trabalho

Como se atualizar para o mercado de trabalho brasileiro

Muitos brasileiros têm se questionado sobre como se atualizar nos dias de hoje. Há vagas de emprego atualmente? É possível migrar de área? Como está o mercado de trabalho?

Aproximadamente dez milhões de pessoas, no território nacional, estão fora do mercado de trabalho, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Diversos elementos podem justificar essa taxa e a falta de qualificação é algo determinante.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) projeta que até 2023 serão criadas mais de 400 mil vagas de emprego.

Todavia, somente 100 mil serão ocupadas por trabalhadores devidamente capacitados para esses cargos.

Uma procura rápida na internet aponta inúmeras plataformas que mostram como se atualizar nos dias de hoje em casa e sem gastar muito.

E o interessado pode acompanhar o conteúdo mirando algumas vagas de trabalho específicas sem alterar o seu cotidiano pessoal e profissional.

Setores que mais oferecem vagas de emprego

Conforme estimativa do Senai, algumas áreas devem ampliar a busca por profissionais qualificados no país nos próximos anos.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial indica que esse efeito deve ocorrer nos setores de construção civil, setor de alimentos e tecnologia da informação (TI) e/ou engenharia da computação.

Além disso, o relatório do Senai ainda mostra outro aspecto relevante. Não basta somente saber como se atualizar nos dias de hoje profissionalmente.

Essa preocupação não pode se limitar a competências técnicas, é indispensável se qualificar também para competências socioemocionais, cada vez mais solicitadas e relevantes.

Como se atualizar nos dias de hoje?

Senai

Um exemplo é o próprio Senai que oferece cursos com durações que oscilam de 20 dias até um ano.

A grade de cursos disponibilizados considera a tendência de vagas de emprego disponíveis, além de proporcionar a atualização de pessoas que já estão no mercado de trabalho.

Vale salientar que os cursos do Senai podem ser encontrados no loja.mundosenai.com.br.

Ao finalizar o programa de ensino, o interessado recebe um certificado que pode servir para aproximá-lo de uma nova contratação e/ou promoção na atual ocupação.

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) também é uma excelente opção para quem quer entender como se atualizar nos dias de hoje.

Com uma plataforma recheada de conteúdo importante e cursos gratuitos tanto online quanto pelo WhatsApp, o profissional pode se atualizar, adquirir novos conhecimentos e apresentar certificados de conclusão.

O Sebrae possui uma área inteiramente voltada para capacitação profissional com ‘trilhas’, Webinar, e-books, vídeos, cursos presenciais e online para Microempreendedor Individual (MEI) ou quem pretende abrir seu próprio negócio, universitários, professores e profissionais dos mais variados segmentos. 

Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma entidade de educação profissional aberta para toda a população brasileira.

A unidade de ensino a distância (EaD) conta com inúmeros cursos gratuitos para quem está buscando por novas vagas de emprego.

Conforme o portal do Senac, o interessado pode fazer a sua inscrição e participar do curso conforme a sua disponibilidade de tempo.

Ao finalizar o conteúdo, ele receberá um certificado aceito em todo o país. As qualificações disponíveis são voltadas para os segmentos de turismo, hospitalidade, saúde, gestão de negócios, meio ambiente, comunicação e tecnologia da informação.

Facebook for Business

O Facebook continua como uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros atualmente.

Além de grupos locais para acompanhar anúncios de vagas de emprego, o cidadão também pode aproveitar a sua conta na mídia social para saber mais sobre marketing, publicidade e negócios digitais.

O Facebook possui um espaço chamado ‘Facebook For Business’ em que oferece oficinas e cursos de marketing digital, anúncios e vendas pela internet de maneira gratuita.

A pessoa aprende mais sobre os mecanismos existentes na rede social, propaganda paga, público-alvo e como promover o engajamento em campanhas.

Linkedin Learning

Como se atualizar nos dias de hoje passa também por ter um perfil ativo e bem elaborado no Linkedin, a famosa ‘rede social profissional’.

O usuário pode mostrar propriamente que está aberto para novas ofertas de trabalho, entrar em grupos do seu interesse, seguir e se relacionar com pessoas que tenham interesses em comum e acompanhar as atualizações das empresas que tenciona atuar.

No entanto, o Linkedin Learning amplia essa experiência com oferta de conhecimento focado em trabalho remoto, cooperação, produtividade, trabalho em equipe e gestão de tempo.

Quando o usuário realiza todas as oficinas que integram esse espaço, ganha um certificado. Além disso, a rede ainda fornece dinâmicas focadas em recolocação e qualificação profissional.

Instituto Legislativo Brasileiro

Essa última recomendação tende a ser ainda mais interessante para profissionais do meio jurídico, político ou de administração pública.

Afinal, o Senado Federal tem uma plataforma com cursos online e gratuitos para atender a população. A lista de temas inclui Relações Internacionais, Direito Constitucional, Noções de Política e muito mais. 

Qualquer brasileiro pode acessar e se matricular no Instituto Legislativo Brasileiro, uma vez que entender a estrutura brasileira pode se tornar um diferencial em uma entrevista de emprego e/ou processo seletivo.