carro

Como escolher o melhor carro para a sua necessidade

Quem planeja comprar um carro sabe como essa decisão é importante e deve ser feita com cuidado. Afinal, o veículo escolhido deve atender às suas necessidades básicas, de forma que ele realmente garanta comodidade e facilidade em sua vida.

Ao escolher o carro novo, não basta apenas optar por aquele modelo dos sonhos, recém-lançado e que seja o novo queridinho do mercado. É preciso levar em conta o seu orçamento, a sua rotina e até as suas pretensões futuras com o veículo, para garantir que a sua compra seja realmente acertada.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre o que você deve levar em conta ao escolher o seu próximo veículo.

Pense no seu orçamento

Entre os fatores que pesam na escolha de um veículo, é importante estar atento ao valor do carro. Isso porque o financiamento de um automóvel é uma dívida longa, que se estende por anos. Se as parcelas da compra não forem pagas, isso pode ser apenas uma fonte de estresse e preocupação para o proprietário.

Por isso, é fundamental que você avalie o valor do carro antes de fechar qualquer aquisição. O que você está pagando deve ser compatível com o seu rendimento mensal. Para os especialistas, o ideal é que você não gaste mais que 20% do que você ganha mensalmente.

Atente-se à manutenção

Além do preço de compra, outros aspectos importantes são os gastos para manter o veículo. Existem muitas opções baratas na hora de comprar, mas bem caras quanto à manutenção, como peças, revisões periódicas ou impostos anuais, como o IPVA.

Existem algumas escolhas que se enquadram melhor nessa categoria. Este é o exemplo de carros de marcas recém-chegadas no país, de pouca cobertura nacional, veículos grandes, importados ou fora de linha.

Por isso, vale a pena pesquisar sobre o custo de manutenção do veículo que você deseja comprar. Assim, você se previne de uma aquisição que aparenta ser barata, mas acaba sendo cara ao longo dos anos.

Procure por um modelo que atenda às suas necessidades

Todo mundo pode até ter um veículo dos sonhos, mas é preciso focar na procura de uma opção que atenda às suas necessidades. Aqui, o seu estilo de vida é o que irá determinar a compra mais certeira para você.

Quem costuma viajar com frequência deve procurar um carro de melhor performance, com bom motor (1.6 ou 2.0) para ultrapassagens. Já quem se locomove mais pela cidade deve optar por modelos econômicos, que façam muitos quilômetros por litro.

A geografia do local onde você mora também é importante. Se sua cidade tem muitas ladeiras, é mais recomendável ter um veículo com um motor melhor, como o 1.4, do que o convencional 1.0, justamente para que você vença as subidas com mais facilidade.

Caso você esteja procurando um carro para a sua família, é melhor escolher modelos com bagageiro espaçoso para as malas. Agora, se é um veículo apenas para uso pessoal, vale mais a pena optar por um automóvel pequeno, que seja mais fácil de estacionar.

Por falar em estacionar, quem quer melhor facilidade nesse aspecto deve estar atento aos carros que ofereçam isso. Um veículo com direção hidráulica ajuda bastante ao realizar a baliza, assim como ter câmera traseira, que permite que você visualize a proximidade com o automóvel de trás.

Consulte a desvalorização do veículo

As suas pretensões futuras com o carro escolhido também influenciam a decisão mais acertada. Isso porque algumas pessoas trocam de automóvel com maior frequência e, nesses casos, é preciso estar atento à desvalorização que ele sofre.

No caso dos carros 0 km, eles desvalorizam cerca de 15% assim que saem da concessionária. Em seus primeiros três anos de uso, eles ainda têm uma perda de valor mais forte que de veículos antigos, estabilizando-se em quedas mais fracas nos anos seguintes.

Se você pretende comprar um carro novo e continuar com ele por muitos anos, isso não é um problema. Agora, se você já tem pretensão em trocá-lo em um futuro próximo, é melhor repensar a sua compra, já que a desvalorização é grande nos primeiros anos dele.

Assim, nesses casos, é mais recomendável optar por um carro seminovo, que tem desvalorização menor. Além desses aspectos, veículos seminovos são mais baratos, aliviando o seu orçamento e até permitindo que você encontre uma opção com melhores funcionalidades.

Texto: Gear Seo