Casa e Construção: Como construir e reformar com eficácia e economia

Quando o assunto é casa e construção, é normal que isso se torne uma dor de cabeça. Afinal, todos querem construir uma bela casa e sem gastar muito. Dessa forma, trouxemos algumas dicas para te ajudar a construir e reformar a sua casa com eficácia e economia.

Atualmente, ter a própria casa é o sonho de muitas pessoas, e quem não quer fazer isso de forma eficiente e sem gastar demais, né? Pois bem, na hora de decidir começar uma construção, é necessário ter planejamento e tomar algumas atitudes para começar a obra.

Como realizar a construção da sua casa com eficácia e economia

Quando você pensa em casa e construção, você imagina a casa dos seus sonhos, não é? Para tirar o sonho da imaginação e colocá-lo em ação, é necessário tomar diversas atitudes, por exemplo:

  • Ter um planejamento;
  • Ter um orçamento;
  • Saber o que deseja;
  • Entender de que forma quer fazer isso;
  • Entre outras ações.

É muito importante dar atenção aos mínimos detalhes para montar o seu cantinho do jeito que você sempre sonhou. Logo, você deve contratar bons profissionais, criar um planejamento, fazer um orçamento e dar atenção a todo o processo da obra. 

Aqui vão algumas dicas para você que quer construir a sua casa com eficácia e economia:

1 – Invista no design de interiores da casa

Investir no design de interiores faz com que a casa seja melhor aproveitada após sua construção. Dessa forma, é possível aproveitar o espaço, otimizando-o e fazendo dele um espaço funcional.

Além disso, o design de interiores ajuda na economia quando se vai decorar o ambiente. O profissional de design de interiores sabe onde encontrar os melhores produtos pelos melhores preços.

Assim, a sua casa fica decorada de acordo com as suas preferências além de se tornar um espaço muito mais agradável, por ser inteiramente decorada por um profissional.

Investir no design de interiores também faz com que a sua casa seja mais valorizada em uma possível venda no mercado imobiliário, por ser inteiramente planejada e otimizada.

2 – Contrate profissionais

Quando se pensa em casa e construção, muitas pessoas acreditam que contratar profissionais como engenheiros e arquitetos é um gasto que pode ser evitado. No entanto, contratar esses profissionais garante uma maior economia na construção da sua casa.

Isso acontece porque esses profissionais fazem um planejamento e otimizam a construção da casa, evitando desperdícios e gastos excessivos. Além disso, os arquitetos fazem um maior proveito do espaço da casa, garantindo uma bela estética e mais conforto para você.

Preste atenção na hora de contratar pedreiros e serventes, pois a mão de obra na construção da casa é essencial. Dessa forma, contrate pessoas com boas referências, experiência e comprometimento. 

Assim, as chances de ter uma obra sem atrasos e desperdícios são maiores, o que otimiza a construção e evita futuros gastos.

3 – Faça um planejamento

Criar um planejamento para a construção da casa é fundamental para ter um maior controle do processo e obter os resultados de forma eficaz e rápida. Para isso, estabeleça um cronograma para a realização da obra para que não haja atrasos. 

Os atrasos podem resultar em mais gastos com mão de obra e materiais desperdiçados. Além disso, você deve se preparar para possíveis problemas como falta de materiais, o clima que pode atrapalhar a construção e outros.

Tenha em mente que diversas atividades na construção dependem de outras, então estabeleça as principais atividades que serão realizadas e uma hierarquia no processo da construção junto ao engenheiro.

Dessa forma, você garantirá que a construção seja feita de forma eficaz e produtiva. Sem desperdício de tempo e dinheiro.

4 – Faça um orçamento

É necessário fazer um orçamento dos materiais que serão realizados na construção da casa, para que não haja gastos excessivos ou desperdícios. Além disso, o ideal é que você faça o orçamento em mais de um lugar, para comparar os preços e escolher o que é melhor para você.

Você também pode buscar descontos, o que ajuda muito na economia na hora de construir uma casa. Dessa forma, pergunte aos fornecedores se eles dão descontos em compras volumosas e não deixe de pechinchar.

Opte por fazer as compras dos materiais diretamente com os fornecedores, pois eles podem oferecer descontos maiores do que as lojas de materiais.

5 – Tenha atenção ao acompanhamento diário da obra

Faça um acompanhamento diário da obra, saiba como vai o andamento da construção e em que etapa os responsáveis pela obra estão.

Geralmente, os pedreiros e serventes cobram por dia de trabalho, mas se as atividades não estão sendo exercidas de acordo com o cronograma e a obra se atrasar, isso pode se tornar um gasto a mais para você.

Dessa forma, você vai ter conhecimento sobre a eficácia do serviço dos responsáveis além de ter maior controle sobre o andamento da construção.

Você pode fazer o acompanhamento diário entrando em contato com o engenheiro da obra, que vai te passar todos os detalhes da melhor maneira.

6 – Opte por móveis planejados

Na hora de decorar o seu imóvel, o designer de interiores mostrará diversas ideias e planejamentos. Dessa forma, procure dizer tudo que você deseja para a decoração e acabamento da sua casa.

Uma das ideias que os designers oferecem são os móveis planejados. Esses móveis são feitos sob medida para os cômodos da sua casa e trazem algumas vantagens.

Essas vantagens são principalmente a economia, otimização do espaço e uma decoração totalmente customizada a partir das suas preferências.

O único problema de investir em móveis planejados é a impossibilidade de mudá-los de lugar, caso você queira fazer uma mudança no ambiente depois de um tempo. No entanto, se isso não for um problema para você, os móveis planejados serão um ótimo investimento.

Como saber mais dicas sobre o tema?

Para mais dicas sobre casa e construção conheça a Essência Móveis. Se você tiver interesse em mais dicas para decorar seu ambiente, conteúdo sobre móveis e designs, acesse o nosso blog