Como escolher o bom nome de domínio para o seu site ou Blog?

Este é um passo a passo fácil de seguir, não sendo um guia para motivar alguém a começar a blogar. 

É mais adequado para alguém que já tomou a decisão de criar um blog de sucesso e precisa de uma direção de todo o processo que envolve escolher um bom domínio.

Então, quem deve usar este guia? Essas informações são para aqueles que sabem que a escolha de um bom nome de domínio é fundamental para ganhar dinheiro na internet.

Agora, começar um blog é fácil, mas para ser capaz de rentabilizar o sucesso do blog, você precisa estabelecê-lo. Neste guia, há tópicos que ajudam a estabelecer o seu blog para que você possa monetizá-lo.

Escolha um bom domínio para seu blog

O primeiro passo na criação de um blog é a escolha de um bom nome de domínio.

Para isso, alguns pontos são importantes para se levar em consideração no processo de encontrar um bom nome para o seu blog.

Por que escolher um bom nome de domínio para seu blog?

Além de muitas outras razões, você vai querer escolher um bom nome de domínio para o seu blog desde o início, porque provavelmente esse será o nome do seu site ou blog por um bom tempo.

Você pode mudar o provedor de hospedagem de domínio de tempos em tempos, dependendo de quão confiável é seu fornecedor de hospedagem atual, mas o nome de domínio permanecerá o mesmo.

A razão de eu dizer que você vai permanecer preso com o mesmo nome é, principalmente, porque a mudança do nome de domínio é como começar tudo de novo, desde o início.

Você não vai querer fazer isso depois que o seu site estiver estabelecido e em tráfego regular.

Isso aconteceu com um cliente meu que antes utilizava o domínio com a palavra-chave (Demolidora em SP) e acabou perdendo muitos clientes por não passar confiança com o nome do domínio.

Esse cliente teve que mudar para “Demolidora Santo Amaro”, que é o atual nome fantasia da empresa.

Ter que mudar o nome do site vai fazer começar com classificação “0” no Google, e você terá que trabalhar o seu SEO novamente se tiver que fazê-lo no meio do caminho.

Assim, escolher um bom nome de domínio logo no início do processo é extremamente importante. Agora, a questão é: como?

Eu não acho que existem quaisquer regras rígidas a respeito de como um nome de domínio deve ser escolhido, então use os seguintes pontos como orientação na escolha do seu: 

Use palavras-chave no nome de domínio que descrevem seu site, mas não force muito a barra.

O nome de domínio do seu site deve insinuar a natureza do seu produto ou serviço. Ou seja, um bom nome de domínio descreve exatamente sobre o que é o site. 

Como é o caso do site que trata apenas sobre emissão de segunda via de contas e boletos, por exemplo.

É importante para um visitante ter uma ideia sobre o que é o site apenas olhando para o nome de domínio. Por exemplo, se seu site é sobre segunda via de boletos e contas, o ideal é tentar obter um nome de domínio como:

https://www.contaspagas.com/” e até mesmo “https://2viafaturas.com/”, assim, fica acessível e bom para lembrar. 

Um nome de domínio deve ser fácil de ser lembrado porque os visitantes vão querer digitar o nome de domínio no navegador da web para revisitar e, se eles não se lembrarem do nome, você corre o risco de perder o potencial de tráfego.

Mantenha o nome de domínio curto: um nome de domínio deve ser curto, com menos de 10 caracteres de fácil memorização. É  incrivelmente difícil, mas você não vai querer acabar com um nome de domínio super longo.

Use hífens (-), se necessário: use hífen entre as palavras para o seu nome de domínio, caso julgue essencial. Usando hífen(s) entre as palavras, por vezes, ajuda a melhorar a legibilidade. Ela também ajuda no rankeamento nas buscas.

Extensão do domínio: quando as pessoas pensam sobre um site, vem à sua mente imagens automaticamente “domínio – nome.com” como o endereço. “.net” e “.org” são extensões que podem ser usadas também, caso você não consiga encontrar uma extensão “.com”.

Você deve usar seu nome.com ou seu negócio.com?

Se a principal mercadoria do seu negócio é você, então use seu “nome.com” como seu nome de domínio. Isso funciona bem se você é um autor, palestrante, treinador, etc. 

Se o seu negócio é baseado em torno de um produto ou de um servidor, use nome do “negócio.com” ou nome do “seu produto.com”.

O que você deve ter em mente?

Conflitos jurídicos: passe um pouco de tempo pesquisando em torno, para certificar-se de que você não está escolhendo um nome de domínio que é semelhante a um rival já estabelecido. 

Você não vai querer perder seu tempo e esforço criando seu blog e, logo em seguida, descobrir que seu domínio possui um nome semelhante ao de uma marca e ser processado por isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Dinheiro Web, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *