidores já estão sendo considerados o grande ouro do século XXI. As imobiliárias do futuro também se aproveitarão dessa grande mina. Um dos exemplos é a possibilidade de escolher um apartamento para os interessados, usando como base as últimas pesquisas realizadas no site.

Outra possibilidade é escolher um imóvel perfeito baseado na faixa-etária e na localização utilizada para acessar o site e/ou aplicativo da imobiliária. Dessa forma, o processo de busca será aprimorado e facilitado.

Todos esses processos respeitarão a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já entrou em vigor no Brasil. Assim, todas essas informações serão enviadas para as imobiliárias com concessão dos usuários, que permitirão o compartilhamento delas.

Visitas virtuais

Além da opção de visitar os imóveis presencialmente, as imobiliárias do futuro apresentarão a opção de visitas virtuais. Como elas acontecerão? Nesse caso, os corretores precisarão dominar algumas tecnologias, como exibição de vídeo, guiando um passeio virtual pelo local.

As dúvidas, como quantas tomadas há no lugar, qual é o estado dos armários, etc, serão respondidas pelo próprio corretor. A ideia é que o novo inquilino conheça fisicamente o novo local pretendido apenas no momento da mudança. 

Essa opção será ideal, por exemplo, para quem reside em outro estado e precisa alugar um espaço urgentemente. Resumindo: todo o processo será mediado à distância.

Texto: Gear Seo