economizar

Como economizar energia no condomínio? 7 mudanças que funcionam

Estar à  frente da gestão de um condomínio não é uma tarefa simples. Isso porque lidar com todos os problemas e cobranças exige uma boa capacidade de gestão e economizar é essencial.

São muitas despesas e processos para gerenciar, além de pessoas e situações para mediar. Por isso, um bom planejamento e apoio de uma administradora são formas de otimizar os custos e identificar oportunidades de melhorias.

Assim, como as unidades, os gastos com energia elétrica correspondem a uma boa fatia do orçamento mensal, em média 5%. O gasto é proporcional à estrutura comum que precisa ser mantida.

Por isso, medidas focadas em como economizar energia no condomínio são estratégicas tanto para prédios pequenos quanto para os empreendimentos com várias torres.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para otimizar a gestão energética em condomínios com ações simples, mas efetivas. Confira!

O que fazer para economizar energia no condomínio?

As dicas abaixo são focadas nas áreas comuns e de responsabilidade da gestão do condomínio. Quanto mais eficiente for o consumo, menor é a conta de energia, evitando aumentos nas taxas mensais.

Veja quais medidas contribuem com esse objetivo: 

1. Invista em um sistema de geração próprio

Uma das primeiras decisões que pode ser avaliada para economizar energia no condomínio é a possibilidade de investir em um sistema de geração de energia próprio.

A instalação mais tradicional e viável em condomínios e casas é a energia solar, uma fonte de energia limpa, sustentável e mais barata, resultando em um excelente custo benefício.

Para viabilizar um projeto, o primeiro passo é contratar uma consultoria especializada para analisar onde os painéis solares podem ser instalados, se o prédio suporta a estrutura, a capacidade de geração necessária, etc.

Dessa forma, é possível fazer um orçamento preciso do investimento para repassar aos condôminos. No primeiro momento, o gasto vai aumentar, mas, com o tempo, ele diminui, gerando uma economia significativa.

Os condomínios utilizam o sistema de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) registrando-se no modelo ‘Modelo de múltiplas unidades consumidoras’. 

Na modalidade, cada apartamento e todo espaço comum, contam como uma unidade consumidora e recebem uma porcentagem da energia gerada.

Os detalhes do projeto precisam ser aprovados em assembleia com o quorum mínimo estabelecido pelo regimento interno. O projeto é trabalhoso, exige investimento, então quanto mais organizado for, melhor. 

Dica: existem empresas que possuem plataformas de Geração Distribuída que abastecem os clientes com a produção de terceiros, eliminando os gastos com obras e compra de equipamentos. A economia pode chegar a 16%. 

2. Fazer ajustes na rede elétrica

As próximas dicas para economizar energia no condomínio são adaptações úteis para otimizar o abastecimento e consumo das áreas comuns.

O passo inicial é fazer uma auditoria na rede elétrica do condomínio para checar se a estrutura de fios, condutores, disjuntores e demais itens estão em boas condições.

Essa dica é bastante útil em prédios antigos. As atualizações necessárias evitam o desperdício de energia por meio dos fios que, sem o isolamento adequado, aumentam a perda de energia durante a condução.

A análise e os ajustes devem ser conduzidos por um eletricista experiente e qualificado para esse tipo de serviço.

3. Utilize bomba hidráulica automática

A distribuição de água no condomínio depende de uma bomba hidráulica, que utiliza energia elétrica para funcionar. Como o trabalho dessa peça é constante, ela deve estar em boas condições.

Então, avalie as condições do modelo atual e apresente um orçamento para trocá-lo por um modelo automático, que é mais eficiente por ser programado para ligar e desligar sozinho.

Com isso, é possível reduzir os riscos de vazamento ou falta de água, transtornos que geram um grande problema para os síndicos gerenciarem.

4. Colocar sensores de presença

Garagem, escadas, salão de festas, academia, corredores internos e externos, hall de entrada são locais de grande circulação. Então, instalar sensores de presença nessas áreas contribui com o plano para economizar energia no condomínio.

O equipamento aciona as lâmpadas quando alguém passa e, depois de alguns segundos, apaga. Além de ser uma medida econômica, melhora a segurança dos moradores.

Aproveite a instalação e instale lâmpadas de emergência para garantir a iluminação, caso falte energia.

5. Trocar as lâmpadas por modelos econômicos

Outra dica para economizar energia no condomínio é trocar as lâmpadas atuais, principalmente se forem antigas, pelos modelos mais econômicos.

Em áreas internas o LED é a melhor opção por ser um modelo duradouro, econômico e com boa capacidade de iluminação. Coloque nos salões de festa, academia, garagem, corredores internos e externos e hall.

Já em áreas abertas, como quadras, piscina, jardim e fachada, por exemplo, os refletores e holofotes com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão (VSAP) iluminam eficientemente e consomem menos. 

A dica 4 e 5 podem se juntar em um projeto luminotécnico que vai planejar uma iluminação mais funcional para o condomínio, assim como as formas de aproveitar a luz natural e de incluir as automações.

6. Configurar os elevadores de forma otimizada

Os elevadores são estruturas em que é possível melhorar a utilização para economizar energia no condomínio.

Uma configuração básica é movimentar apenas um elevador por vez, ou seja, quando alguém chama, só um elevador anda e o outro permanece no térreo, acessível para quem chegar. 

Outro ajuste é deixar apenas um elevador ativo durante a madrugada, quando a movimentação é menor (especialmente quando existe mais de um por torre). 

7. Promover ações educativas

Além de uma gestão atenta às oportunidades de melhoria, o segredo de como economizar energia no condomínio é o engajamento dos moradores.

Por isso, é importante convocá-los para apoiarem as adaptações estruturais, comunicando claramente os objetivos e apresentando um plano transparente e confiável.

Além disso, colocar instruções de onde luzes de espaços comuns são ligadas e desligadas, como a das quadras, evita que a iluminação fique acesa. Lembretes nos espaços internos coletivos, como a academia, para manter as luzes apagadas é importante.

Criar um boletim informativo via e-mail ou WhatsApp para fazer repasse, mostrar melhorias concluídas e os resultados alcançados é uma maneira de manter as pessoas conscientes.

Gostou das dicas? Então, o próximo passo é avaliar por qual delas você vai começar as mudanças no seu condomínio. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.