concurso

Como estudar para o concurso da Receita Federal

A preparação para um concurso público deve ser feita com o máximo de antecedência e de preferência com o suporte de um curso preparatório.

Quanto mais o tempo o candidato tiver para se preparar e mais adequado for o suporte nos estudos, maiores são as chances de alcançar a aprovação.

O concurso RFB é muito disputado e oferece vagas para diferentes níveis de formação — médio e superior. É uma excelente alternativa para quem está buscando uma oportunidade de ocupar um cargo com boa remuneração e estabilidade.

Estude o edital com atenção

Antes de começar os estudos para o concurso da Receita Federal, é fundamental ler todo o edital do concurso público. Ele traz as orientações gerais e específicas, informações sobre prazos e, principalmente, os assuntos que serão abordados nas provas.

Cada cargo tem suas exigências, por isso, no edital, é possível selecionar as disciplinas cobradas nas provas atinentes ao cargo para o qual o interessado pretende se candidatar. Caso o edital ainda não tenha sido publicado, a dica é buscar referências em editais anteriores ou iniciar os estudos por intermédio de um curso preparatório especializado, sobre o qual falaremos adiante.

Busque materiais específicos para o concurso

Todo concurso público tem suas particularidades. Mesmo que os conteúdos sejam os mesmos, geralmente as questões das provas são direcionadas para o cargo e o órgão específicos. Isso significa que as questões podem abordar aspectos relacionados ao dia-a-dia dentro daquele órgão. Desta maneira, mesmo que o concurso do Tribunal de Justiça e da Receita Federal cobrem conhecimentos sobre Direito Tributário, certamente as questões serão elaboradas com direcionamentos distintos.

Fique atento à legislação vigente

Ao estudar para o concurso da Receita Federal, outro aspecto importante que deve ser considerado são as leis. Uma atenção especial deve ser dada à legislação tributária, que sofre modificações frequentes. Se o candidato for estudar sozinho e não tiver nenhum conhecimento prévio em legislação, ele corre o risco de se deparar com leis que já não estão mais vigentes e estudar a partir de referências desatualizadas.

O Direito Tributário é um dos que tem mais normas e leis que sofrem alterações frequentemente, por isso é fundamental estar atento à norma que está vigente durante a realização da prova.

De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), no período entre 1988 a 2017, foram editados mais de 5,4 milhões de leis, medidas provisórias, decretos, portarias, emendas constitucionais, instruções normativas e atos declaratórios. Muitas dessas normas deixam de “valer” para dar lugar a outras.

Faça questões de provas anteriores

Uma dica que pode ajudar a se familiarizar com o estilo da prova e das questões é a realização de simulados. O candidato pode selecionar provas de concursos anteriores da Receita Federal e testar os seus conhecimentos a partir dessas provas. Entretanto, neste caso, é fundamental estar atento à dica anterior: questões realizadas a partir de leis que não estão vigentes podem confundir o candidato. Por isso a importância de estudar com o suporte de materiais e cursos preparatórios.

Invista em cursos preparatórios

Por fim, o candidato que deseja focar em resultados e eficiência, pode buscar o suporte de cursos preparatórios. Os cursos preparatórios podem ser tanto na modalidade online quanto presencial, sendo o primeiro uma alternativa mais prática e que ajuda na organização da rotina de estudos.

Para quem trabalha e precisa de flexibilidade, o curso online oferece diversas vantagens, uma vez que as aulas podem ser realizadas de qualquer lugar e conforme a disponibilidade do aluno. Os cursos preparatórios têm valores atraentes e ajudam nos estudos, tanto para quem já tem experiência nos conteúdos quanto para quem não tem familiaridade com as temáticas abordadas.

Para pessoas sem conhecimentos em áreas do Direito, por exemplo, o suporte dos professores deve fazer toda a diferença no entendimento dos termos técnicos e na interpretação das leis. Sem dúvida, a preparação para o concurso da Receita Federal com o suporte de um curso online é um diferencial a favor da aprovação. 

Texto: Gear Seo