Como a sua empresa pode se planejar financeiramente em tempos de crise? 

A pandemia da COVID-19 causou uma grande crise econômica em todo o mundo. Milhares de empresas foram seriamente afetadas, levando muitas delas a demitirem colaboradores e a se reinventarem para sobreviver no mercado.

Por isso, elaboramos esse post que vai te dar 7 dicas sobre como o seu negócio pode se planejar financeiramente em tempos de retração financeira. Pode até não ser fácil, mas é possível. Se identificou com a situação? Basta continuar a leitura. 

Estabeleça metas e objetivos

Em primeiro lugar, você não deve se desesperar se a sua empresa foi afetada pela crise. Isso não vai ajudar em nada. Mesmo que possa parecer complicado, estabeleça metas para os seus colaboradores.

Dessa forma, todos irão manter o foco nelas e fazer a empresa prosperar financeiramente. Mas vale ressaltar que as metas precisam ser realistas, para não causarem frustração e desânimo. 

Além disso, recomendamos que você estabeleça prazos para as metas, para que os objetivos do seu negócio sejam alcançados dentro da data estipulada.

Toda meta precisa de um prazo, pois, além de deixar tudo mais organizado, pode contribuir para a elaboração de um planejamento financeiro mais assertivo. Investir em um bom curso de coaching pode te ajudar com essa tarefa. 

 

Tenha autodisciplina

Em tempos de crise financeira, ter disciplina é fundamental. O empreendedor que não é disciplinado em meio às adversidades do mercado, certamente não vai prosperar.

E quando o assunto é finanças, tudo pode se complicar ainda mais se faltar disciplina. Mesmo que o cenário econômico não empolgue, mantenha o foco e seja disciplinado na gestão da sua empresa. Levar tudo “nas coxas” não resolve e tampouco vai acabar com a crise. 

Pintou algum obstáculo? Seja resiliente e disciplinado. Direcione os seus esforços para o seu trabalho e para as finanças da sua empresa.

Se planejar financeiramente para o que ainda está por vir não é fácil, mas com uma dose extra de disciplina, tudo pode fluir com mais assertividade. Se a fase está complicada, ter disciplina sempre ajuda. 

Se puder, poupe

Mesmo que a crise econômica tenha levado você a quase fechar as portas do seu negócio, contar com uma reserva financeira pode ser uma atitude inteligente.

Por isso, sempre que for possível poupar, faça isso sem pensar duas vezes. Mesmo que seja uma pequena quantia de dinheiro de cada vez, não hesite em poupar. 

Se você guardá-la todos os meses, ao final de um ano, poderá ter uma boa reserva financeira. Uma boa dica é estipular um valor que será destinado para a sua poupança.

Lembre-se de que estar precavido financeiramente em um momento de crise é como encontrar ouro. Saiba como atingir o seu break even e tenha um diferencial em sua carreira. 

Analise suas receitas e despesas

Todo empreendedor precisa fazer uma minuciosa análise de todas as receitas e despesas do seu negócio.

Em momento de retração econômica, é necessário saber em que o dinheiro está sendo empregado e se a empresa não está gastando mais do que deveria. Afinal, as despesas jamais podem ser maiores do que a receita. 

Se porventura você não souber como fazer isso, não tenha receio em procurar ajuda de profissionais especialistas em finanças.

O fato é que é necessário estar por dentro das principais fontes de receita e do valor total das despesas fixas mensais. Um bom planejamento financeiro exige essa atitude. 

Evite gastos supérfluos

Mais uma dica de ouro. Em tempos de crise econômica, o empreendedor deve evitar todos os gastos considerados supérfluos. Como a grana anda curta para todo mundo, recomendamos que isso seja feito.

Todas as despesas que forem consideradas desnecessárias devem ser cortadas do orçamento empresarial, pelo menos até a crise passar. Conheça a cativante e surpreendente história da Artcoco

Assinaturas de jornais ou revistas, redução do plano de assinatura de TV a cabo ou internet, despesas com happy hour de funcionários e tudo mais que possa ser eliminado da sua lista de gastos supérfluos, deve ser cortado temporariamente.

Com mais dinheiro em conta, é possível se planejar financeiramente para os imprevistos que possam surgir. 

Faça promoções

As promoções também são uma excelente alternativa para o empreendedor aumentar o faturamento do seu negócio.

Vale lembrar que, em períodos de crise financeira, milhares de pessoas andam sem muito dinheiro para comprar, por isso, as promoções podem ser uma ótima pedida, tanto para os clientes quanto para a sua empresa. 

Uma boa sugestão é fazer promoções dos produtos que tenham uma maior quantidade no estoque ou que estão próximos da data de validade.

Além de entrar mais dinheiro no caixa da sua empresa, os consumidores acabam pagando mais barato pelos produtos que precisam. Fica interessante para todo mundo! 

Compare preços

Se planejar financeiramente em períodos de crise também requer que o empreendedor faça uma boa comparação de preços com os seus principais fornecedores.

Antes de bater o martelo de primeira, faça aquela boa e velha pechincha no mercado. Muitas vezes, o mesmo produto pode ter diversos preços. Por isso, não tenha pressa na hora de comprar, principalmente se for um valor considerável. 

Na hora de pagar, opte pelo pagamento à vista. Alguns fornecedores concedem descontos atrativos para quem paga dessa maneira.

Evite os temidos parcelamentos a perder de vista e que fazem muitos empreendedores se enrolarem com altas dívidas. Por isso, sempre compare os preços antes de fechar negócio. Pagar mais barato é uma excelente opção. 

Agora é seguir as nossas dicas e conseguir fazer um bom planejamento financeiro para a sua empresa, mesmo em períodos pouco favoráveis.

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