Como funciona um curso de panificação online?

O curso de panificação online é uma opção para quem deseja ter uma renda extra, abrir o próprio negócio ou até se inserir no mercado de trabalho. Além disso, as versões remotas permitem que mais pessoas tenham acesso a esse curso e aos seus benefícios. 

Pois bem, o curso de panificação online oferece modelos para aprender os principais conceitos e práticas para realizar os trabalhos de uma padaria ou uma confeitaria de pães. Para facilitar o entendimento, siga a leitura! 

Como funciona?

O curso de panificação online acontece através de aulas remotas e materiais disponíveis com os principais conteúdos. 

Ele ensina os procedimentos realizados em uma padaria para a confecção de pães. Ademais, alguns cursos também podem trazer receitas de outros produtos que uma padaria oferece aos seus clientes, por exemplo:

  • Bolos;
  • Tortas;
  • Baguetes;
  • Doces;
  • Entre outros.

Com isso, depois da conclusão do curso, o profissional terá aptidão para trabalhar nesse setor, além de produzir os próprios alimentos e ainda se destacar como um grande concorrente para entrar em um estabelecimento deste mercado.

Carga horária: entenda como acontece

O Brasil possui uma lei que proíbe um curso online de ultrapassar uma carga horária de 280 horas. Mas para um curso de panificação online a sua demanda é bem menor que essa quantidade.

Entretanto, pode variar de plataforma para plataforma, mas mesmo a carga horária é de aproximadamente de 60 a 70 horas no máximo. 

Além disso, a prática das receitas não está inclusa nesse tempo, mas é importante ter ideia dessa demanda, pois a prática é primordial para a aprendizagem. 

Ademais, a maioria desses cursos possuem certificado, mas ainda sim é preciso conferir isso antes de realizar a matrícula. Vale ressaltar que os com maior qualidade são aceitos em todo o território brasileiro. 

Conteúdo de um curso de panificação online

Em um curso de panificação online você aprende diversos conteúdos para atuar e realizar receitas de uma padaria. Entre os principais estão os seguintes:

Fundamentos

O curso ensina alguns fundamentos e traz elementos de aprendizagem para a introdução da panificação. 

Ingredientes necessários 

Um dos principais módulos é o que explica quais são os ingredientes necessários e para que servem. 

Suplementos de panificação

O aluno aprende quais aditivos são necessários para as massas crescerem, portanto é um módulo primordial. 

Higienização

Para a realização dessas receitas é preciso ter vários cuidados com a higienização, pois é um dos principais fatores para qualidade dos seus produtos.

Cálculos de quantidade de ingredientes

Algumas receitas demandam algumas quantidades específicas de ingredientes, e para realizar mais porções é preciso calcular quanto vai precisar de cada um. 

Modos de preparo de massas 

Esse módulo ensina o preparo das principais massas de pães, ou seja, algo muito mais do que primordial para quem quer atuar nessa frente.

Receitas de pães e outros alimentos 

No curso, você também encontra receitas de diferentes pães e até de bolos, doces e salgados.

Dicas 

Ainda sim, o curso vai te ajudar com algumas dicas que podem ser um grande diferencial na hora da prática dos conhecimentos adquiridos. 

Materiais necessários

Por ser um curso online você vai precisar de internet e aparelhos eletrônicos para que tenha acesso às aulas que serão passadas. Mas além disso, para realizar as práticas que serão passadas, é preciso ter alguns instrumentos, algumas roupas e ingredientes. 

É importante ressaltar que esses utensílios são encontrados na própria cozinha de casa, por isso não demanda gastos extras.

Roupas 

As roupas precisam ser específicas, pois ajudam na higienização dos pães. Além disso, trazem um aspecto melhor de profissionalismo. Sendo assim, é uma ótima estratégia apostar nelas durante o curso, pois assim já se habitua com as vestimentas. 

Avental

O avental deve ser de algodão, pois é o material mais indicado para esse procedimento.

Camisa de manga longa

As camisas de manga longa servem para proteger a exposição dos pelos e evitar contaminações. 

Sapato fechado 

O sapato fechado tem por objetivo assegurar contra acidentes. 

Calça longas

As calças longas servem para evitar contaminações e garante mais higienização, pois as pernas também possuem pelos. 

Toucas 

As toucas também precisam ser usadas, e as mais indicadas são as descartáveis. 

Instrumentos

Os instrumentos mais usados para o curso de panificação online podem ser encontrados na própria cozinha, pois são bem simples.

Entre eles podemos citar: o forno, assadeiras, telas, panos de prato, balança, relógios, copo de medidas, borrifador de água, facas de pão, luvas térmicas e espátulas. 

Ingredientes

Os ingredientes principais são os mesmos para fazer a massa de um pão, e o que pode variar é os para realizar recheios e pães mais rebuscados. Entretanto, os indispensáveis são: leite, farinha de trigo, sal, água, açúcar, ovos e óleo.

Conclusão

O curso de panificação online tem vários objetivos que ajudam a crescer como profissional e qualifica para atuar nesse setor e criar receitas. Além disso, é bem simples e prático, por isso pode ser indicado para qualquer pessoa.

Além disso, os principais ingredientes e materiais podem ser encontrados dentro de casa, sendo assim não demandam gastos extras para a realização do curso de panificação online.