Como a IA está redefinindo a gestão financeira

Com a crescente adoção de tecnologias digitais, a inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como as organizações tomam decisões e automatizam tarefas. 

A evolução global da tecnologia levou consultores financeiros e empresas em todo o mundo a adotar a IA para promover o crescimento dos negócios impulsionado pela inovação.

O aproveitamento de tecnologias como IA, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina está começando a mudar a dinâmica do setor financeiro.

A IA também tem transformado a gestão de finanças corporativas para fornecer novas oportunidades e beneficiar banqueiros, investidores e empreendedores de várias maneiras. Considerando a importância da IA, o pré-requisito para usá-la no setor financeiro é manter um equilíbrio saudável entre as decisões feitas por humanos e máquinas. 

O ano passado foi um turbilhão de desafios e decisões rápidas de adaptação, especialmente para gerentes financeiros que lidaram com o impacto econômico da pandemia. À medida que 2021 vai passando, é importante refletir sobre 2020 como um estudo de caso para garantir que os departamentos financeiros estejam preparados para tudo.

Um aprendizado importante com a experiência foi a necessidade de automação. Muitos departamentos financeiros que dependiam de processos manuais tiveram que introduzir soluções automatizadas sob pressão para realizar o trabalho durante a transição para o trabalho remoto. 

Para alguns, a inteligência artificial (IA) era a solução para replicar rapidamente tarefas e processos que antes eram feitos por pessoas. Mais empresas começaram a se apoiar em algoritmos de IA e aprendizado de máquina para tomar decisões rápidas apoiadas por transparência financeira quase em tempo real para atender às necessidades de negócios causadas pela pandemia.

Vamos analisar alguns pontos importantes sobre a introdução da IA na gestão financeira das empresas que podem e vão otimizar processos e dar muito mais suporte para os mais variados portes de empresas. Antes de entendermos esses pontos vamos saber o básico.

O que é IA? 

A IA inclui o uso de máquinas para realizar ações humanas, como resolução de problemas e tomada de decisões. Baseia-se principalmente no uso de algoritmos para tomada de decisão, analisando dados em tempo real. 

Os algoritmos realizam análises instantâneas combinando as informações disponíveis em diferentes fontes. Houve uma melhoria significativa nas técnicas analíticas, sistemas de armazenamento e velocidades de processamento. 

Um dos exemplos dessa análise instantânea inclui a introdução da negociação de ações automatizada para a otimização de carteiras de ações. A análise de mercado e as decisões de investimento são feitas por algoritmos financeiros com base na coleta de informações sobre as transações do mercado. 

Agora, quando você pensa em negociação, as coisas acontecem em nanossegundos ou certamente milissegundos. 

Aplicações em finanças 

A IA está transformando empresas no setor de serviços financeiros, ajudando-as a adotar melhores comunicações e serviços ao cliente. 

Avaliação de risco 

A IA é construída usando algoritmos de aprendizado de máquina. Atividades financeiras, como manter um registro de cartões de crédito, empréstimos ativos e hábitos de reembolso de empréstimos de um indivíduo, exigem processamento por máquina. 

Da mesma forma, os algoritmos da máquina são projetados para analisar milhares de registros financeiros em segundos e identificar erros ou inconsistências indetectáveis. Em muitas áreas das finanças, a automação foi estabelecida usando IA para executar análises de dados inteligentes e se comunicar com os clientes com a ajuda de chatbots.

Assessoria Financeira

Abordagens tecnológicas, como automação de processos robóticos e IA, estão desempenhando um papel importante para resolver os problemas das empresas financeiras. O aumento da competição entre as instituições financeiras reduziu significativamente a comissão sobre um investimento individual. 

Sem dúvida, o esforço colaborativo da computação da máquina e do insight humano resulta em resultados mais produtivos. A IA pode servir como um consultor financeiro proativo na tomada de decisões de negócios estratégicos. 

Negociação

Bancos e empresas de investimento estão adotando tecnologias avançadas e investindo mais em inovação para se manterem competitivos. Os algoritmos de IA são bons em prever a quantia certa a ser investida para obter o máximo retorno do investimento. 

Os preços de compra e venda das ações podem ser estimados ou previstos para evitar perdas, com visão financeira 24 horas por dia, 7 dias por semana, sobre as tendências em tempo real.

Gerenciando gastos

Vários processos manuais podem ser substituídos por automação e IA. Por exemplo, empresas que usam soluções de gerenciamento de gastos com tecnologia de IA podem eliminar processos em papel e planilhas tediosas. Nos departamentos de contas a pagar, o reconhecimento óptico de caracteres “lêem” e inserem automaticamente as faturas no sistema de pagamento e, em seguida, combinam as informações da fatura e do pedido de compra.

Substituir processos manuais por soluções de IA automatizadas pode economizar muito tempo, com as empresas relatando centenas de horas economizadas a cada ano. A IA também pode prever quais empresas têm maior probabilidade de inadimplência, com base em fatores como atrasos nos pagamentos anteriores e reclamações de clientes e quais têm maior probabilidade de pagar no prazo.

Atendimento ao Cliente

A demanda por serviços rápidos e personalizados está aumentando em todos os segmentos industriais, incluindo o financeiro. O aproveitamento de tecnologias para essa finalidade requer a compreensão da análise de big data para oferecer aos clientes uma experiência personalizada. Isso requer projetar e desenvolver software especializado com base nas necessidades da instituição bancária.

Finanças de consumidor 

O software que garante o pagamento online seguro pode ser uma das maiores e positivas mudanças no setor financeiro, uma vez que os ataques cibernéticos e as fraudes online estão entre as principais preocupações enfrentadas pelos clientes atualmente. 

Prevê-se que o prejuízo devido a fraude online aumente nos próximos dois anos. A capacidade da IA de analisar informações e detectar anomalias ou erros pode ajudar no desenvolvimento de um sistema de pagamento online seguro. 

Uma mudança rápida e progressiva introduzida pela IA nas operações de negócios das instituições financeiras é definida para melhorar a experiência do cliente. Além disso, esses investimentos ajudam as empresas financeiras a expandir sua participação no mercado e a se manterem competitivas.

Existem muitos motivos para investir em ferramentas movidas a IA agora, e o futuro trará apenas mais benefícios. Em breve, os assistentes inteligentes irão além da captura e análise automática de dados para prever e fazer recomendações com base na análise instantânea de uma variedade de fontes de dados.