Como é feito um bom coffee break?

O mundo dos negócios é sempre muito diverso e cheio de festas, eventos, palestras, coffee break e treinamentos. Isso porque as empresas acreditam cada vez mais em seus funcionários e querem sempre que eles continuem aprendendo e também tenham momentos de lazer.

As empresas também valorizam a ideia de que, sem os colaboradores, o crescimento da instituição seria mais lento e, praticamente, inexistente. Então, para unir o útil ao agradável, a empresa não pensa somente nela.

Com este ideal, as empresas buscam diversos eventos, entre eles o coffee break para 100 pessoas, que pode ser feito para o grupo inteiro de colaboradores. Além disso, também há opção de bônus ou outras formas de entretenimento para os funcionários.

Independentemente do evento escolhido para beneficiar os colaboradores, o foco da empresa é no sucesso e no desenvolvimento intelectual.

Para que você entenda um pouco mais sobre o coffee break e tire dúvidas como: O que ele é? Qual a importância para o ambiente corporativo? entre outras, acompanhe este artigo.

O que é o coffee break?

Primeiramente, devemos entender do que iremos falar. Como estávamos explicando, é muito interessante sempre que uma companhia, seja ela qual for, demonstre interesse no aprendizado e também no descanso de seu funcionário.

Isso porque os empresários entenderam que a valorização deve estar em primeiro lugar, principalmente, porque todas as pessoas que estão trabalhando são os pontos mais importantes de vendas, produções e afins.

Enfim, um dos jeitos de retribuir de alguma forma, é fazendo uma mesa de coffee break em eventos e dias especiais. Isso porque, cientista comprovam que o cérebro humano costuma se concentrar, sem interrupções, por 90 minutos.

Após isso, ele começa a “enfraquecer” e as pessoas se distraem. Sendo assim, fica comprovado que todos necessitam de um momento de descanso, é ai que o coffee break entra.

Dento do ambiente corporativo, uma ideia é aproveitar algum espaço extra e colocar uma TV LCD com opções de comidas e relaxamento para os funcionários.

O coffee break é um tipo de alimentação reforçada, que costuma utilizar alimentos como: salgados, pães, frios, bolos e afins. Ele é montado em um mesa, na qual as pessoas possuem total liberdade de pegar o que desejar.

Quando ele pode ser oferecido?

coffee break simples costuma ser oferecido na maioria das vezes em capacitações e ambientes parecidos, que duram muitas horas, para que seja possível fazer tudo em um dia só.

Alguns outros ambientes possíveis são:

  • Treinamentos;
  • Aulas;
  • Cursos intensivos;
  • Reuniões.

Lembrando que, não há uma regra! Porém existem alguns momentos em que ele é mais propício, principalmente, quando serve para facilitar uma situação.

Por exemplo: um coffee break para 70 pessoas pode ser utilizado para não atrasar o evento, pois é mais fácil organizar um café para todos, do que esperar que cada um saia para comer alguma coisa e depois volte.

Além disso, há muito benefícios que podem ocorrer enquanto esse momento de distração é feito, além de somente descansar um pouco a cabeça na hora em que ela está começando a ficar cheia.

Benefícios do coffee break

Além de matar a fome e ajudar a relaxar, ele ainda pode ser um aliado no networking, ou seja, na troca de contatos e comunicação profissional/empresarial. Afinal, durante um café, negócios produtivos podem ser feitos.

Durante o coffee break, todas as pessoas ficam ao redor da mesa comendo, trocando experiências e também ideais, sendo assim criam certos laços. Na lista de benefícios deste tipo de ação, entram também:

  • Aumento da produtividade;
  • Retomada da concentração;
  • Estimulo da criatividade;
  • Recuperação dos ânimos;
  • Melhora do relacionamento;
  • Incentivo da interação com outros funcionários;
  • Ajuda na saúde.

Como podemos ver, realmente são muitas vantagens sobre algo tão gostoso, simples e muito bom de ser proporcionado para as pessoas que investem tempo e dedicação no ambiente de trabalho, fazendo a empresa crescer.

Lembrando que ele pode ser feito a qualquer momento, porém o mais usual é quando o curso já está sendo dado há algumas horas.

Ele pode ser oferecido também caso a TV de apresentação tenha algum defeito momentâneo e necessite de conserto de TV LCD, dessa forma as pessoas se distraem enquanto o problema é resolvido.

Enfim, com todas essas dicas, você com certeza fará o melhor coffee break possível e terá ótimos resultados após esse investimento.