Como aproveitar suas viagens para ampliar oportunidades profissionais

Viajar é uma ótima opção para quem deseja conhecer novas culturas, adquirir mais conhecimento e dar uma descansada, mas também pode servir como ponte para novos desafios profissionais

Em viagens, estamos sempre conhecendo novas pessoas, e essa é uma boa oportunidade de fazer aquele networking de trabalho. 

Hoje em dia, sabemos que ter uma rede de contatos abrangente é essencial para aproveitar oportunidades de trabalho, fazer novos negócios e expandir nossos conhecimentos pelo mundo. 

Então, seja para lazer, para estudar ou para trabalhar, viajar é sempre uma ótima oportunidade para crescer profissionalmente. Contrate o seu seguro viagem para estudante e tire o máximo de proveito de todas as experiências.

E se você não sabe por onde começar e está perdido, vamos te ajudar! Fizemos uma lista com 5 dicas para aproveitar suas viagens para gerar novas oportunidades de trabalho. Confira abaixo:

Faça um cronograma de viagem 

Você precisa extrair o máximo possível do seu destino. Isso é crucial para ter a melhor experiência. Então, se você vai viajar a lazer, por exemplo, faça um cronograma de viagem com todas as atrações culturais possíveis. 

Dê uma olhada nos eventos da sua área de atuação e veja se haverá algum evento rolando durante a sua viagem. Assim, você pode comparecer a seminários, a conferências e a congressos para fazer networking. 

Também vale falar com amigos e colegas de trabalho e pedir indicações de pessoas que moram no seu destino. Dessa forma, você pode aproveitar para fazer novas amizades e se abrir para novos contatos e oportunidades de trabalho. 

O evento é em um hotel? Hospede-se nele! 

Essa aqui é uma dica essencial para quem vai viajar a trabalho. E serve também para quem está indo viajar para estudar ou a lazer e quer aproveitar um evento corporativo para fazer networking. 

Grande parte dos eventos corporativos são realizados em hotéis, que são locais com infraestrutura para o evento e para a estadia de todos os presentes. Então, se esse é o seu caso, a dica é se hospedar no hotel do evento de trabalho — nem que seja por 1 ou 2 dias. A estadia pode valer muito a pena para fazer contatos. 

Estando no mesmo hotel que todos os envolvidos no evento, é possível aproveitar oportunidades no happy hour, comparecer a todas as palestras, workshops e confraternizações para interagir e fazer novas conexões. 

Troque contatos durante a viagem 

Ampliar o seu networking é a melhor forma de gerar novas oportunidades profissionais. Não pense apenas no momento; procure por conexões a longo prazo e pense no futuro. 

Então, não busque apenas conversas e insights na viagem; troque contatos com os seus novos amigos, vale a pena ter: 

  • Um cartão de visita;
  • Trocar e-mail;
  • Seguir nas redes sociais;
  • Seguir no Linkedin. 

O mais importante é garantir que as conversas com os novos contatos não ficarão restritas ao evento e se manterão ao longo do tempo. 

Esse é o segredo para conseguir aproveitar novas oportunidades de negócios, de desenvolvimento de carreira e vagas de trabalho. 

Faça cursos que agreguem no seu currículo

Viajar para estudar é uma excelente forma de ampliar suas oportunidades de trabalho. 

Fazer intercâmbio de estudos para aprender idiomas, cursos de especialização ou até mesmo participar de um voluntariado social é uma experiência que enriquece bastante o seu currículo. 

Essas atividades são excelentes oportunidades para agregar novos conhecimentos e fazer novos contatos de trabalho. 

Nessas experiências, temos a chance de conhecer pessoas de todo o mundo, então, não perca a oportunidade de aprender ao máximo e fazer novos contatos. 

Tire um tempo para passear e conhecer a cultura local  

Conhecer novas culturas e ampliar o seu conhecimento de mundo também é algo essencial para a sua vida profissional. 

Isso será importante para que você possa agregar novos conhecimentos, entender mais sobre outras culturas e até mesmo aprender novas habilidades nesse processo. 

Então, sempre que estiver viajando, mesmo que seja uma viagem de estudos ou a trabalho, tire um tempo para aproveitar todas as atrações culturais e históricas do local. Durante os passeios, você também pode ampliar sua rede de contatos. 

Com as nossas dicas, você tem tudo o que precisa para montar um planejamento de viagem enriquecedor. Aproveite ao máximo para fazer contatos, conhecer o lugar e estar antenado sobre tudo em relação ao trabalho, à cidade e aos novos aprendizados.