Como funciona os serviços terceirizados?

Hoje em dia, cada vez mais se busca soluções para facilitar os métodos de prestação de serviços. Um dos tipos que é muito utilizado pelas empresas para a realização de serviços distintos é a terceirização.

Talvez você conheça o termo e, possivelmente, sabe o que é, porém há alguns pormenores e detalhes minuciosos que você gostaria de conhecer.

O serviço de terceirização é ótimo para os empresários e suas respectivas companhias, pois é um método que facilita os trâmites e diminui o custo da realização de determinado tipo de serviço.

Se você é empresário, gestor ou está em busca de algum tipo de emprego, este texto é para você.

Saiba que abordaremos aqui, um pouco mais sobre as relações estabelecidas na terceirização de serviços, quais as características deste método e quais os tipos e modalidades mais populares no meio.

Portanto, aconselho que continue com a sua leitura e venha descobrir mais sobre a utilização dos serviços terceirizados e quais as vantagens que eles trazem.

Serviços terceirizados

Você sabe como se dá o funcionamento dos Serviços terceirizados? Bom, vejamos um pouco mais abaixo.

Basicamente, funciona da seguinte forma: uma determinada empresa, exemplo, cotação seguro de carro,  está necessitando de um número x de funcionários para o desempenho de tais serviços.

Para suprir essa demanda, ela procura uma segunda empresa, na qual realiza um acordo e um contrato de prestação de serviços.

Funcionando assim, a empresa que foi contratada fica inteiramente responsável por contratar um determinado número de trabalhadores e realizar os pagamentos e benefícios previdenciários deles.

O dinheiro para isso vem da empresa contratante, que necessitou da prestação dos serviços, que além disso também deve pagar uma taxa adicional pelo trabalho administrativo da empresa que foi terceirizada.

Essa taxa administrativa mencionada acima é o lucro da empresa, e comumente tende a ser quase um salário adicional. Mas o que diz ao certo nossa legislação? É permitido fazer isso?

A lei que faz a regulação do meio trabalhista e empresarial diz que esse tipo de método é permitido, desde que não se aplique às atividades principais da empresa e também em caso de aumento significativo na demanda de produtos e serviços num período pequeno, ainda que seja a atividade principal de determinada empresa.

Saiba que todos os funcionários devidamente contratados pelas terceirizadas necessitam fazer parte da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e esses devem receber todos os itens pagos a colaboradores em regime efeito de contratação, com exceção de presentes e ists de cunho festivo.

É muito comum que as empresas mantenham a política amistosa do bom relacionamento.

E quais os tipos de serviços terceirizados são mais populares?

Primeiramente, saiba que essa é uma discussão constante entre nossos políticos e militantes.

Em teoria, qualquer atividade pode estar sujeita à terceirização, desde que esta não seja a específica atividade fim da empresa.

Isso quer dizer que basta haver uma definição de atividade fim e todas as outras fora deste espectro podem ser devidamente terceirizadas.

Hoje, as principais áreas submetidas ao método de terceirização, são:

  • Limpeza;

  • Manutenção;

  • Reparos;

  • Segurança.

No entanto, não se limita a elas, sendo muito abrangente, chegando no espectro da contabilidade e dentre outras mais.

Vejamos abaixo, alguns tipos específicos de serviços comumente terceirizados.

Pintura

Tanto a realização da pintura comercial, quanto a residencial, comumente entram no espectro da terceirização. Isso porque as empresas e construtoras não podem contratar profissionais apenas para este serviço, e a terceirização entra de maneira ideal.

A prestação de serviços de pintura é uma fase de suma importância numa obra, ou na renovação de determinado ambiente. Sendo ele interno ou externo.

O serviço de Pintura residencial sp ou comercial, se mostra de primordial interesse daqueles que querem o melhor para o imóvel.

As tintas diversas possuem propriedades que protegem da umidade, da variação de temperaturas e também de outros fatores, contribuindo muito para a conservação de paredes, tetos ou pisos.

E para além disso, o aspecto estético é de fundamental importância, pois agrega valor, traz personalidade e beleza ao local.

Limpeza de vidros e fachadas

Limpeza de vidros e fachadas é outro tipo de serviço muito utilizado do modo terceirizado.

Muito utilizado por grande empresas, o vidro é aplicado em demasia na arquitetura, pois possui nobreza e versatilidade, além de suas características técnicas e visuais que agregam na edificação.

Sendo empregado em fachadas, é necessário que se realize a manutenção desses produtos.

Por isso as empresas contratam os serviços terceirizados para estarem periodicamente realizando tal tarefa.

A limpeza de fachada preço deve ser consultado perante as empresas especializadas neste tipo de serviço.

Portanto, se você tem uma empresa, talvez a terceirização seja a melhor saída para a execução de determinados serviços, cuja a realização está fora do alcance de sua companhia e de seus funcionários.