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Como o brasileiro está fazendo compras pela internet?

Dados apresentados pela PNAD Contínua TIC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — Tecnologia da Informação e Comunicação) mostram que o celular se tornou a principal forma de acesso à internet. 

Realizada em 2018, a pesquisa mostrou, inclusive, que há um maior número de pessoas, com 10 anos ou mais, que usam o aparelho para navegar. Isso significa dizer que comprar pelo celular se tornou algo comum. Afinal, são apenas alguns cliques em um objeto que está sempre na sua mão.

Quando a compra pela internet surgiu, existia certa desconfiança e medo de ter dados pessoais e cartões roubados. Hoje, as pessoas se sentem mais seguras e dão preferência pela compra on-line em vez da presencial.

Por que o celular se tornou a principal forma de compra?

Existem regiões brasileiras em que não é possível instalar a internet fixa, no entanto, há sinal de celular. Assim, para que as pessoas se mantenham conectadas e levem uma vida normal, o aparelho se tornou a melhor opção para fazer compras.

A pesquisa da PNAD Contínua TIC ainda afirma que, na área rural, quase 98% das pessoas usam o celular para acessar à internet. O valor é muito próximo do identificado nas cidades, que ficou em 98,1%.

Assim, o smartphone se tornou a principal forma de compra on-line, já que, independentemente do local de habitação, o acesso à rede é feito pelo aparelho. 

Uma segunda pesquisa, realizada pela Ipsos, em nome do PayPal, entrevistou 2 mil consumidores e 500 lojistas brasileiros. Por meio das informações obtidas, foi possível constatar que 80% das pessoas que compram pela internet utilizam smartphone.

Esse dado ficou mais claro quando comparado com uma terceira pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostrou que os smartphones são a principal forma de acesso à internet para os brasileiros. 

O que isso sinaliza para as empresas?

O aumento no número de pessoas que possuem um celular com acesso à internet mostra para as empresas que é necessário se atualizar. Ou seja, um site responsivo, que funcione bem nos navegadores dos smartphones, é indispensável. Além disso, é preciso estar presente nas redes sociais.

Quem se atentou a essa mudança de comportamento do consumidor e passou dar mais atenção ao mobile, certamente, saiu na frente. Mesmo em uma casa na qual o morador tenha internet fixa e móvel, geralmente, a maioria de suas compras são feitas direto do celular, pela praticidade.

A Ipsos identificou que 74% dos lojistas brasileiros, dentre a amostra de 500 selecionados para a pesquisa, já têm sites em versão responsiva. Aliás, eles repassaram que 44% das vendas que realizam acontecem por meio dos smartphones.

Qual será o futuro do comércio brasileiro?

Dentre outras informações que a Ipsos obteve com sua pesquisa, 60% dos consumidores afirmaram que fazem quase tudo pelo celular: pagam contas e fazem compras, minimamente, uma vez por semana. Ademais, 43% dos entrevistados afirmou que, além de comprar on-line, utilizaram as redes sociais para isso. 

Como foi realizada no mundo todo, e não somente no Brasil, a Ipsos conseguiu identificar que o nosso país está muito próximo da média global de consumidores que compram on-line. Cerca de 92% dos brasileiros afirmaram fazem compras pela internet, contra 95% da média mundial.

Segundo Thiago Chueri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, “o Brasil vem se posicionando para ser um mercado importante para o comércio on-line. Trata-se de uma sociedade entusiasta da tecnologia móvel e que tem no smartphone um amigo inseparável”.

Todas as informações resultantes das duas pesquisas, tanto da Ipsos, quanto da PNAD Contínua TIC, mostram que os brasileiros têm grande tendência de continuar comprando por meio de seus celulares. Assim, as empresas precisam estar preparadas para atender essa mudança de comportamento de forma prática e eficiente.

Texto: Gear Seo