ambiente

Como evitar a competição no ambiente de trabalho?

Fique por dentro de 8 dicas de ouro sobre como é possível evitar a competição dentro do ambiente corporativo e deixá-lo mais sinérgico e pacífico. 

O mundo dos negócios tem seus desafios diários. Paciência, respeito, empatia no trabalho e tolerância são qualidades fundamentais para qualquer profissional prosperar em sua carreira. 

Mas o grande desafio do momento é: como evitar a competição dentro do ambiente de trabalho? 

Esse post traz 8 dicas importantes que podem acabar com as inevitáveis disputas entre os integrantes das equipes de trabalho dentro das organizações. Confere aí! 

 

1 – Escutar o outro é fundamental

Muitas vezes, a competição dentro do ambiente de trabalho pode ser evitada apenas escutando o que o outro tem para nos dizer. 

Ficar falando pelos cotovelos e não dar espaço para ninguém expor a sua opinião, está bem longe de ser saudável.

Saber ouvir é fundamental, já que brigas e discussões acaloradas podem ser evitadas com essa atitude inteligente. 

Antes de achar que é sempre o dono da razão ou o bam-bam-bam da empresa, conheça a importância de saber escutar o próximo. Investir em um bom curso de PNL  pode alavancar a sua carreira profissional. 

2 – Busque por afinidades com seus colegas de equipe

A competição dentro do ambiente de trabalho também pode ser evitada através da busca por algum tipo de afinidade com os seus colegas de equipe. 

Ao invés de ficar procurando defeitos nos outros, já que todos nós temos, procure identificar afinidades em comum. 

Quando elas estão mais em evidência, não existe espaço para picuinhas e disputas sem necessidade. E isso se traduz em um ambiente mais prazeroso e harmônico. 

As afinidades acabam unindo mais as pessoas, seja na vida profissional ou pessoal. Dessa forma, nada de ficar apontando dedos para os outros, fechado?

3 – Procure sempre ajudar

Não existe nada mais desagradável do que trabalhar em uma empresa cujo ambiente é uma verdadeira disputa entre os funcionários. 

Para evitar que isso aconteça, a dica aqui é sempre procurar ajudar os outros colegas de trabalho. Lembre-se de que o problema do outro também é seu problema, já que todos estão no mesmo barco. 

Ao invés de ficar procurando brigas ou disputas sem sentido, que tal ter um pouco mais de maturidade profissional (tão necessária nos dias de hoje) e começar a ajudar quem precisa de uma mãozinha? 

Quando todos se ajudam, as coisas parecem fluir com mais naturalidade, já que a sinergia  está presente. 

4 – Não semeie discórdia

A discórdia no ambiente de trabalho é algo prejudicial para toda a organização. 

Por isso, não faça picuinhas ou intrigas com os seus colegas de equipe. Instigar brigas sem necessidade, além de não ajudar em nada, pode comprometer o bom andamento das tarefas do dia a dia. Na verdade, todos saem prejudicados! 

Se você não puder ou quiser ajudar em nada, jamais pense em atrapalhar. Quando as coisas não andam bem, as disputas são a última coisa em que devemos pensar. 

Na hora da turbulência, a união de forças dentro do ambiente corporativo é o mais sensato a se fazer. 

5 – Ninguém é melhor do que ninguém

Se algum colaborador da sua equipe acredita que é insubstituível, é melhor chamá-lo para uma boa e franca conversa em particular. 

Todos os profissionais devem ter em mente que ninguém é melhor do que ninguém. 

Por mais que um ou outro colaborador seja extremamente competente, ele não é melhor do que nenhum outro colega de equipe.

Quando temos essa concepção em mente, as disputas dentro do ambiente de trabalho podem ser evitadas ou amenizadas. 

Vale ressaltar que somos humanos e, por isso, passíveis de falhas, vez ou outra. Fique por dentro da história da Nestlé.

6 – Aceite as críticas

Por mais que seja algo complicado, em especial, dentro do ambiente de trabalho, todos os profissionais devem aceitar as críticas, principalmente se elas forem críticas construtivas

Todos devem ter em mente que, muitas vezes, podemos aprender com as críticas e sempre tirar proveito delas. 

Não deixar a arrogância fazer parte da nossa vida e, sobretudo, aceitar as críticas que nos ajudam a tornar pessoas melhores no dia a dia, faz parte do amadurecimento profissional que consequentemente traz o sucesso profissional

Quando alguma crítica for dirigida a você dentro do ambiente de trabalho, não deixe de analisá-la, pois ela pode fazer todo o sentido. Aceite mais, discorde menos! 

7 – Fofocas e comentários maldosos devem ser evitados

Fofocas e comentários maldosos estimulam bastante as disputas dentro do ambiente de trabalho, o que não é nada saudável. 

Por isso, o empreendedor deve incentivar os seus colaboradores a evitar esse tipo de comportamento, independente desse tipo de situação. 

Tudo aquilo que não agrega nenhum tipo de valor para o negócio deve ser evitado. 

E as fofocas e comentários maliciosos, que tanto chateiam ou causam brigas, estão no topo da lista. Todos os integrantes da equipe devem ter essa mentalidade quando começarem a trabalhar. Conheça a bela história das Lojas Americanas James Marshall.

8 – Problemas: todos nós temos

Finalmente, para se evitar as disputas no ambiente de trabalho, é preciso deixar claro que todas as pessoas, sem exceção, têm problemas, sejam eles pessoais ou profissionais. 

Por isso, não adianta um colaborador criticar um ponto fraco do outro colega, já que ninguém é imune aos problemas do cotidiano. 

Para que a paz reine no ambiente de trabalho, todos os dias, o empreendedor deve deixar claro que os problemas fazem parte da nossa vida, por isso, as disputas, são desnecessárias. 

De vez em quando podemos passar por alguma turbulência em nossa vida pessoal ou profissional. 

Dessa forma, como todos estão trabalhando em prol dos mesmos objetivos, para que se desgastar competindo com o colega de equipe? 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!