Como escolher a máquina de lavar ideal?

Lavar roupas é uma das tarefas mais cansativas para fazer manualmente. Por isso, a máquina de lavar, desde sua invenção, é considerada uma das maiores aliadas das pessoas responsáveis pelos afazeres domésticos.

Mas escolher uma lavadora de roupas pode ser uma decisão mais complexa do que parece.

Pensando nisso, fizemos uma lista de itens que você deve levar em consideração antes de adquirir uma máquina de lavar para sua casa.

1 – Volume de roupas

Calcule o volume médio das roupas que você costuma lavar em casa. Lençóis, edredons, cobertores e toalhas, quando molhados, costumam pesar bastante e por isso é necessária uma máquina robusta que suporte elevada quantidade de peso.  

Caso você more sozinho ou apenas com mais uma pessoa, a quantidade de itens pesados para serem lavados frequentemente diminui bastante. Então, é possível investir em máquinas com menor capacidade de peso.

Se você está pensando em uma lava e seca, verifique a capacidade de lavagem e a de secagem — elas costumam ser diferentes — e veja se compensa para seu caso. Se você comprar uma máquina lava e seca com baixa capacidade de secagem, não será possível usufruir do benefício com roupas de cama mais pesadas, por exemplo.

2 – Tamanho da máquina

Se você mora em apartamento, é importante verificar não apenas o tamanho da máquina de lavar em relação à área de serviço, mas também em relação a todo o trajeto que ela vai fazer até o local onde será instalada.

Certifique-se de medir as portas e os cantos por onde ela passará durante o transporte e como ela será encaixada no espaço no qual você pretende instalá-la. Um erro de alguns centímetros pode gerar uma grande dor de cabeça como ter de retirar o tanque para que ela possa entrar no espaço, por exemplo.

3 – Método de lavagem

O método através do qual a lavagem é realizada é de extrema importância e vai depender dos tipos de roupa que você pretende e costuma lavar em casa. Os métodos encontrados nos eletrodomésticos do mercado são por: agitação, turbilhonamento ou tombamento. 

O método por agitação é o mais comum: são máquinas com abertura por cima (chamadas top load) em que há um agitador central com pás. São máquinas democráticas que conseguem lidar com limpeza pesada e lavagem de peças mais delicadas.

O turbilhonamento é o método dos chamados “tanquinhos” e é perfeito para quem lava roupas bem sujas, mas não é indicado para quem possui muitas peças finas, delicadas ou com apliques. Hoje em dia, a maioria dos tanquinhos já evoluiu bastante e possui outros modos de lavagem, incluindo centrifugação, que, nos modelos iniciais, não existia. Caso tenha muitas peças que exigem lavagem a seco ou manual, o tanquinho é uma alternativa mais econômica e que dará conta da lavagem mais pesada.

Finalmente, o método por tombamento só está disponível nas máquinas de lavar de abertura frontal (front load), que contam com um tambor giratório. Esse método não causa atrito entre peças da máquina e as roupas, causando menos desgaste nos tecidos. Geralmente, as máquinas front load contam com vários modos de lavagem, suprindo todas as necessidades — lavagem pesada e delicada —, mas são um pouco mais caras por conta disso.

Se optar por uma máquina de abertura frontal, preste atenção se ela é apenas lavadora ou lavadora e secadora. O design frontal, que antigamente era relacionado apenas à lava e seca, costuma confundir muitas pessoas. 

4 – Consumo de água e energia

Máquinas mais novas costumam gastar menos água e energia, em geral, uma vez que, a cada nova geração, a economia nos dois quesitos é melhorada significativamente.

Para fins de comparação com sua máquina atual ou apenas para decidir qual máquina adquirir, verifique a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia): o indicador de consumo de energia vai de A a G com barras coloridas, e o de água fica numa tabela logo abaixo.

Para maior economia de energia, dê preferência a máquinas com indicador “A” de energia. Para água, verifique o volume de litros/ciclo, que estará logo abaixo das barras coloridas. Lembrando que máquinas que possuem mais modos de lavagem e secagem gastarão mais energia mesmo com maior índice de eficiência.

Texto: Gear Seo