Como o design de interiores pode valorizar o seu imóvel

Se você pensa em construir ou reformar um imóvel para vender e não sabe como valorizá-lo, a resposta é: design de interiores. Atualmente, investir no design de interiores para a decoração da casa é fundamental.

Isso ocorre devido ao fato que o design de interiores torna a decoração personalizável e moderna, além de trazer mais funcionalidade, aproveitamento do espaço e conforto. Dessa forma, quanto mais vantagens você puder garantir, maior será a sua valorização.

O mercado imobiliário é um mercado onde a desvalorização dos imóveis é quase improvável de acontecer. Assim, ter um bom imóvel disponível à venda é garantia de um bom retorno financeiro.

Por mais que você esteja construindo sua casa conforme as suas preferências, é normal que imprevistos podem acontecer, como uma eventual mudança de cidade, por exemplo.

Nesses casos, muitas pessoas optam por vender ou alugar seus imóveis. Nesse sentido, saiba como o design de interiores pode valorizar o seu imóvel em uma eventual venda.

O que é design de interiores?

O design de interiores é um planejamento da decoração e da distribuição de móveis de um imóvel. Esse planejamento do ambiente é feito pensando em diversos pontos de grande importância, por exemplo:

  • Conforto;
  • Funcionalidade;
  • Estética;
  • Segurança.

Além disso, o design de interiores é feito por um profissional que planeja o ambiente pensando em quem vai frequentá-lo e como otimizá-lo.

Nesse sentido, o profissional faz um planejamento da decoração, entrevistas com o cliente para entender os gostos e desejos para a decoração, orçamentos com o cliente e com fornecedores e desenvolvimento de cronogramas.

Dessa forma, o ambiente pode ser decorado de uma maneira que agrade o cliente. Além disso, o design de interiores garante uma maior economia, melhor planejamento do acabamento da obra e maior valorização do imóvel.

O que garante a valorização do imóvel?

A princípio, os principais fatores que garantem uma maior valorização do imóvel são a localização, as condições do imóvel e a documentação.

Nesse sentido, as condições que valorizam o imóvel são a metragem, quantidade de cômodos, a qualidade e durabilidade dos acabamentos, decoração, iluminação e ventilação.

Dessa forma, um imóvel que atende essas condições garante que não será necessário realizar muitas manutenções, o que é muito atrativo para potenciais compradores.

Como o design de interiores pode valorizar o seu imóvel?

Ter um imóvel bem planejado por um designer de interiores pode valorizá-lo muito na hora de vendê-lo. Mesmo que a casa tenha sido planejada com base nos seus gostos, se eventualmente você precisar vendê-la ela será valorizada.

Isso ocorre porque o planejamento, otimização do espaço e decoração são fatores que influenciam muito na hora de comprar uma casa. 

Dessa forma, um imóvel inteiramente planejado por um designer de interiores pode te garantir uma venda mais alta e mais rápida no mercado imobiliário.

Materiais e planejamento de móveis

Decorar um imóvel com móveis planejados pode aumentar muito a valorização do imóvel. Isso ocorre porque os imóveis atuais seguem um planejamento moderno e elegante quando se trata de móveis, o que é um ponto que interessa potenciais compradores.

Dessa forma, investir na cozinha, armários e outros móveis planejados pode ajudar a atrair atenção ao seu imóvel e valorizá-lo, pois os móveis garantem um melhor aproveitamento do espaço, além de uma decoração personalizada.

Além disso, investir em materiais de qualidade para realizar um bom acabamento na decoração também é importante para valorizar o imóvel.

Dessa forma, decorar a casa com pisos, iluminação, portas, torneiras, fechaduras e outros materiais de qualidade, fazem com que a decoração chame mais atenção e seja mais valorizada.

Funcionalidade

O design de interiores também foca na funcionalidade do imóvel, aproveitando o espaço e colocando a ventilação e iluminação em pontos-chave. Dessa forma, o ambiente fica prático e funcional, o que traz uma maior sensação de bem-estar e conforto.

Além disso, o designer faz com que cada parte da casa seja aproveitada e não se torne um empecilho. Ou seja, chega de utensílios sem função ou empilhados. A funcionalidade do espaço é fruto da otimização, o que é algo atrativo na hora de comprar uma casa.

Economia

Investir no design de interiores traz uma maior economia pelo fato de que o designer vai criar um planejamento e um orçamento para cada fase da decoração da casa, o que vai reduzir gastos e desperdícios.

Nesse sentido, o designer de interiores tem conhecimento sobre o preço dos materiais e móveis e sabe onde encontrar produtos de qualidade por um bom preço.

Dessa forma, você pode decorar o imóvel com eficácia e economia e valorizá-lo pela qualidade do planejamento da decoração. Assim, você pode vendê-lo por um preço muito maior do que o que foi investido.

Personalização

Aplicando o design de interiores na construção de uma casa, você pode ter um ambiente da forma que preferir. 

Dessa forma, você pode optar por uma decoração baseada em casas de outros países, paletas de cores da sua preferência, transformar o ambiente em algo clássico e elegante ou moderno e despojado.

Nesse sentido, na hora de vender o imóvel, você pode encontrar potenciais compradores que se identifiquem com a personalização da sua casa. Quanto maior for a atração de compradores, maior a valorização do imóvel.

Você pode encontrar todo o nosso catálogo de móveis e decoração para personalizar sua casa em nosso site clicando aqui.